Dúvidas sobre a Colômbia

32

Atualizado em 22 de Março de 2017

Se você está planejando uma viagem para a Colômbia, mas ainda tem alguma dúvida, eu respondo as suas perguntas agora.
Uma das dúvidas frequentes de quem vai viajar para Colômbia é: quais documentos eu posso levar para minha viagem?
Como o país faz parte do Mercosul, nós, brasileiros, podemos viajar usando a nossa carteira de identidade ou nosso passaporte, mas atenção, se o seu voo vai fazer uma escala fora, ou seja, em outro país, por exemplo, no Panamá, você vai precisar apresentar o seu passaporte com validade de pelo menos seis meses.
Crianças também precisam apresentar a carteira de identidade. A certidão de nascimento não é aceita nesses casos.
O que eu levo pra gastar na Colômbia, dólar, peso ou real?
Essa é outra questão que deixa muita gente com dúvida. O dólar sempre será aceito em qualquer parte do mundo. O Real, pode ser que, em algumas cidades, você tenha dificuldade para trocar a moeda.  E comprar peso (colombiano) aqui, no Brasil, não é tão fácil. Não são todas as casas de câmbio que oferecem a moeda.
Então, você pode levar dólar e trocar lá ou, então, usar o seu próprio cartão do banco para a sacar mos caixas eletrônicos. Em alguns casos, você vai pagar uma pequena tarifa, mas, para mim, esse é o meio mais cômodo e mais seguro de viajar com dinheiro.
Como eu vou de uma cidade para outra? Como são as distâncias?
Bom, isso vai depender muito do seu roteiro e do tempo que você tem para fazer a sua viagem. Mas, de uma forma geral, a maneira mais cômoda e mais confortável de viajar é de avião. E, pode acreditar, na Colômbia isso é muito barato. Eu escrevi um post ‘Como é voar com a Viva Colombia‘. A Viva Colômbia é a empresa mais barata de passagem aérea que eu encontrei no país, e você pode conferir tudo isso no link que está aqui em baixo: www.penaestrada.blog.br/vivacolombia.
Qual a melhor estação para visitar a Colômbia?
Bom, isso também vai depender dos seus objetivos e da cidade que você quer visitar. Se você está procurando praia, entre dezembro e fevereiro o sol brilha mais, os dias são mais quentes e você vai aproveitar mais as praias do Caribe, em San Andrés e em Cartagena, por exemplo.
A estação mais chuvosa é entre setembro e outubro, quando também acontecem os ciclones no Caribe. Mas fique tranquilo porque San Andrés está fora dessa rota, e você não vai ter problema com isso.
Bom, eu espero ter ajudado você e sua viagem. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários. E siga a gente nas redes sociais. Até mais!
CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

32 Comentários

  1. Vou viajar pra Colombia com passaporte com menos de 3 meses, mas valido por todo o periodo da viagem. Meu rg possui mais de 10 anos. Posso ir tranquilo?

  2. ROSECLEI FELICIANO on

    Olá,

    Vou viajar para a Isla Baru e Cartagena das Índias no dia 14 de setembro. Vou ficar três noites na Isla Baru e duas noites em Cartagena. Sei que é pouco tempo, mas você tem alguma sugestão do que eu não devo perder?
    De Baru é mais fácil fazer os passeios?

  3. Estou amando os seus relatos, Altier!
    Uma pergunta: o que vc acha de uma viagem pra Colômbia (Bogotá, Cartagena e San Andres) no mês de AGOSTO? Dá pra aproveitar (com relação ao clima nesse período) sem gastar muito?

    • Altier Moulin

      Oi Daniella,

      Obrigado, viu!?
      Sim, dá para aproveitar, mas saiba que você pode pegar algum dia mais nublado. A pior época é outubro.

      Vá na fé. 🙂

      Um abraço.

  4. Olá
    Adorei blog!
    Estou planejando ir para Colombia com um amigo, em janeiro 2017, queremos fazer Cartagena e San Andres, quantos dias você indica no mínimo em cada lugar? A vida noturna de lá é agitada??

