Pesquisar
Close this search box.

Cachoeira do Formiga, no Jalapão: lugar imperdível para sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Se você já viu tudo que escrevi sobre o Jalapão, tenho certeza que percebeu que esta região é cheia de belas cachoeiras. Mas, nenhuma delas se compara à Cachoeira do Formiga.

Embora seja difícil descrever sua beleza natural, o que eu posso afirmar é que você não vai se cansar de mergulhar no poço de tom verde-esmeralda que se forma das águas que descem da pequena queda.

<strong>CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE O JALAPÃO</strong>

O Jalapão é uma região de exuberante beleza natural no interior do Tocantins. Fica na divisa com os estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Oficialmente estabelecido como Parque Estadual em 2001, nos últimos anos, ele tem ganhado fama entre viajantes. É ideal para quem admira a natureza em seu estado mais bruto e sem muita interferência humana.

Nessa terra que ainda tem muito a nos mostrar, a maneira mais confortável e segura de viajar é a bordo de um veículo 4×4. Durante o período de seca a areia fica fofa demais e, na chuva, alguns trechos da estrada podem estar danificados.

O coração do deserto brasileiro, como também é conhecido, tem 34 mil quilômetros quadrados. Ele abrange terras nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O Parque Estadual do Jalapão faz parte de um mosaico de unidades de conservação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, soma mais de três milhões de hectares, o que faz dele a maior área de proteção do cerrado no país.

Entre as áreas ambientalmente protegidas estão, além do Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica Serras Gerais do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, o Monumento Natural dos Cânions e Corredeiras do Rio Sono e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Serra da Catedral.

O Jalapão tem esse nome por causa de uma raiz muito comum nessa região, a jalapa. Como muitas outras plantas do cerrado, ela é usada como um remédio natural.

A piscina de água transparente tem aproximadamente oito metros de diâmetro e quase dois de profundidade máxima.

Ela está cercada por uma vegetação nativa, que alivia o temeroso calor do Jalapão.

Justamente por ser uma das mais lindas e mais famosas do Deserto Brasileiro, é muito difícil encontrá-la vazia. Felizmente, eu tive essa sorte e pude desfrutar de suas águas tranquilamente.

A indescritível Cachoeira do Formiga

Se do lado de fora você vai se surpreender com a beleza da Cachoeira do Formiga, ao mergulhar de olhos abertos, você vai perceber um incrível contraste de cores: a areia branquinha, as algas verdes e o tom azul formado pelo turbilhão de água dão a esse lugar um colorido sensacional.

Se tiver força suficiente para vencer a correnteza, nade até bem perto da queda d’água e ganhe uma massagem natural.

A cachoeira tem esse nome curioso por causa do rio Formiga. Como outros encantos dessa região.

Ela fica em uma propriedade particular que pertence a remanescentes de quilombolas, que vivem dentro do Parque Estadual do Jalapão, e é preciso pagar pela visita.

A indescritível Cachoeira do Formiga

Como visitar a Cachoeira do Formiga

A entrada na Cachoeira do Formiga custa R$ 20. Se quiser ficar acampado por aqui, você terá que pagar uma taxa de R$ 30, por dia e por pessoa.

A indescritível Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga fica a cerca de 30 quilômetros de Mateiros. O acesso é feito pela rodovia TO-110, que vai para São Félix do Tocantins. Todo o trecho não tem calçamento e, por isso, eu sugiro usar veículos 4×4 e estar acompanhado de um guia local.

Eu viajei com a Cerrado Dourado e percebi que o serviço deles é um dos melhores do Jalapão.

A indescritível Cachoeira do Formiga

Informações Básicas
Quando ir | O melhor período para conhecer o Jalapão é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro. Veja mais dicas de quando ir ao Jalapão.
Como chegar | O aeroporto de Palmas (PMW)  fica 300 quilômetros de Mateiros, a principal cidade do Jalapão. Aproveite para ver como é viajar pelo Jalapão de carro particular e sem guia.
Onde ficar | Eu fiz Ponte Alta do Tocantins e Mateiros como cidades base, dormindo nelas e percorrendo o Parque durante o dia. Veja onde se hospedar no Jalapão. 
Onde comer | As refeições são feitas nos pontos de parada e, à noite, nas pousadas. A Cerrado Dourado serve água, suco, lanches e frutas em todas as paradas.  

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Oi, Marcelo.

    Você deve combinar isso antes com a empresa que vai contratar, porque, normalmente, não há coletes lá.
    Avise a empresa que precisa de coletes.

    Um abraço.

  2. Olá.
    Gostaria muito de ir ao Jalapão, mas não sei nadar.
    Gostaria de saber se para a cachoeira da Formiga e rios onde a profundidade é maior se disponibilizam colete salva vidas.
    Desde já, agradeço a atenção

  3. Tem algum fator complicador no caso de irmos com crianças? Minha filha tem 1 ano e 1/2.

    Obrigado,

    Allan Lemos

  4. Olá,vivo em Portugal e estou conhecendo o jalapão agora através da novela “o outro lado do paraíso”. E parece maravilhoso.
    Gostaria de saber como posso chegar até lá.
    Qual o aeroporto mais próximo.

    Obrigada
    Alice Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

105