Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

0

Atualizado em 30 de junho de 2017

A Playa Pilar é considerada a praia mais linda de Cuba e não é por acaso que ela também está na lista das dez melhores praias do Caribe. Os motivos que levam Pilar a ser consagrada pelos guias de viagem mais famosos do mundo, eu vi antes mesmo de colocar o pé na areia: da passarela que fica logo depois da pista de asfalto, já dá para ver o que nos espera.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

Antes mesmo de chegar à praia, já da pra ter uma ideia do que nos espera.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

A praia mais linda de Cuba.

Sem muitas ondas, o mar é tingido por tons de azul e verde transparente, e em alguns momentos, a gente tem a impressão de estar em uma piscina aquecida de tão limpa e quentinha que é a água. As dunas de areia clarinha, fina e fofa completam o cenário dos sonhos.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

Mar ou piscina?

Playa Pilar é assim porque mantem certa distância de hotéis e resorts. Ela fica no extremo norte de Cayo Guillhermo, em uma área protegida chamada Jardines del Rey, e o hotel mais próximo é o  Iberostar Playa Pilar, que pode ser visto no canto direito da praia.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O lado direito da praia com o Iberostar Playa Pilar ao fundo.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O lugar perfeito para suas férias.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

A água é incrivelmente limpa e quentinha.

Cayo Guilhermo é ligada a outra ilhota, Cayo Coco, por uma rodovia construída sob protesto de ambientalistas. Uma coisa que você vai perceber logo que chegar aqui é que não há uma cidade em Cayo Guillermo, não há cubanos vivendo aqui: eles moram fora da área turística e chegam apenas para trabalhar. Isso faz com que a vida na ilha se resuma às atividades nos resorts e nas praias.

Infraestrutura da praia

A Playa Pilar fica a 250 metros da avenida principal de Cayo Guillermo, onde param os ônibus que percorrem a ilha. A caminhada até a praia é feito em uma passarela suspensa que protege a vegetação de restinga.

Na areia, você pode alugar cadeiras e palapas – camas em barracas de madeira – para repousar, já que não há árvores ou coqueiros para nos oferecer sombra. O aluguel varia de CUC 2 a CUC 10.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O acesso é feito por uma passarela de 250 metros.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O Rancho Playa Pilar tem comida e bebida pertinho da praia.

Há um restaurante chamado Ranchon Playa Pilar que serve refeições, lanches rápidos e bebidas a um preço justo. O Coco Loco é um bar que serve vários tipos de coquetéis, entre eles o famosos Saoco, feito de água de coco, suco de lima, rum e gelo, servidos no próprio coco.

Aqui, há também uma barraca que aluga equipamentos como esnórquel e caiaques. Eles também organizam a excursão até Cayo Media Luna.

Cayo Media Luna

A pouco mais de um quilômetro da praia, Cayo Media Luna é outra pequena ilha que pode ser visitada durante sua passagem por Cayo Guillermo. Essa praia, que serviu de refúgio do ex-ditador Fulgêncio Batista, tem o mesmo padrão da Playa Pilar e, aqui, você pode alugar caiaques para navegar pelas águas tranquilas enquanto observa o fundo do mar.

As agências que funcionam na maioria dos resortes organizam excursões diárias para cá. A maioria inclui transporte em catamarã, almoço e equipamento de esnórquel e custa CUC 25.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

Dá para ver Cayo Media Luna no horizonte da praia.

Planeje sua visita a Playa Pilar

Quanto custa | O aluguel da cadeira na sombra das barracas custa CUC 2. Para alugar uma cama, você paga CUC 10 e tem direito a três bebidas. O passeio de catamarã até Cayo Media Luna custa CUC 25. Entenda como funciona o câmbio em: Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

Quando ir | O clima de Cuba é subtropical. Na prática, isso significa que o céu é ensolarado praticamente o ano todo e o clima é agradável, por causa do vendo fresco e úmido que sopra do Oceano Atlântico. Os meses mais quentes são de junho a agosto, e a temporada de furacões começa em junho e vai até novembro. Veja outros detalhes em: Escolha quando viajar para Cuba.

Como chegar | Não há muitas opções para chegar a Cayo Guillermo saindo de Havana. Nessa terra onde o turismo ainda é concentrado na mão do governo, o transporte é caro e é difícil conseguir informação sobre preços e horários.

Basicamente, suas opções serão: pagar caro em um voo até Cayo Coco, ilha vizinha a Cayo Guillermo; desembolsar, no mínimo, CUC 300 em um táxi; ou correr atrás de um ônibus. Tudo isso eu explico em: Como chegar a Cayo Guillermo.

Para chegar à Playa Pilar, a melhor opção é usar o ônibus panorâmico que circula entre Cayo Guillermo e Cayo Coco. A passagem com validade de um dia custa CUC 5 e você pode descer e subir no ônibus quantas vezes quiser.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O ônibus que percorre as ilhas de Jardines del Rey.

Onde ficar | Em Cayo Guillermo, as únicas opções são os muitos resorts que se espalham pela ilha. Operando no esquema all inclusive, marcas famosas como Iberostar e Meliá também estão por aqui. Eu explico qual deles escolher em: Onde se hospedar em Cayo Guillermo.

O que levar | Na Playa Pilar há restaurantes que vendem refeições e bebibas. Uma águia pequena, aqui, custa CUC 1. Eu aconselho que você traga um chapéu ou boné, óculos de sol e protetor solar.

Visto e documentos | Brasileiros necessitam de visto para entrar em Cuba. Além disso, você vai precisar do seguro viagem, do certificado de vacinação contra febre amarela e do comprovante de onde ficará hospedado. Eu explico esses detalhes em: Como comprar o visto para Cuba.

Informações importantes | Cuba é um país muito peculiar e ainda pouco conhecido em sua diversidade. Muito mais do que é divulgado na mídia, o país possui regras próprias e bem diferentes do resto do mundo: como ter uma moeda exclusiva para turistas. Antes de viajar, eu sugiro que você leia: Viagem a Cuba: informações essenciais.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

Inline
Inline