Conheça as agradáveis praias de Palmas

4

Atualizado em 23 de janeiro de 2017

Muito distante do mar e sob um sol enlouquecedor, a capital do Tocantins tem os seus meios para aliviar o calor. No imenso lago formado pela represa da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães estão as praias de Palmas, e eu lhe garanto que você vai gostar muito disso aqui.

Das mais urbanas às mais afastadas do centro, daquelas que já receberam mais infraestrutura às recém-abertas para a população, as praias de água doce de Palmas são agradáveis e cheias de mordomias: quem não gosta de sentar em uma barraca à beira-d’água e ali desfrutar de uma boa comida?

Então, se você está vindo ao Tocantins para visitar o Jalapão, eu sugiro separar pelo menos dois dias para conhecer e desfrutar das praias de Palmas, a caçula das capitais brasileiras.

As praias de Palmas

Praia da Graciosa | Apesar de ser a praia mais famosa da cidade, raramente você vai encontrar um palmense tomando banho aqui. É que o balneário preferido de quem vive em Palmas, atualmente, é a Praia do Caju, que fica depois da Praia do Prata.

Na Graciosa, turistas e moradores preferem fazer uma caminhada no fim do dia para ver o belíssimo pôr do sol sobre o Rio Tocantins, e para beber uma cerveja nos bares flutuantes que funcionam por aqui.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

A paisagem da Praia da Graciosa, a mais famosa de Palmas.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

No fim do dia, muitos moradores aproveitam as areias da praia para passear e se exercitar.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Seria o pôr do sol mais bonito do Brasil?

Praia das Arnos | Essa é uma praia bastante popular. Cheia de barracas e restaurantes, ela é pouco frequentada por turistas. Quando estive em Palmas, os comentários que ouvi eram de que ela é a preferida de quem vive na periferia da cidade.

Praia da Prata | Essa é a praia mais procurada da cidade. Como fica mais afastada do centro, a única forma de chegar aqui é de carro. Na margem do lago, várias barracas colocam suas cadeiras praticamente dentro d’água e isso é um convite para você passar horas e horas aqui se refrescando enquanto come um peixe frito.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

O ambiente da Praia do Prata.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

A imensidão de água da represa formada pela hidrelétrica.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Quem não gosta de se refrescar assim?

Praia do Caju | Recentemente aberta ao público, essa praia fica mais afastada do centro e ainda é pouco estruturada. Talvez seja por isso que quem mora na capital tocantinense goste tanto de vir aqui.

Praia dos Buritis | Quando estiver em Palmas, é possível que você ouça falar desta praia, mas ela fica em um condomínio fechado e o acesso é restrito.

Ilha do Canela | Essa ilha artificial fica no meio do lago que se formou no Rio Tocantins e se eu fosse você, jamais deixaria de dar um pulo aqui. Há barcos que fazem a travessia e você vai adorar se refrescar no rio enquanto aprecia a beleza da capital que emerge no horizonte. Para saber mais, leia Ilha do Canela, o pequeno oásis de Palmas.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Um imperdível mergulho na Ilha do Canela.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Algumas barracas da Ilha oferecem mesas assim, dentro d’água.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

O transporte que nos leva até a ilha.

Planeje seu passeio pelas praias de Palmas

Quanto custa | O transporte nas embarcações que nos levam à Ilha do Canela custa R$ 25, ida e volta, por pessoa. Você pode pagar em dinheiro ou em cartão de crédito e débito.

Quando ir | Em Palmas, faz calor durante todo o ano, mas outubro é o mês mais quente. As chuvas são mais frequentes de novembro a abril, mas são raros os dias de chuva constante.

Dá para visitar a Ilha do Canela todos os dias. De segunda a sexta, a última embarcação sai da ilha às 16h. Nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h.

Como chegar | Você consegue chegar à maioria das praias usando o transporte público. A linha 10, por exemplo, nos leva até a Praia da Graciosa. O valor da passagem é R$ 3 e você pode consultar itinerários e horários neste site. Você também pode fazer caminhadas, mas, com o calor que faz aqui, isso pode ser muito desgastante.

As embarcações que nos levam à Ilha do Canela saem do porto que fica na Praia da Graciosa. Aqui, há um quiosque onde você pode se informar e chamar um barquinho.

Onde ficar | Em Palmas, eu me hospedei no MAC Hotel. Inaugurado recentemente, ele fica no centro, bem perto da Praça dos Girassóis, e tem quartos confortáveis e equipados com ar-condicionado – item essencial no Tocantins – televisão e internet. O café da manhã é básico, mas saboroso. Outro fator importante é que o preço das diárias cabe no nosso bolso. Se preferir, consulte outras opções de hospedagem na cidade.

O que levar | Como aqui faz sol praticamente o ano inteiro, é indispensável trazer protetor solar, roupas leves e um boné ou chapéu.

Minha viagem a Palmas teve o apoio de Cerrado Dourado.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário