Serra da Moeda: voe alto na emoção

0

Atualizado em 19 de abril de 2018

A Serra da Moeda abrange os municípios de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, em Minas Gerais. São mais de de 70 quilômetros de extensão. Apesar disso, ela é associada, na maioria das vezes, à cidade de Moeda, que tem este nome por ter abrigado a primeira fábrica clandestina de papel moeda, ainda no tempo do Império.

A Serra do Espinhaço, onde está a Serra da Moeda, é considerada a única cordilheira do Brasil e foi reconhecida por seu importante valor histórico e ambiental, sendo declarada Patrimônio Histórico Natural de Minas Gerais. Esse fato torna-se relevante uma vez que na região existe um sem número de mineradores que, de certa forma, ameaçavam o futuro da montanha, rica em minério de ferro e outros minerais.

No topo da serra, a prática de esportes de aventura é um dos seus principais atrativos. O voo livre é o principal destaque, a ponto de atrair turistas de diversas partes de Minas Gerais, de outros estados e até mesmo de outros países. Aproveitando a topografia do local, os praticantes do esporte utilizam uma rampa natural para a decolagem de asas-deltas e parapentes. Na Serra da Moeda, é realizada a Copa Minas de voo livre, um dos principais eventos da categoria no Brasil. Além do voo livre, a prática de motocross tem crescido nos últimos anos. São centenas de praticantes que circulam entre as trilhas irregulares da serra.

A visão panorâmica proporcionada no alto do monte é um verdadeiro convite à contemplação. Em dias de clima seco é possível visualizar até mesmo o Pico do Itacolomi, localizado a mais de 80 quilômetros, no município de Ouro Preto. Em um dos lados, podemos apreciar a Lagoa dos Ingleses, muito utilizada pelos praticantes de esportes náuticos e que, em noites de lua cheia, reflete tons prateados. Também no cume da Serra da Moeda que está situado o restaurante Topo do Mundo, a uma altitude de 1.500 metros e a 34 quilômetros de Belo Horizonte.

Reserve já o seu hotel em Ouro Preto e garanta os melhores preços. 

Serra da Moeda, Minas Gerais

A rampa natural da Serra da Moeda.

Serra da Moeda, Minas Gerais

O terreno acidentado é ideal para a prática de motocross.

Como chegar à Serra da Moeda

Saindo de Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro, pela BR 040. Aproximadamente 30 km depois do BH Shopping e aproximadamente a 3 km depois do trevo de Ouro Preto. A rampa de decolagem fica a direita da estrada em frente a Lagoa dos Ingleses. Da própria BR já avista-se as antenas de telefonia celular e a estrutura do restaurante panorâmico Topo do Mundo.

Saia da BR 040, entre à direita em direção ao condomínio Retiro do Chalé. A 500 metros você já estará na rampa. O estacionamento depois da Portaria é próprio para associados ao Clube de Voo. Os visitantes devem deixar os automóveis antes de portaria.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário