Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

6

Atualizado em 30 de junho de 2017

Vitória, a capital do Espírito Santo, é uma cidade abençoada pelo mar. Rodeada por águas, aqui você tem várias opções para se refrescar no calor do verão, quando os termômetros chegam bem perto dos 40 graus. Então, se você quer explorar novas áreas desta terra capixaba, vá conhecer as praias da Ilha do Frade.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA ILHA DO FRADE

Antes de prosseguir, entenda melhor essa ilha-bairro. Ligada a Vitória por uma pequena ponte, a Ilha do Frade é a região mais nobre da cidade, e um estudo realizado pelo IBGE, em 2010, mostra que esse é o bairro onde os moradores têm a maior renda de todo o país.

Alguns sinais dessa riqueza são os jardins bem cuidados, as praças arborizadas e o lago que atrai muitas aves para cá. Além disso, a única entrada do bairro é vigiada 24 horas por policiais militares, e em cada esquina você verá uma mansão mais linda que a outra: aqui está o metro quadrado mais caro do Espírito Santo.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

O lago que enfeita a Ilha do Frade.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

Você vai encontrar várias espécies de animais pela ilha.

Antes que você pergunte, eu explico que a ilha tem esse nome porque aqui começou a ser construído um mosteiro dos Frades Beneditinos, mas, infelizmente, as ruínas foram demolidas há alguns anos.

Também é importante que você saiba que toda a ilha é protegida ambientalmente, por isso não suje as praias, nem o mar e respeite os animais que vivem aqui, como as tartarugas-marinhas.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

As ruínas do antigo Mosteiro. Foto: Desconhecido.

As praias da Ilha do Frade

A Ilha do Frade tem sete praias, mas nem todas, infelizmente, estão abertas ao público. Além das enseadas, você pode ainda conhecer mirantes e caminhar pelo píer da ilha, que tem uma vista muito linda para a Ilha do Boi e para a Praia Curva da Jurema.

Praia da Ilha do Frade | Essa praia fica logo na chegada da ilha e passou a ser mais procurada para banho nos últimos anos. Cortada pela avenida de acesso à Ilha, do lado esquerdo da praia, vários barquinhos de pescadores ficam ancorados e, por isso, o lado direito é mais indicado para banhistas.

As águas da Praia da Ilha do Frade são calmas, quase sempre transparentes e sem ondas fortes. Não há barracas, bares ou restaurantes por perto, apenas alguns vendedores ambulantes que passam de vez enquando.

Eu prefiro essa praia no fim do dia para ver o movimento das pequenas ondas com com vista para a Ilha do Boi, a Terceira Ponte, o Morro do Moreno e o Convento da Penha.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A Praia da Ilha do Frade.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A paisagem da praia com vista para a Terceira Ponte e o Convento da Penha.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

Os barquinhos são uma herança dos pioneiros pescadores.

Praia das Castanheiras | Essa é minha praia preferida na Ilha do Frade. Há alguns anos, ela era pouquíssimo visitada, mas tem ficado mais famosa  e, por isso, não tem mais aquele clima bucólico de antigamente. Mesmo assim, eu lhe garanto que você vai adorar esse lugar: na sombra das castanheiras – que dão nome à praia – ou no mar de água transparente, você vai torcer para que o tempo passe devagar.

Uma das atividades muito interessantes para você fazer por aqui é mergulhar de esnórquel: nas rochas que ficam na lateral e no meio da praia se abrigam comunidades de peixinhos coloridos e até tartarugas-marinhas são vistas aqui com frequência.

Para chegar à Praia das Castanheiras você tem que seguir até o final da Rua Placidino Passos e descer a escadaria que fica à direita. Não há barracas ou quiosques, mas é comum encontrar vendedores ambulantes nos finais de semana e durante as férias escolares.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A minha praia preferido na ilha.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

É comum ver aventureiros saltando das pedras.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A água é calma e transparente.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A pequena enseada é rodeada por casarões.

Praia da Barreira | O grande barato dessa praia é relaxar debaixo dos coqueiros ouvindo aquele barulhinho agradável do mar. As pequenas ondas que chegam à enseada não tiram a tranquilidade da Praia da Barreira, que tem águas transparentes e relaxantes. Se quiser aproveitar a vista, caminhe pelas trilhas de pedras nas laterais.

Aqui, não há barracas, bares ou restaurantes, mas também é comum encontrar vendedores ambulantes. De forma geral, os preços praticados na Ilha do Frade são um pouco mais altos do que os de outras praias de Vitória. O aluguel de uma cadeira de praia, por exemplo, custa R$ 15.

Para chegar a essa praia você deve seguir até o final da Rua Dr. Homero de Souza Costa e descer a escadaria que fica à direita.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

A Praia da Barreira.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

Caminhando pelas pedras você vê o Mestre Álvaro, montanha que fica na cidade de Serra.

Conheça as lindas praias da Ilha do Frade

As pequenas ondas não tiram a tranquilidade da praia.

Programe seu passeio pelas praias da Ilha do Frade

Quando ir | A Ilha do Frade é muito indicada para famílias, já que as praias são calmas e rasas. Durante as férias de verão, elas costumam ficar bastante movimentadas, mas nos dias de semana você terá mais tranquilidade. Como em Vitória sempre faz calor, é possível conhecer as praias da Ilha do Frade durante todo o ano.

Como chegar | O acesso à Ilha do Frade é feito pela Praia do Canto, um bairro de Vitória. Entre as praças dos Namorados e dos Desejos fica a ponte Desembargador Paes Barreto. De ônibus, você pode pegar as linhas 214, 031, 031A e 073S, mas vale lembrar que nenhuma delas entra no bairro. Portanto, você deverá caminhar do trevo da Ilha do Frade até às praias. O Uber funciona perfeitamente na capital capixaba.

Onde ficar | Se você quiser um hotel bem perto desta área, escolha uma das boas opções da Praia do Canto, um dos melhores bairros de Vitória. Caso precise, você pode consultar todas as opções.

O que levar | Não se esqueça do protetor solar, de uma toalha, de água e de lanches, já que as praias não tem infraestrutura adequada.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

6 Comentários

Escreva um comentário

Inline
Inline