Planeje o que ver e fazer em Búzios

2

Atualizado em 30 de junho de 2017

Esta cidade, que evoluiu de uma pequena vila de pescadores, é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro. Cheia de praias belíssimas, com uma vida noturna agitada e muitas boas opções de atividades, será fácil decidir o que ver e fazer em Búzios.

Seja para passar um final de semana, um feriado prolongado ou para suas férias anuais, essa cidade – e toda a Região do Lagos – é ideal para quem gosta de sol, mar e gente bonita. Eu já até expliquei um pouco sobre isso em: Região dos Lagos: Cabo Frio, Búzios e Arraial.

Exposto ao mundo depois que a atriz francesa Brigitte Bardot passeou por suas praias, em 1964, o vilarejo de Armação de Búzios viu sua vida mudar ao passo que os turistas chegavam. Desde então, abreviou seu nome para Búzios, mas ainda preserva um tanto de sua melhor característica: a vida bucólica de seus habitantes convive bem com os estilos mais ecléticos de viajantes do mundo inteiro.

O que ver e fazer em Búzios

O incrível mar de Búzios.

O que fazer em Búzios

Praias | O mar desse balneário é, sem dúvida, uma dádiva divina e, por mais que bater pernas pelas ruas da cidade seja irresistível, são suas 23 praias que vão ocupar a sua lista do que ver e fazer em Búzios. Das mais calmas às mais agitadas, aqui você vai achar uma que seja perfeita para você.

A minha preferida é João Fernandes, que sempre está cheia de gringos, especialmente argentinos. Depois, vem Azeda, famosa por ser a favorita de Brigitte Bardot, e Azedinha, rodeada de pedras e com poucas ondas.

O que ver e fazer em Búzios

A praia Azeda e eleita por Brigitte Bardot.

O que ver e fazer em Búzios

A minha favorita: João Fernandes.

Geribá é mais popular e tem bares com som alto tocando música eletrônica e os sucessos mais atuais. Então, se você estiver a fim de silêncio, esta não é a melhor praia. Se sossego é o que você procura, vá para José Gonçalves, que fica um pouco mais afastada.

A Rasa é linda e tem uma faixa de areia extensa, ideal para caminhadas. Já a Brava é a preferida dos surfistas por causa das ondas. A Ferradura e a Ferradurinha são bem calmas, ideais para quem está com crianças e para quem gosta de esportes como stand up e caiaque.

O que ver e fazer em Búzios

A calmaria da Ferradurinha.

Pra quem é adepto do naturalismo, a Olho de Boi é a única praia da região onde é proibido usar roupa. Como ela fica mais afastada e não dá para chegar aqui de carro, uma dica é trazer água e um lanche, pois nem sempre há vendedores ambulantes por aqui.

Há várias maneiras de conhecer as praias de Búzios. De Trolley, a caminhonete de caçamba aberta percorre 12 praias em duas horas, fazendo paradas em pontos estratégicos. De escuna, há alguns passeios que você pode fazer para percorrer algumas das praias mais queridas da cidade. Veja algumas opções.

O que ver e fazer em Búzios

A mar de Búzios e seus contornos.

Orla Bardot | Na vila de Armação de Búzios você tem o casamento perfeito entre a agitação da Rua das Pedras, repleta de lojas de grife, bares e boates, e a beleza natural do lugar. Aqui, aproveite para registrar uma foto com a estátua da atriz que divulgou ao mundo o balneário mais charmoso do Brasil.

O que ver e fazer em Búzios

A Rua das Pedras.

Aqui, também está o Monumento Os Três Pescadores. Considerada uma das esculturas mais originais do mundo, ela homenageia a comunidade pesqueira de Armação, e tirar uma foto aqui é algo que, definitivamente, você precisa fazer em Búzios.

O que ver e fazer em Búzios

O Monumento Os Três Pescadores.

Depois de caminhar pela Orla Bardot, no fim de tarde, não deixe de experimentar um crepe no Chez Michou. São tantas variedades e saborosas tentações que você vai querer voltar. Outra boa opção é o Buda Beach Búzios, que tem visual elitizado e cardápio caro, mas se você quer ver e ser visto, esse é o lugar.

O que ver e fazer em Búzios

O entardecer na Orla Bardot.

Balada | Para curtir a noite, há muitas opções interessantes em Búzios. De casas noturnas que recebem DJ’s internacionais a pequenos pubs alternativos, tudo acontece nos arredores da Rua das Pedras. Aqui, o destaque é a Privilège, que tem um excepcional deque de frente para o mar. Mas, claro, os preços são bem salgados, a começar pelo valor da entrada, que varia de acordo com a festa, mas sempre gira em torno de R$ 100.

Aqui ao lado, funciona a Luv, onde festas animadas reúnem gente bonita e descolada. Porém, se o seu negócio é algo mais tranquilo e econômico – se bem que em Búzios nada é barato -, vá ao Pátio Havana, que tem shows de jazz e MPB.

O que ver e fazer em Búzios

A mais famosa casa noturna de Búzios. Foto: Divulgação.

Planeje sua viagem a Búzios

Quando ir | O clima em Búzios é bem atípico por causa de seus aspectos geográficos: sem montanhas e com ventos constantes. Para você ter uma ideia, a média de dias de sol aqui é cerca de duas vezes maior do que na cidade do Rio de Janeiro.

Os meses mais chuvosos vão de outubro a janeiro, já o período seco vai de junho a agosto. No verão, as temperaturas chegam a 30 graus e, no inverno, a média é de 21 graus.

Como chegar | Búzios fica a 180 quilômetros do Rio de Janeiro. De carro, a viagem começa pela BR-101, segue pela Ponte Rio-Niterói, até a entrada de Rio das Ostras, onde você deve entrar à direita.  Há cobrança de pedágios neste trecho.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, a 25 quilômetros. A Gol e a Azul têm voos requentes para cá. De ônibus, a Viação 1001 tem passagens saindo de São Paulo e do Rio.

De cruzeiro, há muitas embarcações que fazem parada em Búzios. Em 2010, eu fiz um roteiro que incluía paradas em Vitória, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e, claro, Búzios. Ao todo, eu estive na cidade por quatro vezes.

Para circular na cidade, você pode usar as vans que percorrem as ruas principais. Táxis também nos levam às praias e são, relativamente, baratos. Uma corrida da Rua das Pedras até minha praia favorita, João Fernandes, por exemplo, custa cerca de R$ 20. Outra boa opção para ir de uma praia a outra é usar o Táxi Marítimo, uma lancha que, geralmente, sai da Praia dos Ossos.

Claro que vai ficar mais fácil planejar o que fazer em Búzios se você estiver de carro. Uma ótima opção é alugar um buggy em uma das locadoras locais, mas esteja certo de que estacionar na alta temporada não será tão fácil quanto gostaríamos.

Onde ficar | Agora que você já sabe o que fazer em Búzios, é hora de escolher onde ficar. A cidade é bastante eclética no quesito hospedagem. Aqui, você vai encontrar hotéis de luxo e pousadinhas confortáveis, rústicas e bem mais baratas, e até casas alugadas pelo Airbnb.

No verão, quando tudo fica lotado de gente, você vai ouvir pessoas conversando em vários idiomas diferentes em todas as partes. Por isso, é sempre bom fazer sua reserva com antecedência. Veja outras dicas em: Onde se hospedar na Região dos Lagos.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Ola muito bom seu blog forma explicativa e detalhista importante pra quem nunca conheceu a região. Obrigado por compartilhar grande abraços sucesso nesta jornada.

Escreva um comentário

Inline
Inline