Visita ao Memorial JK, em Brasília

4

Atualizado em 3 de julho de 2015

Há quem diga que este seja o museu mais emocionante de Brasília. Aqui, todas as salas transmitem um pouco da história de um dos mais importantes presidentes brasileiros: Juscelino Kubitschek, ou simplesmente JK. Então, para entender melhor o legado deste brasileiro e também o processo de construção dessa cidade, faça uma visita ao Memorial JK.

Esse mineiro, que desde cedo prometia ter um futuro glorioso, deixou a pequena Diamantina, em Minas Gerais, para conquistar fama na política nacional e teve como principal obra a construção da Capital Federal, inaugurada em 1960. Dezesseis anos mais tarde, o presidente morreria em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro. Na tragédia, seu carro bateu de frente com uma carreta depois de ter sido fechado por um ônibus.

Engajada na luta pela preservação da memória de seu marido, a primeira dama Sarah Kubitschek inicia uma campanha para a construção de um museu que pudesse reunir todas as informações e objetos de sua história.

visita-ao-memorial-jk-08

Estátua do Casal JK.

visita-ao-memorial-jk-06

Um dos salões do Memorial.

visita-ao-memorial-jk-13

Desenhado por Oscar Niemeyer e construído no espaço onde havia sido celebrada a primeira missa de Brasília, o Memorial foi inaugurado em 1981, e um dos pontos de maior destaque é justamente a sua arquitetura, a começar pela fachada e pela estátua de JK no alto de um pedestal.

Mas, apesar da tristeza velada, o Memorial existe para celebrar a obra deste tão importante brasileiro. Aqui estão a biblioteca que tinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, a réplica de seu escritório, fotografias, roupas, objetos pessoais e até o carro usado por JK na inauguração de Brasília.

Toda a visita pelas salas do Memorial JK é muito especial, ainda mais pra quem gosta de história, mas o lugar que mais me impressionou foi a sala do túmulo. Sob um facho de luz que entra pelo teto, descansa solitário o fundador de Brasília.

visita-ao-memorial-jk-09

A fachada desenhada por Niemeyer.

visita-ao-memorial-jk-02

A biblioteca pessoal de JK.

visita-ao-memorial-jk-04

O túmulo onde descansa o fundador.

Planeje sua visita ao Memorial JK

Como chegar | O Memorial JK fica na Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental.

Quanto custa | A entrada custa R$ 10. Estudantes pagam meia. A visita é livre, mas há monitores que podem lhe ajudar com as dúvidas.

Quando ir | O Memorial JK funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.

visita-ao-memorial-jk-11

O pedestal que sustenta a estátua de JK.

visita-ao-memorial-jk-10

O carro usado pelo presidente.

[divider style=”solid” margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

A minha viagem a Brasília aconteceu a convite da Companhia de Viagem. Para acessar o conteúdo publicado nas redes sociais, utilize a #bsbmeudestino.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário

Inline
Inline