Roma: o segredo do bairro Aventino

8

Atualizado em 30 de junho de 2017

Repleta de atrações históricas, deliciosos restaurantes e arquitetura marcante, Roma esconde alguns segredos que são desconhecidos por grande parte dos turistas, mas que são bastante visitados pelos moradores da cidade. Esse é o caso do charmoso bairro Aventino, que conheci através de um amigo que mora na capital da Itália. Desde então, ele se tornou um dos meus lugares preferidos na cidade.

Conhecido como Monte Aventino, o bairro pertence a uma das sete colinas da capital romana. Localizado em uma zona residencial e bem perto do Coliseu e do Circo Máximo, o local que foi cenário do filme A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, esconde surpresas incríveis.

A primeira grande atração do bairro é o Giardino degli Aranci – Jardim das Laranjeiras, em português – conhecido também como Parque Savelli – Parco Savelli, em italiano. Este jardim foi planejado como um parque público, onde os padres dominicanos das duas igrejas localizadas no bairro, Basílica de Santa Sabina e Igreja de Santo Aléssio, fizeram um belo pomar de pés de laranjas, que dão charme e nome ao local.

Roma: o segredo do bairro Aventino

As laranjeiras que dão nome ao parque.

O jardim e o mirante

Bastante conhecido e visitado pelos romanos, o jardim tem um mirante de tirar o fôlego. Aqui do alto, é possível ver o bairro de Trastevere e a cúpula da Basílica de São Pedro, além do rio Tibre.

O jardim é um ótimo local para um passeio romântico, um piquenique em família ou até mesmo para passar a tarde batendo papo com os amigos. Vale a pena visitar o mirante durante o dia e à noite, porém o horário mais recomendado é o pôr do sol, quando o visual fica mais incrível.

Depois de sair do jardim, eu recomendo uma visita à Basílica de Santa Sabina e à igreja de Santo Aléssio, ambas ficam bem próximas. Apesar de a cidade ser repleta de igrejas, cada uma possui suas peculiaridades e por isso vale a pena você entrar e fazer uma breve visita.

Eu me lembro que, quando visitei a Basílica de Santa Sabina, uma missa estava sendo rezada em polonês. É claro que eu não fazia ideia da língua que o padre estava rezando, apenas soube quando perguntei a uma mulher que participava da missa.

Roma: o segredo do bairro Aventino

A vista que temos do bairro Aventino.

Roma: o segredo do bairro Aventino

O rio Tibre visto do alto.

O buraco da fechadura

Depois de visitar o jardim e as duas igrejas, uma grande surpresa lhe espera no final da rua, mais precisamente na Piazza di Cavalieri di Malto – Praça dos Cavaleiros de Malta. Chamado de Il Buco della Serratura – O Buraco da Fechadura -, ele é um grande tesouro escondido em Roma.

No meio da praça existe uma grande porta, a porta do Convento dos Cavaleiros de Malta, e como o próprio nome da atração sugere, existe um buraco na fechadura onde você pode espiar o que existe do outro lado: ao espreitar o famoso buraco, você vai admirar uma fantástica vista da cúpula da Basílica de São Pedro emoldurada pelos jardins do convento.

A experiência é incrível e imperdível. A graça e o charme imortal de espionar faz valer a pena a espera, já que, quase sempre, há uma fila no local.

Roma: o segredo do bairro Aventino

O buraco da fechadura.

Roma: o segredo do bairro Aventino

A vista da cúpula da Basílica de São Pedro.

Programe sua visita ao bairro Aventino

Quanto custa | Todos os atrativos que visitei no bairro Aventino são gratuitos.

Quando ir | Você pode visitar o Il Buco della Serratura das 7h às 18h, nos meses de outubro a fevereiro, e das 7h às 20h, nos meses de março a setembro. O passeio pelas atrações do bairro Aventino pode durar uma hora ou uma tarde inteira, dependendo de sua disponibilidade. Assistir ao pôr do sol daqui é espetacular.

Quem leva | Se preferir, você pode contratar um passeio guiado para explorar Roma e seus segredos. Veja todas as opções disponíveis na cidade.

Como chegar | Você pode descer na estação Circo Massimo do metrô e seguir caminhando até o Parque Savello.

Onde ficar | Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo e há uma infinidade de hotéis, hostels e apartamentos disponíveis na cidade. O grande detalhe é que, fazendo as reservas com antecedência, você consegue uma boa localização e, claro, preços mais baixos. Veja as melhores opções de hospedagem em Roma.

Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Itália por até 90 dias. Porém, é preciso apresentar o passaporte com até seis meses de validade e o seguro viagem. Veja como comprar o seu com descontos exclusivos.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

8 Comentários

  1. Thelma Rosalen on

    Dicas excelentes e interessantes. Parabéns André, pela riqueza de detalhes que despertam ainda mais a paixão e curiosidade por Roma, a cidade eterna

Escreva um comentário

Inline
Inline