  5. Oi Altier!
    Vou para Cartagena mês que vem (ainda não comprei a passagem) e estou preocupada com a imigração e tempo de conexão. Poderia me ajudar?
    O voo mais curto faz uma conexão em Bogotá de 2 horas. Acha que é suficiente para passar pela imigração, trocar um pouco de dinheiro e pegar o outro voo?
    Gostaria de passar no duty free, mas a conexão curta sei que não daria… Se eu pegar uma conexão maior, chego em Cartagena quase meia noite, e vou sozinha. Acha perigoso?

    Obrigada!!

    • Altier Moulin

      Oi Tábata,

      Decida com base em suas prioridades: aproveitar Cartagena ou passar no Duty Free?
      Para mim, duas horas seriam uma eternidade dentro de qualquer loja, mas isso é você quem decida.
      Se você se sente insegura para chegar a Cartagena mais tarde, escolha um voo mais cedo. 😉

      Um abraço.

  6. Olá ! Viajo para Cartagena dia 3/10 e somente essa semana vi que é necessário passaporte para quem vai viajar pela Copa e fazer conexão no Panamá.

    O meu passaporte vence em Março de 2017 será que vou ter problemas?

    • Altier Moulin

      Oi Bruno,

      Muito provável que não. Mas acho interessante que você comunique isso imediatamente à sua companhia aérea para obter deles uma garantia de que você não será impedido de embarcar.

      Um abraço.

  7. bom dia querido

    sabe me dizer se pra ir pra Colombia eu preciso do Certificado Internacional de Vacinação-CIV, de cor amarela do Postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

  8. JANE QUINTILIANO GUIMARAES SILVA on

    olá, Altier,
    as suas orientações e dicas são ótimas.
    Vou a Bogotá, agora, em 12 de fev/2017, para ficar cinco dias, e depois à Cartagena, para ficar 4 dias. Gostaria de saber se é uma boa levar dinheiro em espécie do país. Ou posso me virar bem somente com cartão de crédito e alguns dólares?
    Aguardando seu alô, agradeço e deixo meu abraço.

  9. João paulo dourado on

    Oiii! Eu sou Barista (profissional do café) e estou juntando dinheiro (não sei quando mais ou menos preciso levar pra ficar 1 mês) pra estudar o café que pelo visto é bem caro pela colômbia! Queria saber o melhor roteiro gastronômico/café para fazer e o que você sugere fazer? Tô perdido HAHAHA

    • Altier Moulin

      Oi, João.

      O ideal seria percorrer a região chamada de Triângulo do Café, principalmente as cidades de Armênia, Pereira, Calarcá e Buenavista, onde se se produz o melhor café da Colômbia.

      Um abraço.

  10. Ola Altier. Sou Meire. Comprei seu guia para me orientar melhor na viagem. Estou no site da viva colombia, não vejo a opção de pagamento em dolar, somente em Pesos colombianos, como faço o pagamento no cartão de credito? Quero comprar as passagens aqui no Brasil.

  11. Olá Altier,
    Estou com viagem marcada e paga para o dia 11/09/2017 saindo de São Paulo para Cartagena-Colombia, acontece que meu RG foi emitido em 1998, mesmo estando em perfeito estado de conservação e foto inconfundível me disseram que preciso atualizá-lo é verdade? Posso viajar com este RG pois não dará mais tempo de fazer uma 2 via? Terei problemas na viagem? Estou com minha carteira da febre amarela legalizada. Por favor me responda o mais rápido possível, estou ansiosa. Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi, Valdecira.

      Você pode ter problemas sim, já que a regra é que ele tenha sido emitido há pelo menos dez anos.
      Mas isso depende muito do oficial que fará a abordagem na imigração. Alguns deixam passar sem problema, já, outros, não.
      Por isso sempre falo que o documento de quem viaja é o passaporte. Com ele não existe erro.
      Vamos torcer para você dar sorte. 🙂

      Boa viagem.

Escreva um comentário