Quanto custa viajar para o Egito

46

Atualizado em 17 de dezembro de 2016

Eu estou certo de que, em algum momento, já passou por sua cabeça viajar para o Egito. Terra de segredos milenares e berço de uma das civilizações mais importantes do mundo, o país tem tesouros arqueológicos como o conjunto pirâmides de Guiza, única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda estão de pé. No interior, os templos de Luxor e Abu Simbel são imperdíveis em qualquer roteiro, sem falar ainda das badaladas Sharm el-Sheikh e Alexandria.

No país, a principal porta de entrada é a capital, Cairo, com sua vida agitada, seu trânsito caótico e uma cultura para lá de fascinante. Hoje, anos depois da Primavera Árabe, a cidade ainda respira os ares de uma reconstrução lenta e desordenada. Mesmo assim, visitar o Cairo será uma experiência única.

Então, se você está planejando viajar para o Egito, essas informações são uma verdadeira mão na roda. Todos os custos essenciais para sua viagem estão aqui detalhados para que você monte seu roteiro sabendo quanto deve gastar no Cairo.

Os preços locais estão identificados com a moeda do país, a libra egípcia, descrita pela sigla EGP.

Quanto custa viajar para o Egito

A encantadora paisagem da cidade que cresceu às margens do Rio Nilo.

Quanto custa viajar para o Egito

O lado mais realista da cidade depois da revolução.

Transporte

Como você sabe, um dos itens mais pesados para quem quer viajar para o Egito é a passagem aérea. Em uma busca rápida encontrei passagens por cerca de USD 800, saindo do Aeroporto de Guarulhos com destino ao Cairo. Infelizmente, as promoções para cá não são tão frequentes, então não há muito para onde correr. O jeito é pagar caro ou usar aquelas milhas que estão aí mofando em sua conta.

Avião | A principal companhia aérea do país é a Egyptian Air, que infelizmente não voa para o Brasil. Quando estive no Egito, encontrei voos domésticos bem baratos comprando com antecedência. Então, se o seu tempo por aqui é curto, reserve uma grana a mais para voar de uma cidade para a outra.

Táxi | No Cairo, o meio de transporte mais rápido e eficiente é o táxi, mas é importante saber se o motorista fala outra língua que não seja o árabe. Uma boa opção é sempre solicitar um táxi no hotel.

Uma corrida do aeroporto até o Centro custa em torno de EGP 35. O mesmo preço é cobrado para uma viagem até as grandes pirâmides de Guiza. Se quiser calcular outras rotas, o site Taxi Fare Finder dá uma estimativa de custo bastante real.

Metrô | A capital do Egito é servida por três linhas de metrô que cobrem, atualmente, 77 quilômetros ligando o Cairo aos seus arredores. A linha 3, de cor verde, está sendo ampliada para chegar ao aeroporto. Um tíquete avulso para esse meio de transporte custa EGP 1.

viajar-para-o-egito-01

Mapa do metrô do Cairo.

Ônibus | O Cairo tem um complexo sistema de ônibus e micro-ônibus que ligam a cidade de cabo a rabo. São diversas linhas com preços que variam de EGP 1 a EGP 2.

Usar o transporte público é relativamente seguro, já que o número de furtos e assaltos a turistas no país é baixíssimo. Entretanto, qualquer turista que entrar em uma condução lotada por nativos será muito observado e encarado, algo semelhante ao que acontece nas ruas. Eu explico isso no post Costumes e comidas do Egito.

Quanto custa viajar para o Egito

O complexo trânsito do Cairo.

Hospedagem

A hospedagem é o segundo item que mais pesa no nosso orçamento de quem quer viajar para o Egito, e se você escolher o hotel errado essa conta pode ficar ainda maior. Reservar um hotel que esteja mais perto das atrações que deseja visitar ou perto de uma estação de metrô, por exemplo, é ideal para economizar com transporte.

O Centro do Cairo ainda é uma região bastante procurada por turistas. Aqui estão a Praça Tahrir e o Museu do Cairo. As famosas pirâmides ficam a poucos minutos de táxi. Nessa região, a tarifa dos hotéis varia entre USD 20 e USD 130, dependendo do tipo de acomodação.

Na Garden City, região à beira do Rio Nilo, estão os resorts famosos, ideais para quem pode e quer curtir a cidade com mais conforto. Dê uma olhada na lista de hotéis do Cairo, compare os preços e leia as avaliações. Depois de tirar suas dúvidas, faça a reserva.

Alimentação

Comer no Cairo é uma aventura e tanto. Nem sempre os cardápios estão traduzidos para outros idiomas além do árabe, então decidir o que comer nessas horas é um pouco aflitivo. Na região dos hotéis, é mais fácil encontrar lanchonetes e restaurantes com cardápio bilíngue.

Um café da manhã na cidade do Cairo varia entre EGP 10 e EGP 23. No almoço, você vai pagar entre EGP 16 e EGP 30. Na hora do jantar, os valores sobem para EGP 26 e EGP 48. Lembre-se que para esses preços considerei um perfil econômico, mais moderado, sem muitas extravagâncias.

Um Big Mac no Cairo custa EGP 16,93. Anote isso, pois um fast food poderá salvar sua vida no país.

Quanto custa viajar para o Egito

Comer no Egito não é fácil.

viajar-para-o-egito-03

A não ser quando o cardápio é bilíngue.

Passeios

Agora é que são elas. Se você é um tipo de viajante mais independente, pode se dar bem e economizar algumas libras nos passeios, evitando comprar os pacotes vendidos por agências de turismo meio fajutas que veem no turista uma presa fácil. Se não tiver outra escolha, negocie o preço e ele vai cair bastantes. Independentemente de sua escolha, jamais se esqueça que não dar gorjeta no Egito é um gesto de ofensa. Então, se alguém lhe prestou um serviço – seja ele qual for –, pague um pouco a mais.

A principal atração da região são as pirâmides de Guiza e, como já falei, um táxi do Centro para cá custa algo em torno de EGP 35. A entrada na área das pirâmides custa EGP 80, e para visitar o interior da pirâmide maior você paga EGP 200.

O passeio a cavalo pelas pirâmides custa EGP 200, para duas horas de cavalgada com guia, e uma volta rápida de camelo pode custar até EGP 250, por cerca de 30 minutos.

Uma visita ao Museu do Cairo custa EGP 75, mas se você quiser ver a sala das múmias terá que pagar mais EGP 100.

A entrada no complexo de Saqqara, onde estão as primeiras tentativas de construir uma pirâmide, custa EGP 80, e uma visita ao complexo de Mênfis, área também reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, custa EGP 40.

Se for seguir para o interior do país, uma viagem no trem turístico até Luxor custa USD 60, em cabine dupla, e USD 80, em cabine privativa. As duas opções incluem jantar e café da manhã.

Quanto custa viajar para o Egito

Uma volta de camelo nas pirâmides pode custar EGP 250.

Quanto custa viajar para o Egito

Uma visita completa ao Museu do Cairo não sai por menos de EGP 175.

Visto

Brasileiros precisam solicitar o visto antes de viajar para o Egito. Antigamente isso podia ser feito na chegada ao aeroporto, mas as regras mudaram e você precisa fazer isso ainda no Brasil. As taxas para o visto variam de R$ 115 a R$ 230, e todo o processo eu explico com detalhes no post Como solicitar o visto para o Egito.

Quanto custa viajar para o Egito

Agora que você está com todas as informações necessárias e já sabe quanto custa viajar para o Egito, você pode planejar sua viagem e montar o seu orçamento.

Na tabela abaixo eu organizo os principais gastos, lembrando que a cotação da moeda egípcia é a da data de publicação deste post, e que os preços levaram em conta um estilo econômico de viagem, mas sem chances para perrengues.

Para consultar o câmbio atualizado, é só acessar a página do Banco Central.

LIBRA EGÍPCIA

REAL

HOSPEDAGEM
Hostel no Centro

USD 20

76,20

Hotel no Garden City

USD 130

495,30

ALIMENTAÇÃO
Café da manhã

10

4,20

Almoço

16

6,72

Jantar

26

10,92

TRANSPORTE
Táxi até o Centro

35

14,70

Tíquete de Metrô

1

0,42

Passagem de ônibus

1

0,42

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Pirâmides de Guiza

200

84

Museu do Cairo

175

73,5

Pirâmides de Saqqara

80

33,60

Sítio de Mênfis

40

16,80

Viagem até Luxor

USD 60

226,60

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

46 Comentários

  1. Adorei seu blog, e esta me ajudando muito, pois vou agora em maio pra la.
    Quantos dias voce acha que seriam ideais para fazer Cairo e Luxor?? Turismo basicao, pois meu foco mesmo vai ser a Turquia.

