Turistas vão pagar imposto na Bolívia

0

Atualizado em 17 de agosto de 2017

Você não está lendo errado, infelizmente turistas vão voltar a pagar imposto na Bolívia. O governo do país decidiu que, a partir de 2017, será cobrada uma nova taxa equivalente a USD 14,5 de turistas que chegarem ao país de avião. O novo imposto passa a valer depois que um acordo com o setor privado sobre os detalhes da cobrança estiver formalizado, segundo o vice-ministro do Turismo, Joaquín Rhodes.

“O imposto será aplicado uma vez que tivermos um consenso tanto com o setor privado e com as companhias aéreas, uma vez por via aérea (o imposto) será cobrado na passagem”, disse Rhodes.

A Lei que cria o no Fundo para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo e a Contribuição Especial, promulgada no início de dezembro de 2016, define um período de sessenta dias para a aprovação de um regulamento que permite que a nova regra tenha efeito.

No entanto, de acordo com Rhodes, esse termo é subordinado à existência do consenso necessário, portanto, não há uma data definida para o início da cobrança. Com isso o vice-ministro rejeita a hipótese de começar a cobrar a entrada de turistas já no início de 2017.

Como será a cobrança do imposto na Bolívia?

Uma vez que as regras forem negociadas, um decreto determinará que as companhias aéreas que voam para Bolívia cobrem dos turistas o equivalente a USD 14,5. Quem comprar as passagens antes da data de publicação do documento não estará sujeito a fazer o pagamento.

A lei também prevê uma cobrança de impostos para turistas que chegarem ao país por via terrestre. O montante será equivalente a USD 4, mas o Ministério do Turismo terá um prazo de dois anos para começar a implementá-lo.

O vice-ministro estima que, com esses dois impostos, serão recolhidos até 10 milhões de dólares por ano, valor que será reinvestido no Fundo para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo.

Em 2015, de acordo com dados do Ministério da Cultura e Turismo, 1,13 milhões de pessoas visitaram a Bolívia.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

Inline
Inline