Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em La Paz: 12 programas da capital da Bolívia

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

É impossível conhecer tudo que a capital boliviana tem de bom em uma única viagem – lembrando que a Bolívia tem duas capitais: a capital constitucional é Sucre. Mas dá para ver um pouco de suas diferentes faces seguindo esta lista com 12 programas para fazer em La Paz.

Um rápido passeio pelas ruas da cidade e já conhecemos o básico de La Paz. As praças, como a Murillo, onde estão os prédios do Congresso e do Governo Nacional, e a do Obelisco, que lembra os heróis da Guerra do Pacífico. Além de igrejas como a de São Francisco, uma das principais da cidade, estarão no seu roteiro.

Além disso, La Paz, bem como toda a região que a cerca, é cheia de opções para você estar em contato com a natureza. Aqui, você pode descobrir mais as origens arqueológicas e, até mesmo, esquiar na maior pista de neve do mundo.

BREVE HISTÓRICO DE LA PAZ

A cidade de Nuestra Señora de La Paz foi fundada, em 20 de outubro de 1548, por Dom Alonzo de Mendonza, enviado à Bolívia pelo rei da Espanha para acabar com a disputa que havia entre Francisco Pizarro e Diego de Almagro.

Segundo historiadores, a cidade foi estabelecida em outro local, a alguns quilômetros de onde hoje está. Porém, um chefe da igreja convenceu Dom Alonzo de Mendonza a mudar a cidade para o vale onde, atualmente, se encontra o Centro de La Paz.

Para convencer o fundador de La Paz, o chefe religioso apresentou três fortes razões: o clima e a existência de um rio, onde também se encontrava ouro com facilidade. Assim, Dom Alonzo refundou a cidade três dias depois no atual local.

A antiga aldeia indígena que habitava a região se chamava Chuquiago e foi contatada pela primeira vez, em 1535, pelo capitão espanhol Juan Saavedra, que fazia parte da expedição de Diego de Almagro.

A cidade de La Paz começou o movimento de independência da Coroa Espanhola em 1809, sob a liderança de Pedro Domingo Murillo, que foi enforcado, juntamente com outros patriotas, em 16 de julho do mesmo ano.

Nos anos de 1898 e 1899, um conflito civil entre grupos de poder da região de Sucre e La Paz, chamado Revolução Federal, sacudiu a política e a economia do país. Motivados pela crise da mineração, especialmente na região de Potosí, e pela derrota na Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883, esses grupos lutaram pelo comando do país.

Com a vitória do grupo de La Paz, a cidade passou a ser sede do governo, em 25 de outubro de 1899, quando o general José Manuel Pando assumiu a presidência da República.

O que fazer em La Paz

1. Plaza Murillo

A Plaza Murillo fica no centro de La Paz. Ao seu redor, estão os edifícios mais importantes do país, como o Palácio Presidencial – sede do Poder Executivo –, o Palácio Legislativo e a Catedral de Nossa Senhora de La Paz.

No meio da praça, estão o monumento que homenageia Pedro Domingo Murillo, herói da independência boliviana, e o marco zero da cidade, que conta as distâncias partindo de La Paz. A Plaza Murillo também é um lugar ideal para descobrir a vida cotidiana da cidade. Dá para aprender muito mais sobre a história do país aqui.

2. Igreja de San Francisco

A construção da igreja e do convento de San Francisco foi concluída em 1753. Ambos têm características arquitetônicas do estilo barroco. No altar há um retábulo feito de madeira e decorado com folhas de ouro. Mas, o grande barato aqui é visitar a coleção de pinturas e objetos sacros.

3. Catedral de La Paz

Construído em 1831, esse templo fica também na Plaza Murillo. Sua arquitetura é neoclássica e, no altar, se destaca a imagem da Virgem. Ali, também está o mausoléu contendo os restos mortais do Marechal Andrés de Santa Cruz, ex-presidente do país e fiel defensor dos princípios constitucionais.

4. Mirantes

Como La Paz está cercada por montanhas, há diferentes pontos de onde você pode ter uma vista espetacular da cidade. Eu estive no mirador Killi Killi, que é um parque municipal. A entrada é gratuita e ele está localizado no coração da cidade. Daqui, dá para admirar a beleza das montanhas e a invasão urbana que elas têm sofrido ao longo dos anos.

Os outros mirantes da cidade são: Centro Ceremonial Andino, Jach’a Kollo (Cerro Grande), Parque Metropolitano Laikacota, Alto Pampahasi, Parque Mirador Montículo e Sallahumani.

5. Vale de la Luna

O Vale de la Luna fica a 15 quilômetros da cidade. Essas formações rochosas foram esculpidas durante milhões de anos pelo vento. São elas que dão aos visitantes a sensação de terem descoberto uma verdadeira – e quase real – paisagem lunar.

Para chegar, você pode tomar um ônibus local com destino a Mallasa. A entrada do parque custa BOB 15. Carretera Principal Rio Abajo, Mallasa.

6. Monte Ilimani

Essa montanha é considerada sagrada. Uma visita aqui vai lhe fazer entender porque os bolivianos a tratam como um verdadeiro deus. Cartão-postal e plano de fundo da cidade de La Paz, ele é o ponto mais alto da Cordilheira Real. Vai do sudeste do Lago Titicaca até o leste da capital boliviana, e atinge 6.462 metros de altitude.

7. Chacaltaya

O Chacaltaya é outra montanha que fica nos arredores de La Paz. Ela tem, exatamente, 5.421 metros de altura. A forma mais fácil de chegar aqui é contratando uma agência de turismo. Isso porque os veículos chegam a 200 metros do pico, e você só vai precisar caminhar um pouco até alcançar o ponto mais alto da montanha.

No Chacaltaya, está a maior pista de esqui no mundo, com 36 quilômetros de comprimento. A partir desta montanha, você pode ter uma vista incrível dos picos nevados da Cordilheira dos Andes.

O que fazer em La Paz

8. Museu de Arte Contemporânea

Esse museu é um belo exemplo do período entre o fim do século 19 e início do século 20. Ele ocupa um grande casarão no estilo eclético, com varandas de ferro forjado e fachada em estilo art nouveau.

O Museu recebe exposições itinerantes e há um belo acervo de obras de arte bolivianas e mundiais. Avenida 16 de Julio, El Prado.

9. Tiahuanaco

A exatamente 72 quilômetros da capital, estão as ruínas da cidadela de Tiahuanaco. Esse sítio arqueológico, que hoje está protegido, é a herança de uma das mais importantes sociedades pré-colombianas já identificadas na Bolívia.

Infelizmente, o estado de conservação da antiga cidade não é tão bom quanto deveria. Durante séculos, ela foi alvo de escavações amadoras que procuravam tesouros escondidos.

O que fazer em La Paz
Foto: Lemurian Grove

10. Cholitas luchadoras

Exótico, louco e divertido são apenas alguns adjetivos que posso usar para descrever uma das mais incomuns atrações de La Paz. Inspiradas nos shows de luta americanos e na famosa lucha libre do México, as cholitas luchadoras são o grande atrativo das apresentações da luta livre boliviana.

As cholitas são mulheres que usam aquele tradicional vestido, com saias de muitas camadas, e cultivam o cabelo compridos e trançado, sempre adornado com chapéus.

Nos últimos anos, o embate dessas mulheres se tornou muito popular entre os moradores de La Paz e, principalmente, entre turistas. Nas lutas, elas conquistam a atenção de multidões com seus trajes coloridos e com palhaçadas que beiram o ridículo. Não é segredo que os shows são encenados e têm como objetivo o entretenimento, já que nenhum prêmio está em jogo.

O que fazer em La Paz
Foto: Corey Spruit

O primeiro show começou como uma oportunidade para que as mulheres que sofriam de abuso doméstico pudessem expressar sua frustração. E, também, como uma forma de terapia.

Hoje, centenas de pessoas fazem fila para testemunhar a luta no Cholitas Wrestling aos domingos à noite. Dentro do estádio, o show geralmente começa com uma luta masculina. A empolgação aumenta depois que as cholitas entram no ringue.

11. Mercado das Bruxas

Este mercado único se estende por vários blocos das ruas Sagarnaga e Linares, no centro de La Paz. Ele tem esse nome porque, aqui, são vendidos amuletos, ervas e um monte de outros objetos necessários para os rituais ancestrais.

Nestas ruas, eu encontrei o que – para mim – é o símbolo máximo do misticismo boliviano. No meu imaginário isso era coisa dos antepassados. Aqui, eu descobri que a tradição de oferecer doces, bebidas e até fetos de lhama aos deuses ainda persiste.

Isso me fez entender um pouco melhor a cultura do país. Praticados livremente por pessoas que se consideram cristãs, esse rituais revelam o sincretismo religioso que também está presente no Brasil, especialmente quando falamos das religiões de matriz africana.

Atualmente, as barracas das bruxas vendem também artesanato e lembranças turísticas. Ruas Sagarnaga e Linares, Centro.

12. Estrada da Morte

Este é considerado por muita gente o passeio mais incrível da região de La Paz. A estrada pitoresca tem paisagens, curvas e abismos impressionantes. Mas, o grande barato aqui é fazer o trajeto de bicicleta, descendo de 4.200 a 1.200 metros. São um total de 75 quilômetros.

A estrada tem o título de mais perigosa do mundo. Já foi concorrida por carros, ônibus e motos que se espremiam na estreita rota. Atualmente, a Estrada da Morte não é mais utilizada por veículos. Isso porque outra rota foi construída como alternativa mais segura.

Entretanto, mesmo de bicicleta, a estrada é perigosa e já registrou acidentes graves. Basta que você siga as instruções e não abuse da velocidade para que seu passeio termine sem imprevistos. Ele é planejado para garantir sua segurança.

O que fazer em La Paz
A emblemática Estrada da Morte. Foto: Corey Spruit

Em La Paz, especialmente nas agências que funcionam nos arredores da Plaza Mayor, é fácil encontrar passeios pela Estrada da Morte. Mas, como sempre, os preços variam muito. Uma das empresas mais procuradas é a Gravity Bolivia. Nela, os equipamentos são novos, bem conservados e os guias bastante experientes.

Planeje sua viagem a La Paz

Quando ir

O clima de La Paz é o temperado de montanha, com verões úmidos e invernos secos. O período chuvoso vai de dezembro a março. A maior ocorrência de chuvas é em janeiro. Entre maio e agosto chove muito pouco, sendo que junho e julho são os meses mais secos.

As temperaturas são amenas o ano todo, com uma média de 11 graus. O mês mais frio é julho, e o mais quente é novembro.

É possível visitar La Paz durante todo o ano. Mas, a melhor época para fazer uma viagem para cá é na estação seca, que vai de abril a outubro. Nessa época do ano, a cidade apresenta, muitas vezes, céu claro e dias ensolarados.

Como chegar

O Aeroporto Internacional El Alto (LPB) fica em El Alto, a cerca de 10 quilômetros do Centro de La Paz. A 4.058 metros acima do nível do mar, ele é o aeroporto internacional em maior altitude do mundo. Devido ao ar rarefeito, para que os aviões decolem em segurança, é preciso uma pista mais longa.

Todas as passagens emitidas partindo desse aeroporto incluem uma taxa de embarque. O valor é aproximado de USD 25, para voos internacionais, e BOB 15, para os voos domésticos.

A maioria das companhias aéreas da América do Sul – Latam, Avianca e Sky Airline, por exemplo – operam nesse aeroporto, além das companhias aéreas locais Boliviana de Aviación (BoA), Transporte Aéreo Militar (TAM), Lloyd Aéreo Boliviano (LAB), Aerocon, Amaszonas e Northeast Bolivian Airways.

O principal terminal de ônibus de La Paz fica na Plaza Antofagasta, uma região bem movimentada e com várias opções de hospedagem. Desenhada pelo mesmo arquiteto que planejou a Torre Eiffel, em Paris, a estação é um bonito e chamativo prédio amarelo, de onde partem os veículos que ligam La Paz a cidades como Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra, Oruro, Potosí, Sucre, Tarija e Uyuni, por exemplo.

As principais empresas de ônibus são Transcopacabana, Todo Turismo, Panasur,  Tour Peru, Mopar e Trans Omar. É possível que você tenha dificuldades ao tentar comprar passagens de ônibus com antecedência, já que nem todas as empresas estão na internet, e as que estão nem sempre aceitam cartão de crédito.

Quem leva

Se você quiser sair do Brasil com tudo garantido e agendado, uma boa opção é comprar logo o seus passeios. Veja todos os preços e faça suas reservas.

Onde ficar em La Paz

O Centro Histórico, especialmente  na região da Plaza Mayor , é uma área bastante turística e pode ser uma boa escolha para ficar em La Paz, principalmente porque é fácil chegar a todos os cantos da cidade usando o transporte público.

Nas ruas Linares e Sagarnaga, funcionam muitas agências de turismo que vendem pacotes para os principais destinos do país, mas tudo ainda de uma forma muito improvisada – até amadora às vezes. Nesta mesma região, há opções de bares, restaurantes, casas de câmbio, lojas de artesanato, e muita oferta de hostels e hotéis.

Como o turismo ainda não é encarado como uma atividade importante para esta parte do país, muitos meios de hospedagem são deficientes nos quesitos atendimento e, principalmente, limpeza. Mas, ainda bem, as coisas têm melhorado muito nos últimos anos.

As grandes redes de hotéis também estão em La Paz e são uma boa opção para quem quer evitar surpresas desagradáveis.

Neste sentido, o Sopocachi é um bairro interessante. Ele é mais moderno e fica a uns 15 minutos de carro do Centro Histórico. Nesta área também ficam ótimos bares, cafés e restaurantes, deixando tudo muito mais atraente.

Isso faz muita diferença, porque a região do Centro Histórico, apesar de ser super agitada durante o dia, fica praticamente deserta à noite. Isso nos dá a desagradável sensação de insegurança, algo que não percebemos nas áreas mais movimentadas do Sopocachi, já que ele é considerado um bairro nobre.

Quem gosta de tranquilidade pode ficar no San Miguel ou no Calacoto, que também ficam na Zona Sul de La Paz, mas são mais residenciais. Neles, você terá mais chances de  encontrar um apartamento para curtir a cidade com mais tempo  e vai se sentir, praticamente, um morador.

No mapa acima, você pode ver a localização dos bairros, dos atrativos turísticos que considero imperdíveis e dos hotéis, hostels e apartamentos que vou mostrar a partir de agora.

Um boa oportunidade para quem quer economizar com hospedagem é usar o CouchSurfing.

Neste programa de hospedagem gratuita, você será recebido por um morador local que, muito mais do que lhe oferecer um lugar para descansar, poderá lhe dar dicas muito importantes da cidade.

Hotel Sagarnaga

O Hotel Sagarnaga tem vários pontos positivos: a receptividade dos funcionários, todos muito simpáticos e solícitos, a limpeza dos quartos, que sempre está em dia, a localização excelente, alguns arriscam dizer que é a melhor de La Paz, e o café da manhã servido em parceria com o famoso restaurante Café del Mundo.

Onde ficar em La Paz

No Centro Histórico, o hotel fica bem perto de vários atrativos que você deve conhecer, além de farmácias, agências de turismo, igrejas, restaurantes e, com uma pequena caminhada, é fácil chegar ao teleférico.

Las Brisas

O Las Brisas fica perto do Mercado das Bruxas e da rua Sagarnaga, que tem agências de turismo, caixas eletrônicos, restaurantes e tudo mais. O café da manhã é bom, com variedades na medida certa. Isso tudo faz dele uma excelente opção para ficar em La Paz.

Como fica no Centro Histórico, dá pra fazer quase tudo a pé ou de transporte público. Os funcionários são bastante prestativos e os quartos estão sempre muito bem limpos. Se precizar fazer check-in antes do horário previsto, é só comunicar a equipe da recepção que eles ajudam em tudo.

La Casona Hotel Boutique

O La Casona Hotel Boutique está localizado a poucos metros da Catedral de São Francisco e do Mercado das Bruxas, no coração do Centro Históricos. Nesta área, há várias lojinhas de artesanato, mercadinhos e tudo mais.

Onde ficar em La Paz

O hotel é muito confortável, com quartos grandes, arejados e muito bem cuidados. Os banheiros têm duchas ótimas e o café da manhã é bom, mas poderia ter mais frutas – que são abundantes nas feiras ao redor do hotel. Ainda assim, é um ótimo lugar para ficar em La Paz.

Patio de Piedra Hotel Boutique

O Patio de Piedra Hotel Boutique é mais um que tem vários pontos positivos. Primeiro, a localização, pertinho de vários pontos de interesse e isso facilita muito nos deslocamentos. A lista se completa com o ambiente rústico e super acolhedor do hotel, com a qualidade dos quartos, que são muito bem decorados e iluminados, e com o sabor maravilhoso dos pratos servidos no restaurante.

Ainda tem o café da manhã perfeito, com muita fartura e variedades: quem sai muito cedo, antes do horário do café, pode pedir que eles preparam uma caixinha com um desjejum no capricho. Por isso tudo, é uma das melhores opções para ficar em La Paz.

Qantu Hotel

O Qantu Hotel é um básico que tem seu valor. Camas confortáveis, quartos e banheiros sempre limpos, café da manhã na média, localização excelente e funcionários prestativos. Então, já dá para ver que é uma boa opção para quem quer ficar em La Paz sem gastar muito.

