Pesquisar
Close this search box.

Nor Lípez: entre desertos, salares e as incríveis lagoas bolivianas

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Nor Lípez

Chamado simplesmente de Nor Lípez – o mesmo nome da província que o abriga –, o deserto ocupa uma imensa área na fronteira com o Chile.

Ele fica no departamento de Potosí, que ocupa todo o sudoeste da Bolívia e abrange outras duas atrações muito famosas: o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, e o deserto de Siloli, que tem maravilhas infinitas, como você pode ver em Deserto Siloli: um mundo de maravilhas.

Seguro viagem para a Bolívia

Apesar de não ser obrigatório, viajar para a Bolívia sem um seguro viagem não é uma boa ideia.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

O deserto de Nor Lípez

Toda essa região está próxima dos 4.000 metros acima do nível do mar e, devido à altitude, o ar é rarefeito e o clima sempre frio, mesmo no verão.

Nor Lípez

Muito pouco povoado, viajo por quilômetros e mais quilômetros sem avistar vilarejos ou qualquer outra evidência humana, a não ser aquelas deixadas por nós, turistas.

Falando nisso, bem perto do hostel em que dormi, há um pequeno povoado onde são vendidas duas especiarias bolivianas. Neste que é um dos poucos – e famosos – pontos de parada, viajantes do mundo todo experimentam a cerveja feita da folha da coca e da quinoa.

Produzidas artesanalmente, você não as encontrará em outra parte do deserto. Então, prove e, se gostar, estoque.

Cruzo o Salar de Tiguana, que não é tão branco como o de Uyuni, mas nem por isso menos encantador. Aqui, paro na linha férrea que leva os trens a Sucre, a capital constitucional boliviana.

Toda essa planície está rodeada por vulcões, alguns ainda ativos, e admirá-los no horizonte, de longe, é um privilégio.

Nor Lípez

Seguindo viagem, encontro a Laguna Canãpa. Cheia de belos e elegantes flamingos, essa lagoa de águas salobras tem quase 1,5 quilômetro de extensão e um tom levemente esverdeado.

Nor Lípez

Depois dela, outras duas lagoas estão na minha rota: Laguna Hedionda e Honda, esta última quase seca – a estação chuvosa deste ano trouxe menos água do que o esperado, logo, todas as lagoas estão muito abaixo do nível normal para esse período.

Quando ir

Há duas estações ideais para visitar o deserto: entre setembro e novembro e entre março e maio. Aqui, a amplitude térmica é muito acentuada – variando de zero a 40 graus no mesmo dia – e, nesses períodos, as temperaturas são mais amenas.

Como chegar

A melhor maneira de chegar a Nor Lípez é contratando um tour que pode partir de San Pedro de Atacama, no Chile, ou de Uyuni. Partindo de Uyuni, eu paguei BOB 850 pelo passeio com hospedagem e alimentação inclusos por três dias.

De carro, esteja certo de que estará acompanhado de um bom guia. Aqui, GPS não funciona bem, e os relatos de pessoas desaparecidas não são raros.

Nor Lípez

Onde ficar em Nor Lípez

No meio do nada, as opções de hospedagem são bem poucas. Eu me hospedei no Hostal Samarikuna, que fica numa vila chamada Candelaria. Ele é todo feito de sal: parede, chão, cama, cadeira e mesa. Tudo é de sal.

O banho quente custa BOB 15. O delicioso jantar é servido às 20h30: frango assado, arroz e salada, com uma sopinha de entrada. Tudo limpo e muito bom.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *