Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Copacabana: o essencial da cidade e arredores

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Copacabana

Copacabana fica a 155 quilômetros de La Paz. Esta é uma cidade pequena, simples, de aparência exótica e carente de limpeza. Aqui, mesmo sob o sol do verão, o clima é sempre ameno. O vento gelado que vem do Lago Titicaca, muitas vezes, nos afasta da rua. Justamente por isso, a cidade é uma das mais exóticas da Bolívia e tem boas opções. Veja, então, o que fazer em Copacabana.

A Plaza 2 de Febrero é o principal ponto de encontro da cidade. Enquanto a Avenida 6 de Agosto é a mais movimentada, com hostels, bares, cafés, mercados e lojinhas de artesanato. Descendo a ladeira, essa avenida termina no imenso Lago Titicaca. Se você quiser fugir dessa zona mais turística basta ir uma quadra acima, na Avenida Jaregui. Lá você conhecerá melhor o lado local da cidade, já que é onde estão os mercados de rua e as mercearias frequentadas por moradores.

O prato mais consumido em Copacabana é a truta, que chega fresquinha do lago que abençoa a cidade. Aqui, praticamente todos os restaurantes servem o peixe a um preço sempre convidativo. Se preferir algo mais pesado, há muitos lugares que servem pizzas e massas.

O que fazer em Copacabana

Copacabana tem cerca de 20 mil habitantes. Você vai perceber com facilidade é que a infraestrutura continua bem precária. Apesar de ser uma cidade turística, as ruas são esburacadas, há falta de energia elétrica com frequência, a internet funciona mal e, mesmo assim, paga-se caro para usá-la em hostels e cafés.

Embora a maioria dos serviços ainda seja de má qualidade, existem caixas eletrônicos por toda a cidade, especialmente na área turística. Vale lembrar que poucos estabelecimentos aceitam cartões de crédito ou débito.

O que fazer em Copacabana

Lago Titicaca

Estrategicamente localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia está o Lago Titicaca. Ele tem mais de 8.300 quilômetros quadrados e está a 3.821 metros acima do nível do mar. Isso faz dele o lago navegável mais alto do mundo e o segundo maior da América Latina. Pede apenas para o lago de Maracaibo, na Venezuela.

Para muitas culturas latino-americanas, o lago é considerado sagrado e, por isso, é cercado de histórias e mistérios. Conta a lenda que foi das águas do Lago Titicaca que emergiu Manco Capac, quem deu início à construção do Império Inca.

O Lago Titicaca atinge um comprimento de 165 quilômetros, com largura máxima de 60 quilômetros. Ele tem dois estreitos: nos arredores de Puno, no Peru, está a Península de Chucuito, e no lado boliviano, na região de Tiquina, a Península de Wiñaymarca, onde está a cidade de Copacabana. A maior profundidade do lago, com 274 metros, foi verificada no setor nordeste da ilha de Campanario.

Em Copacabana, a praia formada pelo Lago Titicaca é bem agradável para passeios no fim da tarde. Depois da caminhada, uma boa escolha é fazer uma parada em um dos cafés ou bares da região para esquentar do frio. O ar gelado sempre aparece no começo da noite.

Isla del Sol

Visitar esta ilha é uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Copacabana. Durante o Império Inca, a Isla del Sol era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol. Hoje, a ilha é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará. Elas se dedicam basicamente à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lhamas e outros mamíferos.

A ilha fica a 20 quilômetros de Copacabana, e seu ponto mais alto atinge os 3.925 metros. Então, se você quiser subir a escadaria que leva até o topo, esteja consciente de que essa poderá ser uma caminhada muito mais cansativa do que habitualmente seria.

O passeio até aqui custa, em média, BOB 25. Mas, o valor é altamente negociável, dependendo do número de pessoas que viajam juntas. A maioria das embarcações deixa Copacabana no início da manhã. Este é o horário escolhido pela maioria dos turistas que vai fazer o bate-volta, mas há também traslados por volta do meio-dia. O retorno é sempre às 16h.

Para saber mais detalhes leia O imperdível passeio na Isla del Sol.

Isla de la Luna

Bem menor, a Isla de la Luna fica a oito quilômetros da Isla del Sol. Você pode chegar aqui de barco partindo da Isla del Sol ou de Copacabana. A ilha também é habitada por comunidades indígenas e é ainda menos desenvolvida turisticamente.

Entre os locais mais visitados na Isla de la Luna, estão o Palácio das Virgens e o Templo da Lua. Mas, o que muita gente vem fazer aqui é simplesmente experimentar o modo de vida nativo de uma pequena ilha do imenso Lago Titicaca.

Basílica de Copacabana

A Basílica de Copacabana começou a ser construída em 1601 e é uma das mais antigas igrejas da Bolívia. Ela é um excelente exemplo da arquitetura renascentista e barroca. Além disso, abriga a imagem de La Virgen de la Candelaria, muito devotada em todo o país por seus poderes curadores.

A estátua original foi esculpida a partir de cacto, em 1583, pelo sobrinho do imperador inca Huayna Capac. Isso fez dessa igreja boliviana o local de peregrinação mais reverenciado de todo o país. Sua reputação chegou ao Rio de Janeiro, onde foi construída uma capela na praia que se tornou a mais famosa do Brasil.

O que fazer em Copacabana

Museo  del Poncho

Esse museu tem uma variedade de tecidos e peças do vestuário de comunidades andinas e mostra como o poncho é mais do que uma peça de roupa. Este é um símbolo da identidade, da classe social e de autoridade no país. Rua Tito Yupanqui, 42. A entrada custa BOB 15.

Caminho de Yampupata

Esse é um passeio muito interessante. A rota entre Yampupata, no final da Península de Wiñaymarca, e Sampaya tem cerca de 17 quilômetros e pode ser concluída em cinco horas. A estrada por onde é feita a caminhada foi utilizada por diferentes civilizações, incluindo os antigos incas. Atualmente é usada por diferentes grupos camponeses das aldeias da região.

Um dos grandes atrativos dessa atividade é a indescritível paisagem do caminho. Uma boa opção é fazer o trecho de ida caminhando e, depois, voltar de carro ou de ônibus. Geralmente, o período da manhã é o mais indicado para o passeio.

Cerro el Calvario

O Cerro El Calvário fica a 900 metros da Praia de Copacabana. Subir até o topo, passando pelas estações que marcam a Via Dolorosa, é muito comum entre os peregrinos que chegam à cidade. Especialmente durante a Páscoa e no dia da Virgem de Copacabana.

Entretanto, todos os dias do ano, esse lugar é procurado por turistas do mundo inteiro. Daqui, se tem uma bela vista do lago e da cidade. Mas, para admirar a paisagem, é preciso vencer uma subida de cerca de 30 minutos que exige pulmões bem robustos. Infelizmente, há muito lixo espalhado por vários pontos do monte.

Quando ir a Copacabana

Copacabana está a mais de 3.800 metros acima do nível do mar, e os ventos gelados vindos do imenso Lago Titicaca sopram durante o ano todo. Já as chuvas são mais comuns entre novembro e março. Então, a melhor época para visitar a cidade é entre abril e outubro. É nesse período que os dias são mais longos e ensolarados.

Como chegar a Copacabana

O aeroporto mais perto de Copacabana fica em La Paz. Nele pousam aviões das companhias nacionais Boliviana de Aviación (BoA),Transporte Aéreo Militar (TAM), Lloyd Aéreo Boliviano (LAB), Aerocon, Amaszonas e Northeast Bolivian Airways.

Da rodoviária de La Paz, partem ônibus diários para Copacabana. Mas, se o seu estilo for mais econômico, há opções saindo também do terminal do Cemitério – especialmente as empresas Manco Kapac e Transporte 2 de Febrero. Geralmente, a viagem dura cerca de 3h30, e as tarifas mais baratas custam cerca de BOB 25. As principais empresas de ônibus do país são Transcopacabana, Todo Turismo, Panasur,  Tour Peru,Mopar e Trans Omar.

É muito comum que viajantes cheguem a Copacabana partindo de Puno. A viagem também dura cerca de 3h30, mas é preciso lembrar que esse tempo pode ser maior devido às formalidades de fronteira. É inevitável passar por ela para deixar um país e ingressar em outro. Há três ônibus diários de Puno para Copacabana e a passagem custa, aproximadamente, BOB 30.

Tanto para quem vem de La Paz ou de Puno, é preciso descer do ônibus para fazer a travessia de balsa por um braço do Lago Titicaca. O valor cobrado para essa travessia gira em torno de BOB 2.

Chegar à Copacabana foi a maior aventura dessa viagem. Eu tomei um táxi do terminal de ônibus de Puno até o terminal de van – sim, elas são ilegais. Depois, peguei uma van até Yunguyo e, então, um táxi até a fronteira entre o Peru e a Bolívia. Ali apresentei o passaporte para toda aquela burocracia que conhecemos. Só depois disso, entrei novamente em outra van até Copacabana.

Eu só precisei fazer isso tudo porque não comprei minha passagem no ônibus de turismo com antecedência e, para não perder um dia de viagem, resolvi embarcar nessa maratona. Somente quando estava dentro do táxi, apenas eu e o motorista, é que me dei conta de que poderia estar correndo perigo. Pela foto tirada de dentro da van dá para ver minha expressão de tensão.

Onde ficar em Copacabana

Como a cidade não é grande, a região mais prática para ficar em Copacabana é o entorno da Avenida 6 de Agosto, que é cheia de hotéis e pousadas baratinhas.

Se você quiser economizar um pouco mais, à medida que se afastar da área turística, os preços ficam ainda mais baixos.

Se quiser ficar em áreas mais tranquilas, os hotéis perto do Morro do Calvário e na beira do lago são os melhores.

Como tudo é perto, dá para fazer muita coisa a pé: restaurantes, cafés, lojas, mercadinhos e o píer de onde partem os passeios de barco ficam a poucos minutos de caminhada. Se preferir, você pode chamar um táxi, que também tem tarifas muito em conta.

No mapa acima, você consegue entender melhor o que expliquei e ver a localização dos hotéis e das pousada mais indicados para ficar em Copacabana.

Hotel La Cupula

O Hotel La Cupula fica a uns 300 metros do Monte do Calvário, uma colina de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do Lago Titicaca. Além disso, ele fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada do Centro. Isso significa que o sossego é garantido, mas, ainda assim, você vai poder explorar a cidade sem muito esforço.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã é ótimo, tem chá de cortesia o dia inteiro. Relaxar no lounge de frente para a lareira e apreciar a vista das enormes janelas do hotel são dois programas perfeitos para o fim do dia. O restaurante local oferece pratos típicos da região e você ainda pode usar a cozinha comunitária para preparar suas próprias refeições. É um ótimo lugar para ficar em Copacabana.

Hotel Rosario del Lago

O Hotel Rosario del Lago tem uma arquitetura colonial charmosa e vista para o Lago Titicaca, principal atração da cidade. Você pode curtir os dias de sol – que são maioria – no jardim, apreciando a paisagem privilegiada da região. Todos os quartos são ótimos, confortáveis, com camas boas e roupa de cama de primeira.

Onde ficar em Copacabana

O restaurante do hotel tem um cardápio bem interessante, incluindo pratos vegetarianos. O café da manhã é maravilhoso, com muitas opões da culinária local, e é servido chá durante todo o dia gratuitamente. Se quiser dicas de passeios pela região, aproveite o pessoal da recepção que eles ajudam a organizar tudo.

Hotel Lago Azul

O Hotel Lago Azul tem uma vista privilegiadas do Lago Titicaca: a maioria dos quartos fica exatamente de frente para ele, e os janelões e as varandas nos permitem sentir a brisa que que carrega aa energia positivo que vem deste o tempo em que ancestrais incas o declararão sagrado.

Onde ficar em Copacabana

É um hotel familiar, bem cuidado, tranquilo e excelente para quem não quer ficar na área mais movimentada da cidade. É uma das melhores opções em custo-benefício e perfeito para quem busca uma experiência especial em um lugar com tanta importância para o mundo antigo e atual.

Hotel Utama

O Hotel Utama tem alguns quartos com vista para o grandioso Lago Titicaca e todos são equipados com televisão, internet e banheiro privativo. O estacionamento é seguro e está disponível para os hóspedes. O café da manhã é bom, com gostinho de Bolívia e isso é ótimo – eu adoro o chá da folha de coca.

Onde ficar em Copacabana

Para as outras refeições, você pode conhecer o restaurante do hotel ou os muitos outros que ficam na Avenida 6 de Agosto. Se for chegar de ônibus, o hotel oferece traslado gratuito de ida e volta para a estação rodoviária. É uma mão na roda!

Hotel Gloria Copacabana

O hotel Gloria Copacabana fica a uns poucos  minutos de caminhada do Lago Titicaca e os quartos têm uma vista privilegiada desta paisagem. Todos são bem iluminados, com internet, aquecedor – item muito importante em Copacabana – e televisão. As camas são boas e o atendimento é muito elogiado.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã de todos os dias também tem vários pratos da culinária andina e, para almoçar e jantar, o restaurante local serve cozinha pratos da cozinha internacional. Quando quiser relaxar, aproveite o jardim ou o lounge. Para algo mais descontraído, o salão de jogos tem mesa de pingue pongue e sinuca.

Hostal Las Olas

O Hostal Las Olas é uma ótima opção para ficar em Copacabana. Ele fica mais para o lado do Monte do Calvário, a uma curta caminhada do Centro. Então, você poderá explorar a região a pé e conhecer tudo em poucos minutos. O Lago também está perto, a apenas seis minutos andando.

Onde ficar em Copacabana

Os quartos têm varandas térrea com vista para o Lago Titicaca, mas esqueça qualquer padrão, porque o bacana desta pousada é a criatividade que não está apenas do lado de fora dos quartos: camas redondas, ovais, janelões que deixam entrar a luz e a brisa do Lago, tudo na melhor energia da cidade. É um lugar especial para ficar em Copacabana.

Center Copacabana

Como o nome diz, a Center Copacabana fica no Centro de Copacabana, na principal avenida da cidade e onde tudo acontece, como já expliquei anteriormente. Ela é uma pousada daquelas aconchegantes, com quartos limpos e café da manhã feito na medida, com produtos de qualidade e servidos fresquinhos.

Onde ficar em Copacabana

Não tem luxo, mas tem riqueza de atendimento e tudo funciona perfeitamente: chuveiro quente, internet boa, mas o melhor de tudo é o preço. Uma opção excelente para quem precisa economizar e não abre mão de conforto e segurança. É um forte candidato para você ficar em Copacabana.

Onde ficar em Copacabana

Hotéis afastados do Centro

Para quem quer mais privacidade, espaço e dias mais tranquilos, há dois hotéis muito bons que ficam mais afastados do Centro e que considero especiais.

Eles deixarão sua viagem muito mais agradável, e só pelo fato de poder sair do hotel e molhar os pés no sagrado Titicaca já dá para ter uma ideia de como será a experiência de ficar em um deles.

Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana

O Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana fica mais ao sul da cidade e tem uma vista incrível do Lago Titicaca, porque, na verdade, o hotel fica bem próximo da margem dele. Para quem quer curtir o sossego e tranquilidade, esta é uma ótima opção, já que fica a pouco mais de um quilômetro do Centro, em meio à natureza.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã é muito elogiado e garante energias suficientes para curtir o dia pela região. Caso queira dicas de passeios ou de transporte, é só pedir ajudar ao pessoal da recepção, que funciona 24 horas. Além disso, nos dias em que preferir relaxar no hotel, fique à vontade para escolher um filme e pedir serviço de quarto. É um hotel moderno e bem completo!

Onde ficar em Copacabana

Ecolodge Copacabana

O Ecolodge Copacabana é um hotel cercado de área verde e com acesso direto ao Titicaca. Os quartos têm vista para o Logo e para o jardim, além de seres decorados em um estilo rústico que tem tudo a ver com a cidade.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã do hotel é a melhor maneira de começar o dia e não deixe de conhecer o restaurante que serve pratos típicos deliciosos no almoço e jantar. Na casa principal, tem uma cozinha completa, com lava louças, utensílios para preparar café e chá, além mesmo suas próprias refeições

Faixas de preço em Copacabana

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Copacabana.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

20 respostas

  1. Olá! Obrigado pelas dicas

    Vc saberia informar como é a Estrada que liga Puerto Maldonado até Copacabana?

    Um Abraço!

  2. Olá! Obrigada pelas dicas!!
    Vou dormir em Puno e pretendo pegar o ônibus das 06h para Copacabana no dia seguinte. Vc acha que corro o risco de não conseguir a passagem comprando um dia antes?

  3. Olá! Vc sabe dizer se tem algum dia da semana que a Basílica de N.S. de Copacabana fica fechada? E q hs abre e fecha? Desde já agradeço!

  4. Olá Altier.
    Primeiramente, parabéns pelo site que esclareceu váriassss dúvidas hahah
    Porém, tenho ainda uma dúvida.
    Será que é possível fazer um bate volta de La Paz a Copacabana? Pretendo dormir em La Paz e no outro dia, cedinho pegar um ônibus para Copacabana, fazer o passeio na Isla del Sol, e voltar para La Paz. Meu receio é os horários que os barcos saem para a Isla. Será que isso tudo é possivel??

    Muito obrigada

  5. Parabéns pelo relato, está muito rico em detalhes.

    Altier, você sabe dizer quais são as empresas ou os horários dos ônibus que saem de Puno para Copacabana? É possível comprar a passagem pela internet? Penso em fazer o passeio no lado peruano do Titicaca durante o dia e pernoitar em Copacabana.

    Um abraço!

  6. Oi, Luiza.

    Tudo em Copacabana é muito simples e barato. Restaurantes, bares e hotéis estão, praticamente, concentrados na Avenida 6 de Agosto. Aqui, você vai achar bons lugares para comer.

    Um abraço.

  7. Boa noite, adorei seus comentários e peguei algumas dicas de Copacabana.
    Vou pra lá em julho com umas amigas, e queria saber quais são os melhores locais pra comer por la.Comida boa e com preço razoável.
    Obrigada pelas dicas.
    Luiza

  8. Seus posts sobre a Bolívia tem me ajudado bastante mas deixa eu te falar e te perguntar: dia 1º de janeiro embarco para o meu mochilão bolívia/peru/chile. Em que época do ano tu viajou? Sei que vou pegar um frio por lá, mas a maioria dos relatos que vejo são de pessoas que vão em julho, no inverno. Queria saber como que fica a temperatura no verão.

    Obrigada desde já! Super beijo.

  9. Oi Vanessa,

    Dormi em Copacabana porque achei mais interessante para aproveitar a noite por lá e fiz o passei de um dia pela Isla del Sol.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9