Zapiekanka: o sanduíche da Polônia

4

Atualizado em 29 de março de 2017

Dizem que a culinária conta muito da história de um país ou de uma região. Na Polônia, um desses pratos é o zapiekanka. Ele virou febre a partir da década de 1970, durante o regime comunista que vigorou no país depois da Segunda Guerra Mundial, quando a população tinha pouco acesso a alimentos mais diferenciados.

Para sorte de todos nós, a criatividade dos poloneses deu origem a este sanduíche que é realmente uma delícia. Desde sempre, ele é encontrado em pequenos negócios, como lanchonetes daquelas baratinhas, e trailers armados em praças e nos cantos das ruas mais movimentadas. Então, não há desculpas para você não saborear esse legítimo sanduíche polonês.

Zapiekanka: o sanduíche da Polônia

O legítimo sanduíche polonês.

Zapiekanka: o sanduíche da Polônia

Uma camada caprichada de queijo e cogumelos são essenciais.

Seu curioso nome vem do verbo zapiekać, que remete a assar algo para que fique crocante. Na prática, o zapiekanka é um pão do tipo baguete cortado ao meio e recheado com iguarias que você escolhe, mas a receita tradicional sempre terá cogumelos e queijo.

Um zapiekanka custa, em média, de PLN 5 a PLN 10. Eu comi um delicioso na Gastro Zapiekanki, uma barraquinha que funciona na Plac Nowy, no bairro judeu de Kazimier, em Cracóvia. Se quiser saber mais sobre a culinária polonesa, leia: Comidas da Polônia: o que comer e beber no país.

Zapiekanka: o sanduíche da Polônia

Uma delícia que você encontra em qualquer lugar.

Prepare seu zapiekanka

Fazer esse delicioso sanduíche é muito simples. Primeiro, lave os cogumelos e corte em pedaços pequenos. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue os cogumelos com cebola, açafrão, pimenta vermelha e pimenta preta até ficarem macios.

Depois, pré-aqueça o forno em 150 graus, corte o baguete ao meio e, em cada metade, espalhe o cogumelo refogado, polvilhe queijo ralado e coloque no forno para assar até que todo o queijo esteja derretido. Retire do forno, tempere com salsinha e cebolinha picada e coma ainda quente.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

  1. As zapiekankas são deliciosas!
    Estive na Polônia em novembro do ano passado e me apaixonei pela comida polaca e é claro pelas zapiekankas. Todos os dias eu ia em uma lanchonete para saboreá-las!
    Vou tentar fazer em casa um dia!
    Estou adorando seus posts sobre a Polônia!

Escreva um comentário

Inline
Inline