Seis destinos para aprender história viajando

0

Atualizado em 17 de março de 2017

O mundo está cheio de destinos interessantes para quem gosta de história. Mesmo que você não tenha sido um aluno exemplar na disciplina, ou talvez nunca tenha entendido os complicados acordos entre países, as guerras intermináveis com milhares de mortos e as conquistas dos grandes navegadores, esqueça todo esse trauma e comece a aprender história viajando.

Para lhe ajudar, eu listei sete destinos para você mergulhar na história de corpo e alma. Berlim, Roma, Machu Picchu, Lisboa, Cairo e Cracóvia devem estar no topo dos seus planos. Então, veja porque você deve conhecer cada uma delas.

Destinos para aprender história viajando

Seis destinos para aprender história viajando

Roma

A maior cidade da Itália é uma das mais antigas civilizações do mundo, e não é por acaso que Roma é um destino tão desejado por turistas do mundo inteiro: a riqueza de seu patrimônio histórico e cultural somada às suas tradições e a sua incomparável beleza são apenas algumas das suas apaixonantes características.

Tem ainda o Coliseu e os Museus do Vaticano, que são os principais pontos turísticos da região e estão entre os cinquenta mais visitados do mundo. Aqui, você pode desvendar a cidade em dois roteiros principais: para conhecer a Roma Antiga e para conhecer a Roma Papal. Veja outras dicas em: Meus lugares preferidos em Roma.

Seis destinos para aprender história viajando

Machu Picchu

Um dos países mais encantadores do mundo, o Peru, é onde a gente encontra uma das mais lendárias cidades antigas: Machu Picchu. Construída no período pré-colombiano durante a civilização inca, ela fica em cima de uma montanha e mantém conservada tanto sua beleza arquitetônica, quanto o magnetismo espiritual único da região.

É impossível não se maravilhar com Machu Picchu e cada uma de suas construções, como o fantástico Torreón, o Templo do Sol. Tudo isso fez com que Machu Pichu fosse considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, e eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Veja todas as dicas em: A inesquecível viagem para Machu Picchu.

Seis destinos para aprender história viajando

Lisboa

Para aprender história viajando, visitar Lisboa é essencial. Uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, Lisboa traz em seu coração a cultura, abrigando grandes festivais de música, teatro e danças. A capital tem também muitos monumentos e atrações turísticas, como o Castelo de São Jorge e o Museu Nacional de Coches, que possui o maior acervo de coches e carruagens antigas de todo o mundo.

Passear pelos clássicos bairros do Chiado e da Baixa Pombalina também é uma boa dica para conhecer melhor a capital lusitana, e um tanto da nossa história. Pegar um icônico elétrico 28 – bonde – é uma experiência divertidíssima para descobrir os melhores segredos de Lisboa.

Seis destinos para aprender história viajando

Berlim

A fascinante capital da Alemanha foi o centro dos dois maiores conflitos armados do mundo, mas não é apenas por isso que ela é tão interessante: no melhor estilo europeu, Berlim é organizada, limpa, cheia de parques, praças e de prédios clássicos e modernos que se complementam em um show arquitetônico.

O destaque é o maior símbolo da cidade, o Portão de Brandemburgo, mas tem ainda os memoriais do Muro de Berlim, que dividiu a cidade depois da Segunda Guerra Mundial e muitos outros lugares para você aprender história viajando. Veja os detalhes em: O que ver e fazer em Berlim.

Seis destinos para aprender história viajando

Cracóvia

Uma das cidades mais lindas da Polônia, a Cracóvia, é o ponto de partida para quem quer conhecer Auschwitz, o lugar mais triste que eu já visitei. Mas, antes que você desista de embarcar para esse campo de concentração nazista, saiba que visitar Auschwitz também foi, para mim, uma experiência transformadora e, por isso, eu lhe encorajo a fazer o mesmo.

A visita que nos leva de volta ao tempo da Segunda Guerra Mundial começa depois de cruzarmos o famoso portal com a frase arbeit macht frei – que significa o trabalho liberta. Aqui dentro dos muros, você vai entender melhor a lógica nazista e se sensibilizar com a história de milhares de judeus assassinados nas câmaras de gás. Veja mais em: Descubra como é visitar Auschwitz.

Seis destinos para aprender história viajando

Cairo

Quem chega ao Cairo quer mesmo é visitar as pirâmides do Egito. O conjunto formado por essas imponentes obras fica na cidade de Guiza, a apenas 28 quilômetros do Cairo, e é a única das Sete Maravilhas do Mundo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Justamente por isso, é dele todo o mérito pela atenção dos turistas que visitam o Egito.

As pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com 146 metros de altura, a pirâmide de Queóps é a maior do Egito.  Nesta região, estão um aglomerado de nove pirâmides – sendo seis bem menores – e vários cemitérios, todos mal sinalizados e pouco visitados pela maioria dos turistas. Eu conto todos os detalhes dessa viagem em: Como visitar as pirâmides do Egito.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário