Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

0

Atualizado em 21 de agosto de 2017

Cercada por água, essa maravilhosa e encantadora cidade se revela a cada passo. Suas construções, canais e ruelas fazem dela um dos lugares mais lindos e singulares do planeta. Sim, é difícil descrever Veneza e, por isso, espero que você venha logo para cá e entenda sobre o que estou falando.

Localizada numa lagoa do Mar Adriático – a lagoa de Veneza -, a capital da região de Veneto, no nordeste da Itália, é formada por um grupo de 117 pequenas ilhas cortadas por canais e ligadas por charmosas pontes. Hoje, com cerca de 260 mil habitantes, esta cidade é rica em cultura e sua arquitetura é realmente impressionante.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

Uma bela vista de Veneza.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

São 117 ilhotas e infinitos canais.

Veneza, durante a Idade Média e o Renascimento, foi uma importante cidade para a economia italiana, tendo em vista seu potencial marítimo e seu desenvolvido centro comercial. Atualmente, o turismo se revela como uma das maiores fontes da economia da cidade.

Eu cheguei a Veneza de trem, na estação Venezia Santa Luzia, depois de passar pela cidade de Pisa, como já contei em: Conheça melhor a cidade de Pisa e Uma cidade muito além da Torre de Pisa.

Você pode fazer esse trajeto com a Trenitalia ou com a Italo, duas excelentes companhias de trem que operam em toda a Itália. A estação fica no continente, em frente à cidade de Veneza, e ambas estão ligadas por uma linda ponte. Não tem erro.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

No fim do dia, com o sol baixo, Veneza ganha cores apaixonantes.

Esqueça o mapa

Eu fiquei em Veneza durante dois dias e acredito ser o tempo suficiente para andar pela cidade e conhecer suas atrações.

Muitos italianos me deram a seguinte dica para quando eu estivesse em Veneza: Não use mapas, divirta-se andando pela cidade sem saber para onde está indo, e eu confesso que essa foi uma dica de ouro.

Algumas vezes eu me sentia em um grande labirinto ou passava várias vezes pelo mesmo lugar e caia na gargalhada quando percebia que já não conseguia sair dali. Essa caminhada sem rumo revelou lugares encantadores nessa cidade deslumbrante.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

Você também vai se apaixonar por Veneza.

Assim, acabei encontrando um restaurante bastante popular na cidade, o Bigoi, que serve massas frescas com molhos diversos no melhor estilo fast food. A porção custa somente EUR 5 e a qualidade é excelente. O local é bastante frequentado e é difícil encontra-lo vazio e sem filas.

Além da caminhada sem direção, Veneza possui uma encantadora praça, a Piazza San Marco. Considerada uma das mais belas praças da Itália, aqui estão algumas construções incríveis, como: Basílica São Marcos, Palazzo Ducale, Torre do Relógio e a Campanile, a torre com os sinos da Basílica.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

A Basílica São Marcos.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

Fachada do Bigoi.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

O gostoso ambiente de Veneza, onde se perder é se encontrar.

Gôndolas de Veneza

Falar sobre essa cidade e não falar sobre as gôndolas é quase um pecado. Creio que este seja o maior atrativo da cidade, por isso milhares de casais apaixonados veem à cidade para navegar por entre os canais e aproveitar esse momento extremamente romântico. Os passeios, geralmente, duram de 30 a 45 minutos e custam cerca de USD 80.

Além de Veneza, ao redor da cidade existem outras ilhas, como: Murano – que é mundialmente conhecida por seu cristal -, Lido, Torcello e Burano, que também é bastante famosa por suas casas coloridas.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

As famosas gôndolas.

Faça diferente: conheça Veneza sem mapas

Elas são o clichê que a gente mais ama em Veneza.

Para visitar as outras ilhas você deverá utilizar o vaporetto, uma espécie de barco, um dos meios de transporte mais caros do mundo, isso porque um único bilhete, com validade de 60 minutos, custa EUR 7,50. No entanto, se você quiser visitar as outras ilhas, terá que usá-lo. Não em jeito.

Entre todas as cidades que já visitei, Veneza sempre será um cidade única e incomparável. Ela tem um ar de mistério misturado com uma simpatia que te convida a desvendá-la e descobrir seus encantos. Por isso, caro leitor, inclua essa maravilhosa cidade italiana nos seus destinos e apaixone-se por Veneza.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

Escreva um comentário

Inline
Inline