Pesquisar
Close this search box.

Trânsito de Santo Domingo: entenda como usar o transporte

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Trânsito de Santo Domingo

O trânsito de Santo Domingo vai exigir de você uma dose extra de bom humor.

Apesar das largas avenidas, dos vários túneis e das modernas pontes, a cidade e a região metropolitana se entopem diariamente em engarrafamentos que se espalham por diversos pontos.

Se a situação é complicada nos horários alternativos, no começo das manhãs e no fim das tardes, você vai se surpreender com a quantidade de veículos que surgem em todas as direções.

Com a mesma frequência e com o volume proporcionalmente frenético aparecem as buzinas.

Dominicanos são devotos da arte de buzinar – se passam por um cruzamento, buzinam; se querem mudar de faixa em uma avenida, buzinam; se tiver um motociclista seguindo na frente do carro, aí que eles buzinam mesmo.

Trânsito de Santo Domingo

Em meio a todo esse caos, é raro encontrar um guarda de trânsito que se atreva a tentar organizar o tráfego na metrópole.

Os motoristas andam livremente na contramão, ultrapassam pelo acostamento e qualquer lugar parece ideal para estacionar, mesmo que uma placa diga claramente que aquele espaço é destinado a carga e descarga, por exemplo.

Por isso, os dominicanos costumam dizer que quem dirige na capital é capaz de guiar um carro em qualquer canto do mundo.

Apesar de toda essa confusão, os dominicanos parecem conviver bem com toda essa loucura. Mas, para quem chega, decifrar os códigos do transporte público, por exemplo, pode ser uma das embaraçadoras surpresas.

Guaguas

Estes micro-ônibus usados para o transporte público, geralmente, trafegam em ruas determinadas fazendo uma rota pré-estabelecida.

Velhas, com pouco conforto e segurança precária, nota-se claramente que é o meio de transporte mais utilizado pelos dominicanos.

Trânsito de Santo Domingo

Basta permanecer alguns minutos na calçada para ver a quantidade de guaguas que cruzaram as ruas e avenidas.

Nas guaguas, os cobradores andam em pé na porta dos veículos, e, não raramente, tentam convencer as pessoas que estão nas paradas de ônibus a entrarem no carro.

Como não há nenhuma indicação da rota que o veículo fará, você vai precisar se entender com o cobrador, que nem sempre terá tempo e paciência para lhe ajudar.

Concho

Também chamado de carro público, esse tipo de veículo têm um letreiro no teto e transporta até sete pessoas.

São quatro no banco traseiro e outras duas no banco do carona, além do motorista.

Entretanto, esse tipo de transporte não é indicado para turistas, uma vez que não são considerados seguros nem mesmo para os locais.

Os conchos são sempre carros muito velhos, para não dizer caindo aos pedaços.

OMSA

Essa sigla que significa Oficina Metropolitana de Servicios de Autobuses é a forma simpática que os dominicanos encontraram para identificar a restrita frota de ônibus que circula pela capital e pelas cidades do entorno.

Durante quatro horas de caminhada no meu primeiro dia em Santo Domingo eu vi apenas um OMSA, centenas de guaguas e incontáveis conchos, mas as coisas melhoraram bastante nos últimos anos.

Voladora

Elas são as famosas vans.

Trânsito de Santo Domingo

Menores que as guaguas, são, também, mais velozes. No trânsito caótico de Santo Domingo, velocidade é sinônimo de insegurança. Portanto, evite essa opção.

Táxi

Os táxis, geralmente, não têm identificação e não devem ser abordados nas ruas por questão de segurança.

A melhor opção é ligar para uma das empresas locais e solicitar um veículo. Assim, você será informado sobre o local onde deverá esperá-lo, o número do veículo e a tarifa. Diferente dos conchos, esses são sempre carros novos.

Em todas as opções de transporte público, é essencial que você tenha dinheiro trocado e de preferência em um local de fácil acesso. Assim, você evita abrir bolsa ou carteira dentro dos veículos.

Embora tudo isso pareça confuso, lembre-se que você está em um país com cultura e costumes diferentes.

Portanto, adapte-se a eles e aproveite a sua viagem. Nos conchos, por exemplo, não estranhe se alguém puxar assunto como se lhe conhecesse há anos. Retribua com sorrisos e seja feliz.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. boa tarde irei fazer um cruzeiro no caribe sabado dia 7 mas vou de avião para santo domingo, gostaria de saber se e seguro pegar um uber la?

  2. Oi Alberto,

    As dicas que tenho estão mesmo aqui neste texto.

    Um abraço e ótima viagem! 😉

  3. Olá Altier,

    Conheci seu blog hoje e gostei muito das reportagens. Parabéns!
    Estou com viagem marcada para Julho 2016 para República Dominicana e pretendo alugar um carro para os dias em que estiver em Santo Domingo.
    Você tem alguma dica sobre dirigir em Santo Domingo, situações ou regiões a evitar?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *