Pesquisar
Close this search box.

Campina Grande: a cidade do maior São João do mundo

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Você já deve ter ouvido falar nos  festejos de São João  que acontecem em Campina Grande, certo? Mas o que você talvez não imagina é que a cidade tem muita coisa boa para gente ver e fazer.

Mas, deixa eu explicar essa história do começo.

É que a segunda cidade mais importante da Paraíba é um verdadeiro amor. Isso fica claro quando alguém que nasceu em Campina Grande abre a boca para falar dela: a paixão salta para fora em forma de palavras e, então, Campina Grande logo passa a ocupar um lugar afetivo em nossa imaginação.

→ Onde ficar em Campina Grande

Bem cuidada, alegre e cheia de cultura, Campina Grande se orgulha por sediar uma das festas mais fascinantes do país, o São João, que acontece no mês de junho – eu estive no São João é foi uma experiência sensacional.

Sem falar que, com seus pouco mais de 400 mil habitantes, a cidade é um dos polos industriais mais importantes do Nordeste.

Apesar de estar no agreste paraibano, Campina – como é chamada pelos mais próximos – tem um clima bem peculiar.

É que a cidade fica a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar, e é isso que faz o inverno ser mais friozinho, com mínimas de 18 graus.

Eu confesso que  me surpreendi com a cidade.  Com prédios modernos e boas opções de lazer, ela merece sua visita.

O que fazer em Campina Grande

Açude Velho

Uma das paradas imperdíveis é esse imenso lago que fica no coração da cidade.

Em seus arredores estão o Museu de Arte Popular – última obra de Niemeyer – o Parque da Criança e a Praça Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que homenageia esses dois mestres da música brasileira.

Museu de Arte Popular

Como o próprio nome diz, nesse museu você vai encontrar uma grande diversidade de manifestações artísticas do povo paraibano.

Música, escultura, literatura e muito mais ocupam os espaços desenhados pelo maior arquiteto brasileiro. Veja outras informações na página do Museu no facebook.

Museu de Artes Assis Chateaubriand

Esse museu de arte contemporânea leva o nome de seu idealizador e tem exposições itinerantes com obras de artistas nacionais e internacionais.

Se eu fosse você, tiraria algumas horas para conhecer este lugar. Para saber mais, acesse a página do Museu no facebook.

Pedra do Ingá

O pequeno distrito de Pedra Lavrada, no caminho entre João Pessoa e Campina Grande, guarda um enigma que nem o mais curioso dos homens foi capaz de solucionar.

Conhecida popularmente como Pedra do Ingá, a dona de tal mistério tem dezenas de imagens rupestres esculpidas ao longo de seus 24 metros de comprimento.

São figuras que aparentemente não fazem muito sentido, mas estudos comparativos revelaram que algumas inscrições encontradas aqui são semelhantes aos desenhos feitos pelos povos da Ilha de Páscoa, no Chile.

Veja as informações completas em: Pedra do Ingá: mistério no interior da Paraíba.

Planeje sua viagem a Campina Grande

Como chegar

De carro, saindo de João Pessoa, pegue a BR-230 no sentido Campina Grande. De Pernambuco, siga pela BR-104. De ônibus, as empresas Gontijo e Itapemirim fazem o percurso até a cidade.

Quando ir

No verão, chove mais e as temperaturas são altas, sempre perto dos 30 graus. No inverno, por causa da altitude, o clima é mais fresco, com mínimas de 18 graus. Em junho, acontece o maior São João do país e, por isso, é muito importante fazer suas reservas com antecedência.

Onde comer

Quando estiver por aqui, não deixe de comer o bolo de rapadura do Das Graças. Esse charmoso café também serve refeições.

Onde ficar

O Garden Hotel é o maior da cidade, mas há também o Hotel Villagene, que tem um excelente custo benefício. Veja a lista com todas as opções de hospedagem na cidade.

Onde ficar em Campina Grande

Uma área muito procurada para se hospedar em Campina Grande é perto do Centro e é fácil entender por quê.

É que nesta área estão os principais pontos turísticos e a maioria dos comércios: restaurantes, mercados, lojas, bancos e outros serviços que a gente sempre precisa em uma viagem.

Por outro lado, é uma área mais barulhenta, como todo Centro.

Outra opção é a área perto do Partage Shopping, o principal de Campina Grande.

Esta é uma região mais nova e mais residencial, mas há uma infraestrutura boa e o Centro fica pertinho – é só seguir por uma avenida e pronto. Não tem erro.

Não há uma significativa diferença no preço das diárias entre as duas regiões. O que faz diferença é o padrão do hotel.

Eu selecionei os hotéis mais bem avaliados para você dar uma olhada e no final eu coloquei um mapa com todos os preços para você escolher o que se encaixa no seu orçamento.

Ibis Styles

Na mesma área, o Ibis Styles Campina Grande é outro hotel bem conhecido pelo padrão mundial da rede. Sem surpresas, ele tem quartos compactos, mas confortáveis.

Onde ficar em Campina Grande

Todas as áreas são sempre muito limpas e bem cuidadas. O café da manhã e o estacionamento são cobrados à parte.

Intercity Citymix

O Intercity Campina Grande Citymix é um dos meus favoritos. Essa rede tem revolucionado os padrões de hospedagem, com serviços muito bem avaliados.

Onde ficar em Campina Grande

Tudo está novinho, a decoração é moderna e super aconchegante. Os quartos são ótimos, amplos e arejados. Para completar, o atedimento é excelente e muito profissional. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Campina Grande

Hotel Village Confort

Ainda na região do Centro, o Hotel Village Confort tem um terraço com vista para o Açude Velho de onde a gente pode ver o pôr do sol.

Onde ficar em Campina Grande

É um hotel pequeno, super aconchegante e muito bem localizado. O café da manhã é muito bom, com bastante variedades e a preocupação com a limpeza é outro ponto positivo.

Slaviero Essential

O Slaviero Essential fica em uma parte mais nova de Campina Grande, perto do Partage Shopping. Ele é um hotel grande, com muitos quartos e a área da piscina é incrível.

Onde ficar em Campina Grande

Para quem vai ficar mais tempo na cidade e pretende aproveitar o hotel, o custo-benefício é bem interessante. Como fica em uma área movimentada, é fácil chegar a outras partes da cidade.

Hotel Village Premium

O que mais chama atenção no Hotel Village Premium são o aconchego dos quartos e a maravilhosa área das piscinas.

onde ficar em Campina Grande

O hotel fica pertinho do Partage Shopping, de mercados e outros comércios em uma das principais avenidas de Canpina. O café da manhã é bom e o atendimento também.

onde ficar em Campina Grande

Garden Hotel

O Garden Hotel é um hotel grande, muito grande e tem serviços bastante elogiados, mas o que eu acho mais fantástico nele é a piscina. O custo-benefício é realmente muito interessante.

onde ficar em Campina Grande

Os quartos são básicos, o café da manhã é muito variado e o atendimento é muito elogiado. O hotel fica em uma área mais afastada, perfeita para quem quer silêncio e tranquilidade.

onde ficar em Campina Grande

Faixas de preços

No mapa abaixo você vê todas as opções de hospedagem de Campina Grande e os preços cobrados.

Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis.



Booking.com

Veja mais dicas da Paraíba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Paraíba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Muito linda a Campina Grande .Adorei a escultura do Luiz Gonzaga e do Jackson do Pandeiro dois grandes ícones da música brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *