Pesquisar
Close this search box.

Artesanato de Bichinho: arte de Toti e encantamento da simplicidade

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Artesanato de Bichinho

O nome oficial é Vitoriano Veloso, mas todo mundo conhece esse distrito de Prados, em Minas Gerais, como Bichinho, famoso por produzir e espalhar pelo Brasil – e pelo mundo – um tipo de artesanato bastante peculiar e de muito bom gosto.

Artesanato de Bichinho

Para perceber a importância que o artesanato tem na vida desse povoado, só precisamos caminhar poucos metros.

As casas antigas se transformaram em lojinhas e fabriquetas de produtos artesanais que vão de doces caseiros e bordados a pinturas e esculturas mais elaboradas.

Artesanato de Bichinho

Em Bichinho, as peças e pinturas nascem do aproveitamento de materiais de demolição como madeira, ferro, lata, plásticos e tecidos.

Um pouco afastada do Centro, está a Oficina de Agosto, um grande ateliê onde o artista plástico Toti – que trocou Embu das Artes pelo pequeno povoado mineiro – cria suas preciosas obras.

O artista Toti

Toti é um daqueles homens com alma de artista e é fácil perceber que o produto de seu trabalho é mais do que o resultado de um ofício.

O paulista que se apaixonou pelas belezas de Minas Gerais parece emprestar um pouco de sua vida às suas obras e, assim, espalha seu jeito simples de viver para os quatro cantos do mundo.

Artesanato de Bichinho

Foi com sua forma de pensar que Toti me impressionou em dois momentos: o primeiro, ainda em seu ateliê, foi quando vi uma folha pendurara em um varal improvisado onde li: “paz, saúde, uma casinha e uma comidinha boa todos os dias…”. Assim, Toti resumia o que queria da vida.

O segundo momento, esse já em Tiradentes, foi na casa do artesão: próximo à campainha há um aviso para não insistir depois de três vezes.

Toti parece ser um sujeito que pratica a arte de procrastinar. Para ele, sempre há coisas mais importantes a serem feitas e decididas.

Quando teve que escolher o nome de sua marca e de seu ateliê, por exemplo, ele preferiu não gastar energias e simplesmente escolheu agosto, o mês da ocasião.

Como conhecer Bichinho

Como chegar

Bichinho fica entre as cidades de Tiradentes e Prados. Para quem sai de Tiradentes, são oito quilômetros de estrada com trechos sem calçamento. Para quem sai de Prados, são cerca de 12 quilômetros em estrada de terra.

A empresa que faz esse trajeto de ônibus é a Vale do Ouro, que atende pelo telefone (32) 3371-5119.

Quando ir

Os meses mais frios são junho e julho, quando as temperaturas chegam aos dezgraus.

Entre outubro e fevereiro as chuvas são mais frequentes, com destaque para os meses de dezembro e janeiro.

Onde comer

O Restaurante Tempero da Ângela é uma boa opção em Bichinho.

A comida é preparada em fogão a lenha e sempre há muita variedade: feijão tropeiro, pernil assado, tutu à mineira, frango com quiabo, costelinha com canjiquinha, verduras produzidas na horta e muito mais.

Onde ficar

A maioria das pessoas que vem a Bichinho fica hospedada em Tiradentes, mas se a sua escolha for diferente, aqui você pode encontrar a lista de pousadas de Bichinho.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Que legal, Marisa.

    Também tive a mesma sensação que você.
    Lugar digno de várias visitas.

    Um abraço.

  2. Lugar maravilhoso de ir, com coisas maravilhosas de ser ver , natureza e criatividade do homem simples tem nesse lugar.
    Vale muito a pena quero voltar lá!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *