Pesquisar
Close this search box.

Conheça a Pequena África, no Centro do Rio: berço do samba

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Bem pertinho na Zona Portuária do Rio de Janeiro, fica a Pequena África. Este é um reduto de negros que, há séculos, vivem nessa região carioca.

Com suas ruas estreitas, prédios ainda decadentes e muros grafitados, hoje, essa área é, também, um dos mais atraentes espaços boêmios da cidade.

Historiadores contam que, logo  depois que o comércio de escravos foi proibido  no país e, mais tarde, com a abolição da escravidão no Brasil, essa área passou a ser procurada por negros de várias regiões.

Nessa espécie de quilombo, eles empregaram sua cultura, suas memórias e, principalmente, expressaram sua liberdade.

Num passeio que dura metade de um dia, você pode caminhar pelo Largo São Francisco da Prainha. É aqui que está a capela que dá nome ao lugar.

Há também alguns dos bares mais concorridos da região, como o Angu do Gomes, famoso pelos pastéis de polenta.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Berço do samba

Mais para frente, você vai encontrar a Pedra do Sal. Aqui, apesar de não terem certeza, dizem ter nascido o samba, ritmo que virou um forte traço da identidade e da cultura brasileira.

Ainda hoje, há rodas de samba que celebram a negritude do bairro, e a segunda-feira é o dia mais concorrido.

Na Pequena África o Carnaval também é tradição. Aqui, se destacam o bloco Escravos da Mauá, que sai na sexta e no domingo, e a escola de samba Vizinha Faladeira.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Mas a Pedra do Sal não é apenas sinônimo de alegria. Seus degraus, esculpidos a mão pelos escravos, eram usados por negros que carregavam o sal do porto para os armazéns.

Nas paredes de seu entorno, protestos lembra que ainda estamos muito longe de ser um país livre do racismo e da intolerância.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Subindo o Morro da Conceição, a gente vai percebendo como a comunidade está organizada.

Numa caminhada de cerca de meia hora, passamos por mirantes e descemos pelo Jardim Suspenso do Valongo até chegar ao Cais do Valongo e da Imperatriz.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Todas essas construções foram erguidas por escravos, e era também aqui na região do porto que eles passavam o período de quarentena nas Casas de Engorda, onde ganhavam peso antes de serem vendidos.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Seguindo nosso roteiro pela memória negra do Rio de Janeiro, chegamos ao Instituto Pretos Novos. A história desse lugar é simplesmente fantástica, e eu acredito que você já tenha ouvido falar a respeito: uma senhora decide reformar o piso de sua casa, mas durante a obra são encontradas dezenas de ossadas.

Mais tarde, pesquisas mostraram se tratar de um antigo cemitério de escravos que ocupada praticamente um quarteirão inteiro.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Transformada em museu, hoje, você pode visitar a casa e ver de perto como andam as pesquisas arqueológicas desenvolvidas no lugar.

Porém, muito mais do que desvendar o segredos do passado, o Instituto trabalha para conscientizar a sociedade de que, por mais que tenhamos evoluído, o caminho ainda é longo.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Como visitar a Pequena África

Quanto custa

Todo o trajeto é feito gratuitamente, mas se você quiser saber mais sobre cada lugar, eu sugiro contratar um guia.

Quem me acompanhou foi o Leandro, um professor que conhece muito bem a história desse lugar. Para contatá-lo, ligue (21) 9 8675-2044 ou escreva para leandrom.machado@uol.com.br.

Quando ir

É possível visitar a Pequena África todos os dias do ano. Nas segundas-feiras, a roda de samba da Pedra do Sal fica lotada e moradores comercializam bebidas e petiscos nas calçadas.

Durante a semana, algumas casas se abrem para oferecer produtos artesanais fabricados por moradores.

Eu fiz esse passeio à tarde e não me senti inseguro, mas é bom evitar ostentar objetos de alto valor.

O Instituto Pretos Novos funciona de segunda a sexta, das 11h, às 18h, e nos sábados das 11h às 14h. A entrada é gratuita. Para saber mais, consulte a página do museu.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Como chegar

Uma das grandes novidades dessa área é o VLT, uma espécie de bondinho moderno que nos leva até as principais atrações do Boulevard Olímpico. Se estiver nesta área, você pode descer na Estação dos Museus e caminhar até a região da Pequena África.

De trem, uma boa opção é descer na Central do Brasil e seguir caminhando. Nesse sentido, seguindo pela Rua Senador Pompeu, você chegará ao Jardim Suspenso do Valongo. O Uber funciona bem no Rio de Janeiro.

Onde ficar

Eu me hospedei no Belga Hotel. Ele fica no Centro, bem perto das principais novas atrações do Rio, nos arredores do Boulevard Olímpico. A ideia do Belga Hotel é compartilhar o estilo de vida belga com o público através da comida, dos hábitos e do atendimento.

→ Onde ficar em Ipanema, no Rio

Os quartos são compactos, mas muito bem aproveitados, e as áreas comuns servem para que os hóspedes interajam mais entre si e com os funcionários do hotel. Se quiser saber mais, consulte as tarifas e faça sua reserva.

Conheça a Pequena África no centro do Rio de Janeiro

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *