Veja quando ir à África do Sul

2

Atualizado em 11 de outubro de 2017

Para aproveitar o melhor de sua viagem, é muito importante entender quando ir à África do Sul. Geograficamente, o país fica na zona de clima temperado, mas ao longo de seu território há vários tipos de climas, como tropical, que abrange maior parte do território; mediterrâneo, ao sul; árido tropical, no norte; e de montanha, a oeste.

A África do Sul é um país relativamente seco, com média anual de 460 milímetros de chuva, e como fica no hemisfério sul, as estações do ano são exatamente nos mesmos meses do Brasil. A porção sul-ocidental é onde mais chove no inverno, mas o resto do país é, quase sempre, mais chuvosa no verão.

Cada estação

De dezembro a fevereiro é verão na África do Sul. Na região central e nordeste, na área do Parque Nacional Kruger, faz bastante calor. Mesmo com dias mais chuvosos, a temperatura chega facilmente a 35 graus.

No sudeste e sul, em Cape Town, por exemplo, o clima mediterrâneo traz bem menos chuvas no verão. Os dias são mais longos, ensolarados e ideais para explorar o lado natural das cidades. Se você quer mergulhar, esta não é a melhor época. Os meses ideais vão de abril a setembro. O mesmo vale para surfistas que procuram boas ondas.

Veja quando ir à África do Sul

O inverno é a melhor época para visitar o Parque Nacional Kruger.

Entre julho e agosto é inverno no país. Na região do Parque Nacional Kruger e nos arredores de Joanesburgo, as temperaturas caem e o clima fica agradável. Esse período é ideal para fazer safáris, já que a vegetação está menos densa, o que facilita a visualização dos animais. Entretanto, os dias são mais curtos e anoitece cedo, por volta das 18h.

Em outubro e novembro é baixa estação. O clima gostoso da primavera chega com a queda no número de turistas e quase tudo fica mais barato e menos lotado de gente. Esta é, obviamente, a melhor estação para ver as árvores floridas nos parques da África do Sul.

De março a junho é outono e início de inverno. Essa é uma ótima época para viajar, já que o clima é bom e é baixa temporada. É nessa época que chegam as baleias-francas-austrais na costa sul-africana, que aqui ficam até outubro.

Veja quando ir à África do Sul

O clima mediterrâneo de Cape Town tem dias claros, longos e quentes no verão.

Quando ir à África do Sul

Não há exatamente um período ideal para ir à África do Sul, já que o país pode ser visitado o ano inteiro. Como eu expliquei, alguns períodos são melhores para algumas atividades, e isso acontece em todos os lugares do mundo. Então, é bom viajar sabendo disso.

A melhor época para visitar Joanesburgo e o Parque Nacional Kruger é no inverno, entre julho e agosto. Nessa estação, a temperatura é agradável e como os rios estão mais secos e o alimento mais escasso, a concentração de animais nos parques nacionais é maior.

Se você vai à Cidade do Cabo, prefira o verão ou a primavera, de dezembro a fevereiro e entre outubro e novembro, respectivamente. Nesses períodos, os dias são longos e as chuvas menos frequentes.

As estações de transição – primavera e outono – são as melhores para fazer passeios a pé, porque o clima é agradável em quase todo o país. Nos arredores da Cidade do Cabo, o inverno é chuvoso e fazer caminhadas pode ser um pouco difícil.

Se sua intenção é ficar perto das praias, o meio do verão é a melhor escolha, apesar delas ficarem sempre lotadas. Veja os principais feriados do país.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Gostei muito do seu blog, muito detalhado ….Gostaria de saber se o mês de setembro é bom para se ir a Africa do Sul(joanesburgo e cidade do cabo)…como é a temperatura neste mês ….Grata

    • Altier Moulin

      Oi, Bete. Obrigado!

      Setembro é uma excelente época para conhecer a África do Sul. As temperaturas estão mais agradáveis e os parques com menos turistas. Assim, você vai poder aproveitar bem mais.

      Um abraço.

Escreva um comentário

Inline
Inline