Pesquisar
Close this search box.

Países para viajar sem passaporte: só com a identidade

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Países para viajar sem passaporte
Foto: Carolyn

É possível programar sua próxima viagem internacional tendo só a carteira de identidade. Isso porque existem nove países na América Latina para onde você pode viajar sem passaporte, sendo necessário apresentar apenas a carteira de identidade.

Mas há um detalhe muito importante: o documente deve estar em boas condições, com foto recente e ter sido emitida há, no máximo, dez anos. Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Certidão de Nascimento – no caso de menores – não são aceitas.

Países para viajar sem passaporte

Esta facilidade nos deixa mais animados, mas é preciso se atentar para alguns detalhes.

Se o seu voo fizer conexão em algum país que exija passaporte, aí você precisa apresentar o documento, mesmo que o destino final não siga essa exigência. Usar a carteira de identidade é só para quem vai do Brasil direto para um dos países da lista abaixo.

1. Argentina

No topo da lista, a terra do tango é o destino mais procurado por brasileiros que querem viajar sem passaporte. Com praias, neve e arquitetura encantadora, a Argentina tem atração para todos os gostos e um preço acessível para a sua primeira viagem internacional. As cidades mais visitadas são Bariloche, Buenos Aires, Mendonza e Ushuaia, mas você pode começar a pensar em conhecer o Norte da Argentina, que é incrível.

Países para viajar sem passaporte

Veja todos as dicas da Argentina.

2. Chile

Um dos países mais procurados por quem quer viajar na América do Sul sem gastar muito dinheiro, o Chile é o segundo da lista. Perfeito para quem quer curtir a natureza, caminhar pela cidade ou esquiar. Também não dá para perder a chance de conhecer as vinícolas chilenas. Os principais destinos do país são San Pedro de Atacama, Puerto Varas e Viña del Mar.

Países para viajar sem passaporte

Veja todos as dicas do Chile.

3. Peru

País que conquista os viajantes com a rica paisagem, o Peru tem muita história e tradições culturais. Quem chega ao país não deixa de conhecer Lima, Machu Picchu e Cusco e, depois de se extasiar com essa natureza, a gastronomia peruana fecha a viagem com chave de ouro.

Foto: Dominique Muller

Veja todos as dicas do Peru.

4. Colômbia

A Colômbia cresceu na preferência dos turistas e hoje é um destino muito procurado. O país é moderno e tem uma cultura efervescente e colorida, com atividades para todos os gostos. Os principais lugares para conhecer são Bogotá, San Andrés e Cartagena das Índias.

Veja todos as dicas da Colômbia.

5. Uruguai

Se você é um viajante que não tem muito tempo, o Uruguai pode ser escolhido até mesmo para passar um feriado prolongado. A qualidade de vida e a gastronomia do país são as principais referências. A cidades mais visitadas são Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Veja todos as dicas do Uruguai.

6. Bolívia

Garantia de experiência única, a Bolívia não nos faz gastar muito, mas nos dá muito em troca: La Paz, Santa Cruz de la Sierra, e o Salar de Uyuni são as queridinhas do país. A vasta região dos Andes e os picos nevados encantam o viajante e fogem das opções tradicionais de destinos para onde você pode viajar sem passaporte.

Países para viajar sem passaporte

Veja todos as dicas da Bolívia.

7. Paraguai

Destino que atrai brasileiros, principalmente para compras, o Paraguai tem mais do que os diversos shoppings e centros comerciais. A gastronomia e os cassinos também são referências para os turistas. A rua principal de Assunção encanta com o Palácio de Lopez e a Calle Palma.

Veja todos as dicas do Paraguai.

8. Equador

O Equador nos reserva uma viagem cheia de experiências. Rico em história e em natureza, esse país tem muito a oferecer. O centro histórico, a cidade colonial, igrejas, calçadas de pedra e diversos vulcões andinos garantam atrações para qualquer turista.

Países para viajar sem passaporte
Fotos: Rinaldo Wurglitsch

9. Venezuela

Um dos países mais bonitos da América Latina, a Venezuela não é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros, principalmente por conta da crise que vive o país. Mas não deixa de ter paisagens encantadoras, banhadas pelo mar caribenho. Esse é, sem dúvida, um destino para gente colocar na lista de destinos futuros.

É importante lembrar que alguns países da América do Sul exigem a apresentação do passaporte – como Guiana, Guiana Francesa, Suriname e as llhas Malvinas, consideradas território britânico – e alguns outros exigem o certificado de vacinação contra a febre amarela).

Foto: Jorge Brito

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Lembrando que a carteira de identidade tem que ser a do órgão oficial, pois tenho uma conhecida que estava com viagem marcada para o Chile e, na hora de despachar as malas, apresentou a identidade da Marinha, que não é aceita. Resumo: perdeu a viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo