Pesquisar
Close this search box.

La Portada: monumento natural é cartão-postal de Antofagasta

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

La Portada

O La Portada é uma formação rochosa considerada Monumento Natural e fica dentro de uma imensa área de falésias, onde o deserto do Atacama encontra o Oceano Pacífico.

A imagem do La Portada está presente em, praticamente, todo material de divulgação turística da cidade: até os ônibus são estampados com a figura do portal de rocha que se tornou a atração número um de Antofagasta, no litoral norte do Chile.

Monumento Natural da Portada

Criado na década de 1990, o Parque onde está o La Portada se destaca pela sequência de rochas sedimentares que formam enormes paredões que chegam a 40 metros de altura.

Esse paraíso é a morada de lobos marinhos, pinguins de Humboldt, gaivotas e muitas outras aves que vêm até La Portada para se reproduzir.

La Portada

Nos limites do Parque, muito mais do que apreciar a estonteante beleza natural do lugar, é possível fazer uma pequena caminhada pelas trilhas para visitar o mirante e o museu.

Nele, a gente pode conhecer mais sobre as espécies nativas da região lendo as informações nos totens estrategicamente posicionados.

La Portada

Infelizmente, a trilha que nos levava bem pertinho do mar incrivelmente verde-azulado está interditada. Seu fechamento aconteceu quando houve desprendimento de pedaços de rochas dos paredões sobre o caminho.

Isso colocava a vida dos turistas em perigo.

Depois desse fato, em agosto de 2013, os biólogos do Parque perceberam que algumas espécies que andavam sumidas da região retornaram: isso aconteceu por que a presença humana na praia deixou de ser frequente.

Assim, a administração do Parque decidiu manter a trilha fechada por tempo indeterminado. A natureza agradece!

Programe seu passeio no La Portada

Quanto custa

A entrada no Parque e no museu é gratuita.

Quando ir

O Parque funciona diariamente, das 10h às 18h, mas eu aconselho que você vá no período da tarde, quando o sol ilumina o monumento de frente.

É possível visitar Antofagasta todos os dias do ano, já que o clima da região é desértico e tem pouquíssima chuva. A temperatura máxima média é de 24 graus e a mínima de 17.

Como chegar

A melhor opção para chegar ao La Portada é tomar o ônibus 129, que circula na beira-mar de Antofagasta. A viagem demora cerca de 40 minutos até o Terminal de Ônibus.

Do terminal parte um único ônibus que vai ao La Portada de hora em hora.

La Portada

De carro, siga pela Ruta Nacional 1, no sentido Antofagasta-Topocilla, e entre na Ruta B-446, na altura do quilômetro 18, sentido Juan López. A estrada é boa e não há necessidade de o veículo ser tracionado.

Onde comer

Enquanto você aguarda o transporte você pode matar a fome na lanchonete que funciona em frente ao Terminal.

Eu comprei um legítimo completo, um cachorro quente bem no estilo chileno, e tive a grata sorte de encontrar Inca Kola, o famoso refrigerante peruano com gostinho de erva-doce.

Dentro do Parque há uma loja de conveniência que vende lanches rápidos e bebidas.

Onde ficar

Antofagasta é muito procurada por quem vem fazer negócios na cidade. Por isso, as hospedagens tendem a ser mais caras durante a semana, ficando mais baratas nos finais de semana.

→ Hotéis em Antofagasta

Também é muito importante fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom preço e uma localização ideal. Geralmente, ficando no Centro, você terá mais facilidades de transporte público e serviços, como mercados e restaurantes, por exemplo.

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de maio de 2023, as autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia.

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Oi Bruno,

    Acho muito corrido. Você não vai ver nada em Santa Cruz, em Potosi. Um dia no Atacama é mesmo que nada.
    Desculpe, mas acho melhor revisar seu roteiro.

    Um abraço.

  2. Parabéns pelo relato. Tudo muito bem escrito e detalhado. Estou planejando fazer uma viagem parecida e tem sido difícil encontrar informações tão bem escritas como as que encontrei aqui. Muito obrigado!
    Aproveitando, gostaria de pedir sua sugestão quanto a viabilidade do meu passeio, que consistirá em 08 noites pegando bus e tours 4×4 se for o caso.
    Dia 01: chega em santa cruz e vai até potossi/uyuni
    Dia 02: começa passeio pelo salar
    Dia 03: salar
    Dia 04: salar / chega em San Pedro do atacama
    Dia 05: atacama
    Dia 06: sai de calama e chega em Santiago
    Dia 07 e 08: santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16