Pesquisar
Close this search box.

Arroz de cuxá: prato mais tradicional da cozinha maranhense

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O mais tradicional prato maranhense tem como principal ingrediente um dos itens que nós brasileiros mais amamos: o arroz. Mas, aqui, onde a mistura de etnias fez fartura na mesa, o arroz de cuxá ganhou sobrenome e um gostinho bem típico.

Estudiosos da culinária do Maranhão contam que esse prato teve influência de diversas culturas: indígenas, portugueses, franceses, holandeses e árabes deram a sua contribuição para que ele ganhasse o sabor que hoje conhecemos.

Mas, originalmente, a palavra cuxá vem da língua indígena tupi e significa o que conserva azedo. Traduzindo isso em forma de ingredientes, o molho é feito com ramos de vinagreira, gergelin,  camarão seco e pimenta de cheiro. Itens que você encontra com fartura na Casa das Tulhas, um mercado que funciona no Centro Histórico de São Luis.

RECEITA DO ARROZ DE CUXÁ

Ingredientes:

  • vinagreira (erva verde meio amarga)
  • um tomate picado
  • uma cebola picada
  • um pimentão picado
  • pimenta de cheiro a gosto
  • 150 gramas de camarão pequeno seco
  • gergelim a gosto
  • 1/2 quilo de arroz branco cozido e azeite

Modo de fazer:

coloque a vinagreira para cozinhar até murchar. Depois, retire do fogo e escorra toda a água. Refogue todos os temperos no azeite, coloque o camarão seco, um pouco do gergelim e a vinagreira, mexendo sempre. Depois, acrescente o arroz já cozido aos poucos.

A receita parece simples: depois de cozinhar o arroz com água e sal, o molho é acrescentado e o prato é servido.

Mas se, assim como eu, você prefere não se envolver com a cozinha, um bom lugar para experimentar o arroz de cuxá é o famoso e requintado restaurante do Senac, que funciona em um casarão do Centro Histórico.

Aqui, além desse prato, você poderá experimentar muitas iguarias locais e regionais como frutos do mar e comida nordestina, mas é bom consultar o cardápio com antecedência, porque o menu é temático e varia de um dia para o outro.

Veja mais dicas do Maranhão

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *