Roteiro de viagem para a Colômbia

140

Atualizado em 8 de junho de 2017

Como muitas pessoas sempre perguntam sobre meu roteiro de viagem para a Colômbia, eu resolvi contar como ele foi organizado. Em 15 dias no país, eu visitei quatro cidades principais e seus arredores: Bogotá, Cáli, Medellín e Cartagena, além da ilha de San Andrés.

A minha viagem foi pensada para que eu pudesse aproveitar o essencial de cada lugar, já que eu tinha pouco tempo: em quinze dias não conseguiria ver tudo que eu gostaria, então teria que me contentar com os principais atrativos do país.

A principal porta de entrada da Colômbia é a cidade de Bogotá, que tem um céu quase sempre cinza, onde o frio é nosso companheiro diário. A cidade fica a 2.640 metros acima do nível do mar e é a quarta mais populosa da América do Sul. Seu eficiente sistema de transporte público e as mudanças sociais pelas quais têm passado nos últimos anos transformaram a velha Bogotá em uma cidade extremamente atrativa para o turista.

Como a Colômbia está se tornando um destino interessante também para brasileiros, as promoções de passagens ainda não são tão frequentes, como as que vejo para outros destinos latinos. Entretanto, algumas companhias aéreas lançam ofertas principalmente na baixa estação.

posts

A moeda do país é o Peso Colombiano – identificado pela sigla COP –, e ela não nos alegra tanto quanto poderia. Com o momento de crescimento que vive o país vizinho, o câmbio fica praticamente equivalente, ou seja, um real vale aproximadamente mil pesos. Bom, já que falamos de alguns temas introdutórios, vamos ao roteiro da minha viagem.

Roteiro de viagem para a Colômbia

O roteiro que você passará a ler, a partir de agora, pode ser personalizado. Isso quer dizer que ele deve ser usado apenas como uma referência para que você organize sua viagem à Colômbia. Embora um roteiro seja a melhor forma de se planejar enquanto viajamos, surgem inúmeras alternativas e possibilidades. É, sim, importante estar atento a elas, mas é ainda mais necessário manter o eixo central do seu plano, caso contrário, a viagem acaba e você não saiu do lugar.

Quase sempre, eu evito fazer mudanças bruscas no meu roteiro. Para isso, pesquiso muito antes de partir. Vejo quais os lugares interessantes ao redor, como posso chegar lá, quanto custa, se fica no caminho para outro lugar que gostaria de visitar etc. Isso me ajuda muito a poupar tempo e a economizar dinheiro.

VEJA OUTROS POSTS DA COLÔMBIA

O meu roteiro de viagem para a Colômbia foi pensado com base nos princípios do Slow Travel, uma prática que visa desacelerar nossa vida. Embora ainda não aplique todos os conceitos do movimento em minhas viagens, sempre separo alguns dias – ou parte de alguns dias – para ficar livre, sem atividade programada.

Para efeito de organização, eu nunca considero o dia do deslocamento como o primeiro dia da viagem. A gente sabe como é depender de aeroportos e de horários de voos, não é mesmo? Então, eu organizo o meu roteiro a partir do primeiro dia no meu local de destino, no caso Bogotá.

BOGOTÁ – TRÊS DIAS

DIA 1 | Aproveite para se acostumar com o clima e com a altitude de Bogotá. Depois de comer um tamal no café da manhã, vá conhecer o centro histórico e os museus de Bogotá, entre eles os imperdíveis são o Museu Botero e o magnífico Museu do Ouro. Termine sua noite na Zona T, a área boêmia da cidade, onde estão os melhores bares, restaurantes e também as melhores lojas.

DIA 2 | Com os pulmões já acostumados com o ar rarefeito da cidade, arrisque-se a ver Bogotá do alto do Monserrate, e aproveite para almoçar no Santa Clara, um tradicional restaurante que funciona no topo do monte. Visite também o Santuário da Virgem de Guadalupe, que fica na montanha ao lado. Depois, pare em uma cafeteria Juan Valdez e tome um legítimo café colombiano.

DIA 3 | Pegue a estrada para conhecer duas atrações que ficam fora de Bogotá. A Catedral de Sal fica em Zipaquirá e é a atração turística número um do país. Com um pequeno desvio na rota, você poderá conhecer a Laguna Guatavita, considerada sagrada pelas civilizações passadas.

OUTRAS DICAS | Todos os detalhes dos meus três dias na capital colombiana você encontra nesta seção, onde estão todos os posts de Bogotá. Antes de escolher seu hotel na cidade, leia as minhas dicas de onde se hospedar em Bogotá.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Visão de Bogotá a partir do Monserrate.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Um dos corredores do Museo Botero.

Roteiro de viagem para a Colômbia

A sagrada Laguna Guatavita.

Roteiro de viagem para a Colômbia

A Catedral de Sal, em Zipaquira.

CARTAGENA – QUATRO DIAS

DIA 1 | Meu primeiro dia em Cartagena foi para relaxar. Nessa cidade litorânea, você respirará com mais tranquilidade. Então, assim como eu, aproveite para fazer uma caminhada descomprometida pela região para já ir descobrindo seus segredos.

DIA 2 | No segundo dia, eu fui conhecer a Cidade Murada e lhe aconselho a fazer o mesmo. Pela manhã, visite as igrejas, os museus, o Castillo San Felipe e caminhe sobre a muralha. Mais tarde, almoce um delicioso pescado, coma frutas vendidas pelas palenqueras e desfrute do pôr do sol no Café del Mar.

DIA 3 | É hora de aproveitar o Mar do Caribe. As praias de Cartagena não são muito interessantes, então é preciso pegar um barco até o arquipélago das Ilhas Rosários. A Playa Blanca, na Isla Barú, é a mais famosinha. Mas, para te contar todas as dicas dessa praia, eu escrevi um post explicando como é o passeio pelas Ilhas Rosário.

DIA 4 | Eu separei o meu último dia aqui para andar pela cidade e para apreciar a boa culinária de Cartagena. Faça isso também e aproveite, porque uma viagem boa tem que ser tranquila e sem estresse.

OUTRAS DICAS | Você encontra mais informações e muitas outras dicas detalhadas sobre o que fazer na cidade acessando todos os posts sobre Cartagena. Antes de escolher seu hotel na cidade, leia as minhas dicas de onde se hospedar em Cartagena.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Monumentos da cidade murada de Cartagena.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Pôr do sol no Café del Mar.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Playa Blanca, nas Ilhas Rosário.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Show dos golfinhos nas Ilhas Rosário.

MEDELLÍN – DOIS DIAS

DIA 1 | Medellín entrou na minha rota basicamente porque estava no meu caminho para San Andrés. É daqui que partem os voos da Viva Colombia para essa ilha caribenha. Na cidade, aproveite o dia para conhecer seus principais parques: o Explora, o Jardim Botânico e de los Pies Descalzos são alguns deles. Na terra de Fernando Botero, há uma praça em sua homenagem. Com 23 esculturas do artista, ela fica em frente ao Museu de Antioquia, que também vale a visita.

ATUALIZAÇÃO | A Viva Colômbia ampliou as opções e, atualmente, tem voos para San Andrés partindo de Bogotá, Cartagena e Cáli, além de Medellín.

DIA 2 | No segundo dia, aproveite para conhecer o Cerro Nutibara, que tem uma vista sensacional da cidade, e para apreciar vagarosamente os sabores da culinária local. Neste post, eu conto todos os detalhes do meu roteiro em Medellín. Na cidade, eu me hospedei no Hotel Ibis, mas você encontra outras opções de hospedagem aqui.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Plaza Botero, no centro de Medellín.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Sala do Museo de Antioquia.

Roteiro de viagem para a Colômbia

O lindo Parque de los Pies Descalzos.

SAN ANDRÉS – QUATRO DIAS

DIA 1 | Como de costume, eu separo o primeiro dia para caminhar pela cidade, para sentir sua atmosfera, para conhecer um pouco de sua história e dos hábitos da população. Então, faça como eu. Coloque uma bermuda, uma camiseta, uma sandália nos pés, passe muito protetor solar e vá descobrir os segredos dessa ilha.

DIA 2 | É hora de aproveitar um pouco mais das praias colombianas. Aqui, as mais famosas ficam nas ilhas de Johnny Cay e Acuario. Passar um dia inteiro por aqui vai te fazer ficar mais leve do que nunca. Eu explico como é esse passeio no post O passeio pelas Ilhas Johnny Cay e Acuario.

DIA 3 | Eu aluguei um carrinho de golf para dar a volta na ilha, parando em cada uma das principais praias – faça isso também! Essa é a melhor forma de conhecer todos os cantos de San Andrés sem gastar muito. Duas dicas: fique um tempinho a mais em Rocky Cay e mergulhe em La Piscinita.

DIA 4 | Já que estamos no Caribe, não deixe de aproveitar esse mar azul. Depois de fazer um passeio de barco e de nadar com arraias, eu aproveitei meu último dia na Playa del Centro, que ficava a poucos metros do meu hostel.

OUTRAS DICAS | Há muito o que fazer nesta ilha colombiana, e eu te conto todos os detalhes dos meus dias por aqui nos posts que eu escrevi sobre San Andrés. Antes de escolher seu hotel na cidade, leia as minhas dicas de onde se hospedar em San Andrés.

Roteiro de viagem para a Colômbia

O mar de San Andrés.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Um paraíso pra quem gosta de praia.

Roteiro de viagem para a Colômbia

A estrada que dá a volta na ilha.

Roteiro de viagem para a Colômbia

La piscinita: parada obrigatória.

CÁLI – DOIS DIAS

DIA 1 | No seu primeiro dia em Cáli, faça um passeio pelo lado histórico da cidade. Visite os casarões, as igrejas e os museus. Depois do almoço, suba até a Coluna da San Antonio para ver a cidade do alto. Mais tarde, caminhe pela orla do Rio Cáli e tire uma foto ao lado da escultura El gato del rio.

DIA 2 | O zoológico de Cáli é um dos mais famosos da América do Sul, e uma visita tranquila por seus incríveis ambientes vai encerrar os seus dias por aqui.

OUTRAS DICAS | Nesta seção, onde estão todos os posts de Cáli, você encontra as informações detalhadas dos meus dias na cidade. Em Cáli, eu me hospedei no hostel El Viajero.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Um dos atrativos do Centro Histórico de Cáli.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Rio Cáli: um bom lugar para relaxar.

Roteiro de viagem para a Colômbia

A tradicional escultura El gato del rio.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Um dos ambiente do zoológico de Cáli.

Roteiro de viagem para a Colômbia

Grupo de babuínos do zoo.

 

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

140 Comentários

      • Carolina Pascoal on

        Olá meu nome é Carolina e estou com muita vontade de ir pra Colômbia ano que vem. Você sabe me dizer quanto eu gastaria fazendo um roteiro igual ao seu?

      • Adorei seu roteiro. Estamos pensando , meu marido e eu irmos para a Colombia em janeiro e gostariamos de saber por onde começar. Queremos ir para Bogotá , Cartagena, San Andres e Barranquilha ( onde temos um filho intercambista que queremos muito visitar ). Você pode nos ajudar , por favor. Teremos aproximadamente 15 dias para realizar essa viagem. Se tiver sugestão de outras cidades também serão bem vindas. Muito obrigada e desejamos um ano repleto de coisas boas com saúde e muitas viagens. Abracos Lygia

        • Altier Moulin

          Oi Lygia.

          Minha sugestão é essa ordem:

          Bogotá – 4 dias
          Cartagena – 4 dias
          San Andrés – 4 dias
          Barranquilha – 3 dias

          Um abraço.

  1. Olá Altier, tudo bem?
    Quero muito passar a minha lua de mel em San Andrés. Curti muito este seu roteiro e você me daria uma estimativa por alto de quanto se gasta em um roteiro deste?

    Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Caio,

      Se você considerar o roteiro todo, sem as passagens e sendo razoavelmente econômico, calcule algo em torno de R$ 2 mil por pessoa.

      Um abraço.

  2. Boa tarde, Altier. Parabéns pelo roteiro e as excelentes informações. Agora em dezembro devo fazer um roteiro semelhante ao seu, porém devo passar por Santa Marta também. Na sua viagem, você ouviu algum comentário sobre essa cidade? Tem alguma outra cidade que você ouviu falar bem durante a sua viagem? Abraço

    • Altier Moulin

      Oi Henrique,

      Infelizmente não deu pra ir a Santa Marta, uma região de rica beleza natural. Outro lugar que me pareceru muito interessante é Barranquilla, que tem o melhor carnaval do país.

      Um abraço e boa viagem.

  3. Oi Altier,
    Gostaria de saber quais foram os seus meios de locomoção entre uma cidade e outra. Vc chegou na Colômbia por Bogotá e foi embora por Cali?

    Obrigada

  4. Olá, Altier!

    Eu e um grupo de amigos estamos nos programando para passar o Carnaval (13/02 a 18/02/15) em Cartagena.

    Visitamos o seu blog e ficamos mais encantados ainda com a cidade!

    Vamos fechar as passagens e transfer com a agência e optamos por nos hospedar em albergue, pois as opções de hotéis na cidade estão muito caras, e o hotel é o lugar onde vamos passar menos tempo. Você conheceu algum albergue na cidade que poderia nos indicar? Ou um hotel com preço razoável?

    Vamos tirar um dia para conhecer a cidade e um dia para conhecer as Ilhas do Rosário.
    Restam dois dias livres, você pode sugerir alguma coisa que não fuja muito do nosso roteiro?

    Um abraço.

  5. Oi Altier, eu vou pra Colômbia em abril do ano que vem, mas por enquanto só temos Bogotá e Cartagena fechados. Gostaria de encaixar também Medellín e San Andreas. De onde é melhor sair pra ir pra estes lugares, Bogotá ou Cartagena?

  6. Olá Altier!

    Adorei suas dicas!
    Vou usar várias em minha próxima viagem!
    Gostaria muito de saber sua sugestão de rota de vôos: você chegou por Bogotá e pegou o vôo final, para o Brasil, de onde?

    Muito obrigada!

    Um abraço!

  7. Olá Altier!
    Seu blog está me ajudando bastante com os preparativos da minha viagem 🙂
    Estou com uma dúvida em relação ao valor cobrado pela Viva Colombia: qual o valor do câmbio para o cartão de crédito?

    • Altier Moulin

      Mayara, compras com cartão de crédito sempre têm como base a cotação do dolar. Então, fique de olho na variação do câmbio.

      Um abraço.

  8. Eu iria fazer somente Cartagena e Bogota e depois seguir para Lima no Peru, mas depois de ver estas informações vou ficar somente na Colombia e planejo o Peru para uma próxima viagem!!!

  9. Olá, estou planejando uma viagem a Colômbia para o mês set/15 por 14/15 dias, porém ainda com dúvida no roteiro. Achei o seu roteiro e suas informações bem interessantes.

    Vc poderia me tirar uma dúvida? Para locomoção dentro da Colômbia é muito usado o avião, pelos relatos q li. Neste caso, a compra de passagens aéreas podem ser feitas na hora ou devem ser feitas antecipadamente (por questões de preços e disponibilidade)? No caso de compras de passagens on line, como é efetuada a compra (débito, crédito internacional, boletos)? E se a compra for efetuada na hora no aeroporto?

  10. Fabricio Moura on

    Olá Altier,

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo blog.

    Estou pensando em viajar para a Colômbia e conhecer Bogotá, Cartagena e San Andres. Porém, ao consultar o site da viva colombia, vi que para ir para San Andres eu preciso necessariamente comprar a passagem de ida e volta. Gostaria de saber se era possível eu combinar os trechos, por exemplo: Ida de cartagena para San Andres e volta de San Andres para Bogotá.

    Grato pela atenção.

  11. Boa tarde Altier

    Já li tudo que você escreveu sobre a Colômbia, achei ótimo, porque vou este ano, estou na organização do aereo . Pelo que entendi você pegou um aéreo ida e volta Bogotá e internamente seu roteiro foi: Bogotá, Cartagena, Medellin, San Andrés, Cali e Bogotá. Minha dúvida é se o roteiro foi esse mesmo e se todo ele foi feito por rota aérea e pelo viva Colômbia.

    Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi Deusladedit,

      O roteiro foi exatamente esse e fiz tudo voando com a Viva Colômbia.

      Aproveite. Um abraço.

  12. Cara, seu blog é muito massa!! Sempre venho nele quando quero dicas confiáveis, estou indo para a Colombia daqui 20 dias e seus posts ajudaram muito.. Valeu mesmo.. Espero que um dia o meu blog iniciante, rsrs, (www.namochiladealeh.blogspot.com.br) seja pelo menos um pouquinho do que o seu representa.
    Parabéns!!

    • Altier Moulin
      Altier Moulin on

      Obrigado, Alexandre.

      O meu blog também começou como uma brincadeira, mas virou um trabalho.

      Sucesso!

  13. Velho, to programando uma viagem pra Colômbia em fevereiro de 2016…e queria saber quanto custa esse quinze dias visitando essas cidades..abraço

    • Altier Moulin

      Diego, fica complicado falar quanto custará sua viagem porque cada um tem um estilo diferente. Monte seu roteiro, faça os orçamentos e pronto. Há vários posts aqui que incluem os preços de cada atividade.

      Um abraço.

  14. Olá Altier!

    Estou planejando ir em novembro. Você acha que a Colômbia é uma pais tranquilo pra viajar sozinha?

  15. Olá Altier, tudo bom?
    Me ajude se puder por favor…
    Estou indo passar minha lua de mel na Colombia, e vou fazer 3 destinos: Cartagena, San Andres e Ilha de Baru… Gostaria que me ajudasse na logística de locomoção dos 3… Qual ordem é mais fácil para começar? Vi que de Cartagena vou de barco a Ilha de Baru, mas não sei como fazer de Baru a San Andres e San Andres de volta a Cartagena onde será meu voo de volta ao Brasil…

    Obrigada!!

  16. Olá,

    estou planejando uma viagem para Colômbia, mas tenho que escolher entre San Andrés e Cartagena. Do que você viu na sua viagem, qual seria a melhor opção?

    • Altier Moulin

      Oi Raquel,

      Uma pena que não vai dar pra conhecer as duas cidades. Eu sugiro, então, ficar em Cartagena. A cidade tem mais estrutura e praias lindas (nas ilhas).

      Um abraço.

  17. Olá, muito bom encontrar seu blog, está me ajudando muito no meu planejamento. Eu e uma amiga estamos querendo viajar para Colombia, e seu roteiro de 15 dias pareceu muito interessante. Poderia por favor informar uma estimativa de custo para a viagem toda no roteiro citado por você. Desde já lhe agradeço

    • Altier Moulin

      Oi Marcela,

      Que legal que você vai conhecer a Colômbia. É difícil lhe dar uma estimativa de custo assim. Cada viajante tem um estilo e um propósito quando escolhe um destino. Não é?

      Eu sugiro que você dê uma olhada nos posts que estão relacionados neste texto. Em todos eles eu coloco os valores ois passeios, da alimentação, da hospedagem, etc. Assim você mesmo pode ter uma ideia de quanto gastará.

      Um abraço.

  18. Adorei seu blog!

    Vou viajar com duas amigas para a Colômbia em novembro. Passaremos lá 13 dias completos, que pensamos em dividir da seguinte forma: 4 dias em Bogotá, 4 dias em Cartagena e 4 dias em San Andrés. Entretanto, lendo um pouco mais sobre a Colômbia, estamos nos perguntando se não vamos ficar tempo demais nessas cidades. Talvez se cortássemos um dia em cada um, teríamos tempo para visitar também Villa de Leyva, Barichara ou o Parque Tayrona.

    Nossa dúvida é: como ir de Bogotá a Villa de Leyva/Barichara? Dá pra ir de ônibus ou melhor alugar um carro? É seguro viajar nas estradas de Bogotá (lembrando que somos 3 mulheres)? E o Parque Tayrona, vale à pena (lembrando que vamos também a San Andrés)? Da para ir ao Tayrona de barco (sem ter que fazer horas e horas de trekking sob o sol quente)? Entrei no site do Viva Colômbia e fiz uma simulação de voo Cartagena x San Andrés e voltando San Andrés x Cartagena. Não houve problema. Será que já mudaram a exigência de ir e voltar pelo mesmo lugar?

    Um abraço, parabéns pelo site e obrigada.

    PS: Se você tiver um telefone e topar conversar, eu posso te ligar. Moro em Vitória/ES.

    • Altier Moulin

      Oi Miriam,

      Que ótimo que você vai conhecer a Colômbia. Eu totalmente lhe incentivo a ir e pode ficar tranquila que a viagem com suas amiga vai ser bastante segura.

      Sim, você pode colocar três dias para cada cidade e dar uma esticada até uma das outras que sugeriu.
      As rodovias colombianas são ótimas e muito seguras. Basta ter o cuidado habitual e viajar sempre durante o dia.
      Você pode dar uma olhada sobre como chegar ao Tayrona neste post: http://www.penaestrada.blog.br/de-cartagena-ao-parque-tayrona/
      Não dá pra comparar o Tayrona com San Adnres porque é uma experiência totalmente diferente.

      Acho que é isso. Um abraço e boa viagem!

  19. Olá, gostaria de fazer uma correção no meu post anterior, com relação a vôos para San Andrés com a Viva Colombia. O que eu fiz foi uma simulação no site da Viva Colombia indo para San Andrés a partir de Cartagena e voltando para Bogotá, ou seja, partindo de uma cidade e voltando para outra. O site não recusou, então me pergunto se a regra do jogo mudou. Obrigada, Miriam

  20. Olá Altier, tudo bem?

    Primeiro parabéns pelo blog, muito informativo. Também sou jornalistas e vou passar 33 dias na Colômbia, e estou na dúvida de quantos dias ficar em cada cidade. Você acha que 10 dias em Cartagena é muito? Eu vou viajar sozinha, você tem algumas dicas para que vai sozinho para Colômbia? Já agradeço sua ajuda! Um abraço!

    • Altier Moulin

      Raíssa,

      Primeiro obrigado por gostar do blog. 🙂

      Bom, dez dias em Cartagena pode ser exagero, mas isso depende de você, pois a cidade tem muitos atrativos. Quem sabe você possa ir ao Parque Tayrona a partir da cidade. Veja esse post: http://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/tayrona/

      Viajar sozinha na Colômbia é muito tranquilo. Em Cartagena eu encontrei a Márcia, uma paulista que viajava sozinha e que disse se sentir mais segura lá do que no Brasil.

      Boa viagem! Um abraço.

  21. Altier, bom dia.

    Estou me programando para conhecer a Colômbia em maio do ano que vem, sendo basicamente Bogotá-Cartagena-Medellin-San Andres (não necessariamente nessa ordem).

    Vi que sua dica para deslocamentos internos é com a Viva Colombia.

    Porém, estive olhando o site e vi que há fortes restrições quanto às bagagens (peso e tamanho). Isso é verdade?

    Creio que isso seja um complicador para que está viajando vários dias e precisa ir de um lado para outro com mala grande e pesada.

    Abç

    Rodrigo

    • Altier,

      acabei de ler seu post sobre como viajar pela vivacolombia.

      Esse limite de 20Kg é o limite MÁXIMO? se eu tiver um mala com 25Kg, por exemplo, não posso levá-la?

      Se for isso então tenho que arrumar a mala e pesar em casa ainda e o excedente além dos 20 Kg colocar numa mochila.

      Abç

      • Altier Moulin

        Rodrigo,

        Você pode levar uma mala de 20 kg pagando o preço estipulado por eles, mas se ultrapassar esse limite pagará por cada quilo excedente. Uma dica: viajar com muita bagagem só traz problema. Leve o básico.

        Um abraço.

  22. Olá, Altier!

    Nessa viagem caso não tenha lido, como você fez exatamente: comprou pelo site uma passagem até Bogotá já com hotel reservado e depois foi comprando e reservando hotel para outras cidades conforme você ia passando nelas, ou já deixou tudo comprado?

    • Altier Moulin

      Oi Marcelo,

      Sempre viajo com tudo reservado. No Booking (http://goo.gl/sXCnEm) há a opção de cancelamento grátis, então se algo mudar no meu roteiro eu cancelo antes e não pago multa. 🙂

      Um abraço.

      • Obrigado, Altier!

        E ja deixou também reservado e comprado as passagens aéreas dentro do país com a empresa Viva Colombia ou comprou dentro do país conforme for trocando de cidade, pois pretendo ir agora em Dezembro?

        • Altier Moulin

          Compro sempre tudo antes, Marcelo. Faço um planejamento e assim sai muito mais barato.

          Um abraço.

  23. Adalgisa Antonio on

    Olá, adorei a matéria! Estou exatamente procurando roteiros de viagem para Colômbia e acho que vou seguir a sua organização da viagem ( mas não tão slow.. rs). Pretendo ir nas minhas férias em Março de 2016 e mesmo sua viagem tendo sido feita em 2014 gostaria de saber em média qual foi o custo da sua viagem para também poder me organizar financeiramente.

    Grata.

  24. Olá Altier, Parabens pelo blog!
    Vou pra Colombia nesta sexta-feira (3 dias em Cartagena e 4 em San Andres) e fiquei com algumas dúvidas:
    1) Meios de pagamento…
    Cartões de Crédito são facilmente aceitos como no Brasil? Do ponto de vista financeiro (pagar em dolar, ficar dependente da variação, pagar IOF, etc), vale a pena?
    Ou usar dinheiro é mais fácil? Onde trocar? Onde se consegue as melhores taxas de conversão?

    2) Seguro viagem, vc costuma fazer? Aconselha algum que já tenha utilizado?

    3) Sabes se existem bicicletas para alugar em Cartagena e San Andres? Valor?

    Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Fausto,

      Vamos lá:

      1. Você poderá pagar com cartões sem problema.
      2. Eu prefiro sacar a moeda local direto do meu cartão de débito. Paga-se IOF, a cotação do dia da compra e uma taxa de saque.
      3. Nunca viaje sem o seguro. Eu indico esse: http://www.penaestrada.blog.br/?p=8718
      4. Sim, há bicicletas para alugar, mas não sei lhe informar o preço.

      Un abraço.

  25. Olá!

    Obrigado pelas dicas, estão sendo muito instrutivas. Estou planejando uma viagem parecida, passando por Bogotá, Cali e Medelin. Que meio de transporte você usou de uma cidade para outra? Avião? Trem? ônibus?

    Quanto sai mais ou menos o translado entre essas cidades?

    Muito obrigado!

  26. Altier

    Muito bacana seu blog. Resumido e objetivo. Estou indo sozinho para Colombia. Voce foi sozinho e sentiu seguro?

    Terei 7 dias no pais. Estou na duvida em dividir o roteiro SAN ANDRES/CARTAGENA ou SAN ANDRES/BOGOTA/CARTAGENA.

    O que voce indicaria? Lembrando que vou perder um dia no Panama. Chegarei em um voo as 19h na cidade do Panama depois embarco as 12h do dia seguinte para San Andres. Precisava tambem saber qual hotel proximo do aeroporto do Panama para pernoite.

    No Brasil onde consiguiu trocar reais por pesos colombianos?

    Obrigado pela atenção!

    • Altier Moulin

      Oi Michel,

      Sim, eu fui sozinho e foi super de boa. Eu ficaria em San Andrés e Cartagena apenas. São só seis dias inteiros, né? Eu não fiz câmbio no Brasil. Preferi sacar diretamente usando meu cartão de débito.

      Um abraço.

  27. Ola, como vai?
    Vi que fez seu deslocamento interno por aviao, porem, o que pode me dizer sobre o transporte por onibus na Colombia?
    Tambem, please, uma ajudazinha no roteiro: sairei de BH e quero visitar Bogota, Cali, Medellin, Cartagena, San Andres e Barranquilla, voltando para Goiania.

    – Bh – Bogota
    – Bogota – Cali
    – Cali- Medellin
    – Medellin – Cartagena
    – Cartagena – San Andres
    – San Andres – Cartagena – Barranquilla
    – Barranquilla – Bogota

    Quantos dias em cada seriam o suficiente? Quero sair terça que vem, dia 19 e ficar por cerca de 1 mes.

    Obrigada!

  28. Altier Moulin,

    Quero apenas parabenizar sua objetividade e clareza nos posts. Estou organizando minha viagem para Colômbia e o ponta pé foi no seu blog, estou muito satisfeito. Boa sorte na vida e um fraterno abraço.

  29. Altier,
    seu blog foi tudo que precisava para me orientar no roteiro para Colômbia nas minhas férias de março!
    Agora, lendo comentários, vi que para San Andrés a passagem de avião tem que ser obrigatoriamente ida e volta. Então não posso sair de Cartagena para San Andrés e de San Andrés para Bogotá. É isso mesmo?!
    Se puder me confirmar, agradeço muito!
    Abraços

  30. Olá, quero planejar uma viagem pra Colômbia , qual a melhor época pra ir vendo custos e beneficio climático?
    Obrigada!

  31. Oi muito bom seu post!!!

    Uma dúvida minha é qual meio de trasnporte utilizaram de uma cidade para outra, foram de onibus ou carro alugado?

  32. olá

    Altier, será que tenho mesmo que tomar a vacina para febre amarela?
    só vou para Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andres.
    estou na dúvida.

    grata.

  33. Altier, tudo bem?
    Muito bacana o seu roteiro, obrigada por compartilhar!
    Diga-me, você vê alguma restrição d’eu ir sozinha pra Colômbia (mulher, 30 anos)?

    Abs!

    • Altier Moulin

      Oi Laísa,

      Nenhuma. Pode ir tranquila porque os colombianos são muito receptivos e educados.

      Aproveite. Um abraço.

  34. Olá, muito legal seu roteiro.
    Tira uma dúvida, por favor.

    Como você fez para ir de uma cidade à outra? De avião? Ônibus? Carro?
    Qual os valores ?

    Obrigado

  35. Olá! Muito boas dicas!
    Há a possibilidade deste roteiro de carro? Ao invés de avião , gastaria mais ou menos? Tem ideia ?!??

    Abs e obrigado pela atenção

    • Altier Moulin

      Fernando,

      Há sim, mas a viagem demora bem mais e acaba saindo até mais cara. Infelizmente não tenho valores exatos.
      E é importante lembrar que ainda há zonas ocupados pelos guerrilheiros das Farc no país.

      Um abraço.

  36. Altierrrr scr … Então vai rolar um lolla na Colombia com artistas incriveis , fui da uma olhada nos ingressos e veio um ponto de interrogação na minha cabeça como funciona o cambio da colombia e se la é tudo pago com o peso colombiano ou sla eles usam dolar … enfim você pagou como que as coisas compradas na colombia

  37. Gostaria de saber qual valor em média com passagem aérea para fazer um roteiro igual ao seu? Passei minha lua de mel no Chile e nosso próximo destino será a Colômbia.

    • Altier Moulin

      Oi André,

      Cara, Bogotá tem muitas opções e a área mais bacaninha é a famosa Zona T, com bares e restaurantes. Em Cartagena, a Cidade Murada é o point. São dezenas de opções de bares, mas o Café del Mar é essencial para um fim de tarde. San Andrés tem uma vibe irada, com uma pegada de reggae, saca? Então, cara, é se jogar sem medo.

      Aproveite.

  38. Olá Altier, tudo certo?
    Parabéns pelo blog, ótima informações e super detalhadas.
    Mas só gostaria de uma informação resumida, quanto você gastou na viagem toda? Incluindo transportes, hospedagem, passeios, alimentação, etc.
    Muito obrigado, acredito que com uma informação mais ampla assim, já é legal para se planejar e começar a guardar o dinheiro.

    Valeu!

    • Altier Moulin

      Oi Augusto,

      Que bom que você gostou do blog, mas infelizmente eu não informo quanto gasto nas viagens.
      Eu prefiro colocar os valores dos passeios, da comida, da hospedagem para que cada pessoa faça seu próprio orçamento.
      Eu faço isso porque cada pessoa tem um jeito de viajar diferente.

      Um abraço.

  39. Oi Altier!
    Parabéns pelo blog. Tenho curiosidade em conhecer a Colômbia e as tuas dicas serão bem úteis. A Colômbia é um dos maiores exportadores mundiais de café e reconhecida pela qualidade dos grãos. Ouvi falar que haveria algo como um museu do café ou um lugar onde é possível experimentar variações da bebida. Tu ouviu falar disso? Na tua viagem tu chegou a ter alguma experiência com o café colombiano?
    Abraços!

    • Altier Moulin

      Oi Alexssander,

      Sim, o café da Colômbia é famoso no mundo inteiro e eles têm muito orgulho disso. A marca mais famosa é a Juan Valdez, que além de comercializar o grão, tem cafeterias espalhadas pelo país inteiro.
      O museu que você se refere acredito ser o Museu Nacional do Café, mas eu realmente não o conheço.

      Espero ter ajudado. Um abraço.

  40. Bárbara Rocha Da Costa on

    Estou encantada com seu blog!
    Nunca imaginei visitar a Colômbia, mas você abriu meus olhos!
    Gostaria que me indicasse um roteiro de quem vai passar 10 dias no país. Como eu divido os dias para cada lugar: Bogotá, Cartagena e San Andres?
    Os lugares ficam muito longe uns dos outros? Se gasta um dia para ir de um ao outro?
    Obrigado pela atenção desde já 😉 e Parabéns pelo blog!!!!

  41. JOSE GERALDO MORENO on

    Achei interessante este roteiro, mas pude perceber a distância entre as cidades.
    Como você fez? O que você sugere? Só tenho 12 dias.

  42. Fala Galera, estou indo pra Colombia na segunda quinzena de setembro 2016. alguém está indo neste período? meu roteiro será Santa Marta, San Andres, Cartagena, Barranquilha e Santa Marta.

  43. Bom dia Altier,

    conheci esse paraíso por uma amigo que foi este ano.
    Gostaria de saber quanto mais ou menos custa uma viagem com este roteiro que você indicou. Gostaria de ter uma noção pra me programar, quero aproveitar o máximo, quanto você acha que tenho que desembolsar?

  44. Boa Tarde, com relação as passagens internas compradas pela Viva Colombia, foi pago com cartão de crédito? Paga algum imposto? Sabe dizer quanto paga para despachar bagagem até 20kg?

    Relato muito bom, parabéns!

  45. Oi, Altier. Que blog incrível, amei descobri-lo nas minhas pesquisas sobre a Colômbia. Vou fazer intercâmbio durante um mês e meio para lá, agora no inicio de Dezembro/2016 pela Aiesec, e estou bastante animada. Mas realmente dá medo devido a tanto detalhes a pensar e planejar. O câmbio mesmo me deixa bastante confusa mesmo lendo sobre, você explica sobre a troca, acha que vale a pena eu trocar todo dinheiro que levar em Real no aeroporto? ou teria como fazer essa troca e depois depositar na conta e ficar usando o cartão no débito?

  46. Olá, Altier.

    Gostei das suas dicas.

    Em novembro pretendo passar 15 dias na Colômbia. Vou participar de um congresso em Manizales (5 dias) e gostaria de conhecer outras cidades como Bogotá e Cartagena. Como é melhor eu me deslocar entre estas cidades? As passagens precisam ser compradas antecipadamente?

  47. Raimundo Mendes on

    Prezado Altier,
    Parabéns pelo seu Blog….é show. Informações muito importantes.
    Gostaria de obter umas dicas de viagem a Bogotá. Pretendo ir a Colômbia, especificamente num roteiro religioso à cidade de Santa Rosa de Osos-Antioquia (monges Camaldulenses).
    Qual melhor roteiro, saindo de Brasilia-DF? Valores? Locais que posso passar para encurtar distâncias lá em Colômbia? Considerando uns 15 dias de viagem
    Agradeço desde já seu retorno.
    Att.
    Raimundo Mendes

  48. Eduardo Benedetti on

    Boa Noite! Vamos para a Colômbia (Cartagena, Bogotá e San Andres) em Fevereiro/2017. Gostaríamos de indicação de alguma agência local pra fecharmos os passeios com antecedência. Sugestões?

  49. Oi. Adorei seu Blog. Bem informativo.
    Pretendo ir para Bogotá e Cartagne na 2 quinzena de novembro de 2017.
    Vc recomenda eu ir neste mês? Gracias.

  50. Ola,
    Estou querendo ir pra Colombia, e adorei suas dicas.
    Sei que você foi em 2014, mas você sabe mais ou menos o custo p 15 dias com o roteiro que você passou?
    Obrigada!

  51. Luiz Marcelo Diniz on

    Moulin, que delícia de site, cara. Tão gostoso quanto viajar. As fotos são muito bonitas e o texto é muito bem escrito. Passou a ser meu site favorito para viagens. Me diz uma coisa, por gentileza? Eu e minha noiva gostamos de andar muito a pé por ando vamos e curtir as coisas com tempo. Pra voce ter uma ideia, foram sete dias em buenos aires e dez em santiago. As pessoas acham exagero. Nós não. A Colômbia (ou Quito no Ecuador) está aparecendo na nossa lista para a viagem desse ano. Talvez em abril ou junho. É uma época boa? Em dez dias conseguimos curtir Bogotá, Medellin (pra ver museus e Bottero) e Cartagena?

    Um forte abraço e boas viagens!

    • Altier Moulin

      Oi, Luiz.

      Primeiramente, obrigado por favoritar o Pé na Estrada. 😉
      Sim, eu fui à Colômbia em março/abril e foi super de boa.
      Bogotá tem muita coisa pra gente ver e fazer. Vocês que gostam de explorar a cidade vão achar cinco dias pouco, mas dá pra conhecer o essencial e mais um pouco.
      Cartagena é um achado: as ruas, os prédios históricos, os monumento, as praças, os bares, os restaurantes… há muito o que descobrir nesse lugar, mas como a cidade murada é relativamente pequena, em quatro dias dá pra fazer o básico. Isso é se você não ficar o dia inteiro aproveitando as praias – que merecem muito nosso tempo.
      Medellín é mais urbana, como Bogotá, e também tem muitos parques, praças e museus… mas acho que em três dias você ficará satisfeito.
      Já pensou em incluir San Andrés? É o destino do momento.

      Veja todos os textos da Colômbia aqui: http://www.penaestrada.blog.br/colombia

      um abraço.

  52. Oi, Altier!

    Melhor blog sobre a Colômbia que encontrei.
    Tenho só uma dúvida: você chegou e voltou por Bogotá?
    Acha melhor voltar por outra cidade(Cartagena por exemplo) para economizar tempo e dinheiro de mais um voo pela Viva Colombia?

    • Altier Moulin

      Oi, Maysa.

      Olha, não há uma regra. Eu cheguei e sai por Bogotá porque consegui uma mega promoção na ápoca.
      Geralmente, os preços são mais em conta quanto você compra ida e volta jutas, mas faça uma cotação.
      Além disso, os voos da Viva Colombia são tão baratos que quase sempre vale a pena.

      Um abraço.

  53. Oi!
    Adorei seu post e me ajudou bastante para montar o meu roteiro para Colômbia.
    Pretendo ir em agosto desse ano, espero encontrar o tempo ótimo pra curtir o máximo.
    Só não ficou claro pra mim como você foi de uma cidade para outra.
    O meu roteiro seria Bogotá, Cartagena e San Andrés. Eses lugares são próximos? Precisa de vôo para ir em cada um deles? Pode me ajudar?

  54. Boa tarde, parabéns pelo seu blog 😀

    Amei o roteiro da Colombia e é realmente isso que quero fazer. Você sabe me dizer mais ou menos quanto gastou com as passagens aéreas? Quando pesquiso acabo achando muito caro entre uma cidade e outra, ai acaba ficando meio inviável pra eu ir para tantas cidades assim, por isso estou adianto cada vez mais a viagem que tanto quero fazer.

  55. Ola,
    Boa noite!!!

    Gostei muito também do seu roteiro, e gostaria de saber a melhor época em viajar? Tenho agosto , outubro ou maio o que vc acha ?
    Abc,
    Danielle

  56. Altier amei as dicas! Estamos pensando em passar a lua de mel na Colombia, porém gostamos muito de dançar, amo reggaeton. Vc poderia dizer qual cidade a vida noturna é melhor, segura?? Desde já agradeço.

    • Altier Moulin

      Oi, Rayssa.

      Bogotá, Cartagena e Cáli têm noites bem interessantes. A capital, Bogotá, tem mais opções e é mais diversificada nos estilos. Cartagena também tem um pouco de tudo, já Cáli é o centro da salsa no país.
      Para você que gosta de reggaeton, talvez Bogotá seja interessante, mas para uma lua de mel, Cartagena me parece bem mais atraente.

      Um abraço.

  57. OI Altier!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Sensacional! Bem, vamos lá, se puder me ajudar… Tive que antecipar minhas férias ( motivos do trabalho ) e não planejei nada, mas QUERO ir para Colombia e será agora em abril /17 a partir dia 20. Primeiramente pensei: Bogotá / Cartagena / San Andrés…e na procura, achei seu blog maravilhoso e que a partir de hoje fará parte de minhas descobertas maravilhosas e que indicarei.

    Adorei as dicas e sim, sou mochileira e não ligo pra luxo desde que eu tenha um lugar limpo para dormir e tomar banho rssss e portanto sou econômica. Gosto de Hostel e Booking acho que seria bacana. Vou sozinha e morando em SP já sabemos que todo lugar tem seus perigos rsss

    Adorei seu roteiro 15 dias: Bogota/ Cart / Medellin/ S.Andres / Cali, mas não sei se financeiramente incluir Med e Cali, ficará tranquilo para mim, mas vai quê…

    Dúvidas: Hj será melhor levar parte em US$ trocando por COP em Bogotá mesmo, parte em R$, cartão débito internancional ( funciona? ) / cartão crédito…

    Celular?? funciona ou melhor habilitar um chip por lá?

    Os trechos internos compro pela Cia que vc indicou: Viva Colombia e melhor comprar já via site em SP de pois de decidido os locais e datas? Consigo comprar todos?
    Vc indica já comprar SP/BOG/SP e fazer os internos ou da última cidade volto direto Brasil? Nem sei se é possível.
    Desculpe, muitas perguntas não é? mas é que você já sabe tudo e eu vou pela 1a vez e tão em cima da hora rsss.

    Se puder me dar dicas, ficarei mega feliz e grata.

    Abraços

    Cibele

    • Altier Moulin

      Oi, Cibele.

      Você vai adorar a Colômbia.
      Se não der, não esquente em incluir Cáli e Bogotá. Fica pra próxima. 😉
      Sim, a melhor opção é levar dólares e trocar lá por COP e, também, ter um saldo na conta para sacar nos caixas eletrônicos quando precisar.
      Celular funciona bem sim, mas veja com sua operadora os custos do roaming para não ter surpresas quando voltar.
      Sim, compre as passagens internas com antecedência que fica mais barato.
      Eu fiz VIX/BOG/VIX e os internos com a Viva Colombia. Não me arrependi.

      Aproveite!

      Um abraço.