Onde ficar em La Paz

Nas dependências do hotel funciona uma agência de turismo que vende passeios pela região e até passagens de ônibus – isso facilita demais. Se precisar deixar a bagagem no hotel por alguns dias é só conversar com o pessoal da recepção

Onde ficar em La Paz

Hostal Iskanwaya

A Hostal Iskanwaya é uma pousada aconchegante, que tem a boa receptividade como princípios. Os donos são super simpáticos e atenciosos e fazem questão de acompanhar tudo. O café da manhã é muito bom e tem bastante variedades.

Os quartos e as camas são confortáveis, alguns têm janelas grandes com uma bela vista da cidade. O atendimento é super elogiado e o custo-benefício é muito interessante, perfeito para quem precisa economizar na hospedagem.

Selina La Paz

O Selina La Paz tem uma infraestrutura muito boa, com camas confortáveis e quartos super limpos. Outros pontos positivos são as áreas comuns como cozinha, sala de cinema e a recepção, que tem um bar, além da equipe que é super prestativa.

Onde ficar em La Paz

Falta falar da localização excelente, no bairro de Sopocachi, um dos mais nobres da capital, com vários restaurantes, bares, cafés, lojas, mercados – e todos aquele outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem – por perto.

Stannum Boutique Hotel & Spa

O Stannum Boutique Hotel & Spa é um dos hotéis mais incríveis de La Paz. Decoração inusitada, quartos espetaculares com banheira e vista para a cidade. É, de fato, um hotel bonitão, muito confortável e com atendimento impecável.

Onde ficar em La Paz

A localização é excelente, do lado de um centro comercial moderno, que tem lojas de marcas famosas. Além disso, fica perto da estação do teleférico e é fácil chegar ao Centro Histórico. Vale a pena dar uma olhada neste hotel com calma.

Onde ficar em La Paz

Hotel Nc La Paz

O Hotel NC La Paz é absolutamente incrível, sem ser soberbo ou exagerado. Os quartos são espaçosos, as camas são ótimas e os banheiros, espetaculares – com água quente. A equipe que faz o atendimento é incrivelmente amigável e profissional. Isso faz muita diferença, né?

Onde ficar em La Paz

O café da manhã é um dos mais completos da cidade, com muitas opções mesmo. O restaurante do hotel serve almoço e jantar por um preço justo e isso é ótimo para aqueles dias que a gente não quer sair para comer fora. É uma boa opção para ficar em La Paz.

Onde ficar em La Paz

Anami Hotel Boutique

O Anami Hotel Boutique também fica no Sopocachi, área nobre da cidade. A localização é excelente, em uma área muito gostosa do bairro, com fácil acesso a qualquer parte da cidade – até o Centro Histórico, você vai gastar uns 15 minutos de carro.

Onde ficar em La Paz

O ambiente do hotel é muito aconchegante, os quartos são amplos, arejados e muito bem cuidados. O café da manhã é ótimo, com tudo fresquinho, e a equipe do hotel é muito atenciosa: a Dona Rosa, proprietária do hotel, cuida de tudo nos detalhes.

Rendezvous Hostel

O Rendezvous Hostel é uma boa opção para quem procura um quarto compartilhado em hostel. Os ambientes são espaçosos e decorados com antiguidades reformadas. As camas são confortáveis, perfeitas para uma ótima noite de sono.

Onde ficar em La Paz

O restaurante do hostel é muito elogiado – tem um chef boliviano e um sous-chef francês. A equipe da recepção é incrivelmente atenciosa e a localização é muito boa, um pouco fora da agitação da cidade e em um bairro seguro ao lado das embaixadas.

Departamento Moblado y Centrico

O Departamento Moblado y Centrico é bom para quem quer praticidade, bom preço e localização excelente. Este apartamento fica no Sopocachi, em uma área estratégica com fácil locomoção para todas as partes da cidade.

Ele tem 129 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas em três quartos. O anfitrião é super educado e ajuda em tudo que é possível. Definitivamente, levando em consideração o custo-benefício e a localização, é um dos melhores apartamentos para ficar em La Paz.

Atix Hotel

Não dá para negar que o Atix Hotel seja um dos melhores lugares para ficar em La Paz. Os funcionários são super simpáticos, as instalações do hotel, a decoração, os quadros e obras de arte, que dão um show à parte, o café da manhã maravilhoso e o terraço, com bar e piscina, que se integram perfeitamente comprovam isso.

Onde ficar em La Paz

A localização é ótima, entre o Calacoto e o San Miguel, a apenas dez minutos do teleférico verde – aliás aos teleférico de La Paz são uma atração turística e você tem que utilizá-los. Vale a pena dar uma olhada neste hotel com mais calma.

Onde ficar em La Paz

Casa Grande Suites

O Casa Grande Suites também tem vários pontos positivos. A equipe do hotel é  extremamente atenciosa e presta um serviço excepcional. As instalações são excepcionais, com quartos muito espaçosos e o cardápio do restaurante atende a uma variedade grande de paladares.

Onde ficar em La Paz

Apesar de ser um hotel, você pode se sentir em casa, porque as suítes são espaçosas, tem mesa de trabalho e até uma pequena cozinha para refeições rápidas. É um excelente hotel para ficar em La Paz.

Casa Grande Hotel

O Casa Grande Hotel é simplesmente magnífico e eu vou começar pelo que mais gosto: a incrível piscina do terraço com vista para a cidade. À noite, é o melhor lugar para relaxar e tomar aqueles bons drinques, sabe?

Onde ficar em La Paz

Os funcionários são maravilhosos, o café da manhã é ótimo, os quartos são bem decorados, limpos e confortáveis. O nível de cuidado que os funcionários dão aos hóspedes é de alto nível.. Por isso, eu digo que vale cada centavo. É incrível!

Onde ficar em La Paz

Bolivian Rooms & Suites

O Bolivian Rooms & Suites é um hotel, mas tem estrutura de apartamentos independentes. Compactos, práticos e muito bem localizados, eles são uma solução perfeita para quem quer mais privacidade sem abrir mão dos serviços de um hotel – como café da manhã, por exemplo.

Onde ficar em La Paz

Os funcionários são super simpáticos e prestativos, todos os ambientes são muito limpos e aconchegantes e dá para ir a pé a lojas e restaurantes. O transporte público passa na porta do hotel.

Onde ficar em La Paz

Faixas de preço em La Paz

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em La Paz.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. como compro passagem de la paz para ir a uyuni para passeio de 1 dia, quero comprar para sair de noite e chegar no dia seguinte para o pesseio me ajude,,, tem sempre passagens????

  2. Altier, parabéns pelo post!
    Ficou muito completo e informativo. Vai ajudar bastante a montar a minha viagem e já planejar tudo o que quero conhecer!

  3. Boa Tarde! Altier, estou querendo ir em fevereiro à La Paz, li em outros sites mas há preços desatualizados. Vi que esteve recente por la, gostaria de informações sobre os valores dos passeios e da hospedagens, dos quais você detêm conhecimento.

  4. Ótimas informações. Muito bom dividir suas experiencias de viagens com o público. Sentimento nobre é dividir. Estou querendo viajar entre 28.12.16 a 15.01.17 mas estou sem rumo. Pensei em La Paz mas tenho 73 anos e viajo sozinho e estou receosa pela altitude mas não tenho nenhuma limitação Sou viajante não sou turista. Gosto de ficar em hostel. Além de ser mais econômico vc tem oportunidade de conhecer e interagir com outros hospedes. Vc tem alguma sugestão? Agradeço antecipadamente a atenção

  5. Altier;Parabens pelo seu relato de viagem!
    La Paz e Asunción são cidades com menos relatos comparados à outros destinos na América do Sul.
    Muito úteis as suas dicas pois encorajam outros viajantes a colocarem os pés na estrada em direção a Bolívia.Serei um deles pois elaboro viagem a este país que desde criança me encanta.
    Ja fiz Montevideo e Buenos Aires e nada melhor do que conversar com moradores,observar seus hábitos e também vivenciar uns perrengues rs nos trazendo riqueza de vida.
    Cholitas luchadoras já havia visto matéria na televisão e achei o evento muito divertido.Sua descrição foi melhor.
    Saúde e sucesso nos próximos destinos!
    Abraço.
    Sidney.

  6. Que saudaaaade dessa cidade!!!

    Foi o meu primeiro destino do meu primeiro mochilão!!
    Quero voltar assim que possível com um planejamento um pouco melhor…
    Já viu né, organização da primeiríssima trip não foi lá aquelas coisas… hahahaha

    Faltou conhecer muitos lugares, como por exemplo, o Vale de la Luna!

    Com certeza todas essas dicas serão mega úteis para quando eu voltar!

    Abraço,
    Murilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14