    • Altier Moulin

      Oi Junior,

      Dois ou três dias em cada cidade dá pra conhecer o básico, como você diz: pirâmides e principais templos estarão garantidos.

      Um abraço.

    • Olá, Altier!

      Pretendo ir ao Egito agora em junho e vou ficar na casa de um conhecido meu de lá no Cairo. Esta é minha primeira viagem pra fora do Brasil. Quanto em dinheiro você acha o ideal para eu levar e por qual moeda eu devo trocar o real?

      Aguardo sua orientação.

      Obrigado!

      • Altier Moulin

        Oi Maria Salete,

        Você deve levar dólares e lá trocar pela moeda local, a libra egípcia. Infelizmente não sei dizer o quanto de dinheiro você deve levar, porque isso varia muito de pessoa pra pessoa.

        De qualquer forma, você deve se informar muito antes de ir, pois mulheres desacompanhadas podem passar por apuros no Egito.

        Um abraço e boa viagem!

  2. Olá Altier!
    Primeiramente Parabéns as dicas são sensacionais!
    Minha preocupação é com a segurança, como vc avalia que estão as coisas para os turistas no Egito atualmente, pretendo ir em outubro desse ano!
    Até pensei em ir com a Ethiopian airlines além de ser barata não passa pelo mediterrâneo evitando assim a Síria e o EI.
    Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Miguel,

      De forma geral, toda essa região vive sob um clima de suspense. No Egito, o exército ainda ocupa algumas áreas e há conflitos isolados. Geralmente, locais turísticos são mais policiados e mais seguros. Infelizmente, algumas áreas só podem ser visitadas em comboio. Apesar disso, sempre será bom visitar essa terra.

      Um abraço.

  3. Boa noite, gostei demais das suas dicas! Estou querendo ir muito no Egito ano que vem, mas vou só! Vi no post acima que mulheres desacompanhadas podem passar por apuros… Quais seriam? Pretendo ficar no Cairo 4 dias e depois fazer o Cruzeiro pelo Nilo para conhecer outros lugares! Abraço

  4. Lucas Santa Clara on

    Olá, Eu tenho 20 anos e pretendo viajar sozinho, tenho um inglês mt básico, mas sou mt bom em relações com pessoas, interagir e tals, será q posso me dá bem nessa viagem solo ? Qual sua opinião. Agradeço desde já.

  5. Gostei muito e gostaria de saber mais em tempo atual, qual o melhor caminho a ser tomar, para um passeio curto com um único objetivo ver a piramide de Guiza. Quem não usa o inglês se contrata guia é caro?

  6. Margareth Pellizzari on

    Olá. Estou lendo tudo que é possível na Internet sobre o Egito. Meu sonho desde criança e acho que vou conseguir realizar no início de 2017.
    Como é a chegada ao aeroporto do Cairo? É possível fazer o visto lá mesmo na hora da chegada? O que eles perguntam? Eles perguntam se temos uma quantia em dinheiro vivo como garantia para permanência no país por alguns dias? Pedem referências como nome e telefone de amigos egípcios?
    Agradeço e parabenizo a tua página e a grande ajuda que você presta aos marinheiros de primeira viagem.
    Abraços.

  7. Olá! Meu nome é Mirelli e moro em SC. Meu sonho é conhecer o Egito. Planejo todos os anos e por causa da falta de Cia acabo desistindo por receio de ter d ir sozinha!. As grandes agências são caras demais. Abraço

    • Altier Moulin

      Oi, Marcia.

      Para mulheres que visitam o Egito, o mais importante é cobrir os joelhos e os ombros. Claro, não mostrar a barriguinha também é uma regra. O véu não é obrigatório.
      Pode ter certeza que em Dubai as restrições são bem maiores. 😉

      Um abraço.

  8. Boa noite Altier,
    sera que e facil conseguir guias que falam português lá?
    vi uma agencia que oferece o serviço, que ja vem incluido no hotel, seria melhor procurar esse tipo de serviço lá?

Escreva um comentário