Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro em Cuba: regras do câmbio oficial e paralelo

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Dinheiro em Cuba

Até pouco tempo era mais complicado planejar como gastar nosso dinheiro em Cuba. É que havia  duas moedas em circulação  e isso acabava complicando a nossa mente.

Mas, desde janeiro de 2021, Cuba considera apenas o peso cubano – identificado pela sigla CUP – como moeda nacional, que pode ser utilizada por cubanos e turistas. Mas isso não era assim.

Como era antes da mudança

Durante longos anos, Cuba conviveu com duas moedas oficias: o peso cubano (CUP), que era usado por quem vive no país, e o peso conversível (CUC), usado exclusivamente por turistas.

Essa estratégia adotada pelo governo revolucionário em 1994, afetava diretamente o nosso bolso, já que o CUC era, praticamente, equivalente ao euro.

Dinheiro em Cuba

Nos comércios locais, nos hotéis, no táxi e em qualquer outro serviço – com raras exceções – a cotação era de um para um (EUR 1 = CUC 1).

Com o fim do CUC, eliminamos esse problema da lista.

Qual moeda você deve levar?

Como o real não é aceito em Cuba, a melhor opção é levar dólares e trocar por CUP na chegada ao país. Você também pode levar euros, claro. Mas, real, definitivamente, não.

Como a cotação é fixa –  um dólar equivale a 24 pesos cubanos  – não adianta procurar por algo abaixo disso. Da mesma forma, é bom evitar trocar a moeda em hotéis e restaurantes, por exemplo, pois esses tipos de estabelecimentos costumam ter uma taxa de conversão desfavorável.

Dinheiro em Cuba

Você também pode pagar alguns serviços com dólar, mas é melhor andar com a moeda local, porque você terá mais vantagens.

Na data de atualização deste artigo, um dólar estava valendo 24 pesos cubanos no mercado formal e 253 no informal – mercado paralelo.

Uma boa forma de acompanhar a flutuação do câmbio é consultar o site Ciber Cuba.

Tenha pesos cubanos no bolso

Uma coisa que eu percebi logo no primeiro dia foi que, para economizar dinheiro em Cuba, a gente precisa ter sempre no bolso algumas notas e moedas de CUP.

Nas padarias, nos mercados e nas barraquinhas de rua, por exemplo, você poderá pagar em CUP, sem ter que fazer conversão o tempo todo.

Cartões e saques de dinheiro em Cuba

É muito importante saber que Cuba é um país onde tudo se faz com dinheiro, então esqueça o cartão de crédito, já que são bem poucos os lugares que aceitam o pagamento com tarjeta.

Isso pode acontecer até mesmo em cidades mais turísticas, como Varadero, Cayo Largo e Cayo Guillermo, por exemplo.

Em algumas lojas, onde, supostamente, você poderia pagar com cartão, os atendentes quase sempre alegam que a máquina não está funcionando.

Isso é compreensível, já que Cuba é um país onde a conexão com a internet ainda não é universalizada.

Dinheiro em Cuba

Caixas eletrônicos

Há, também, poucos caixas eletrônicos para consultas de saldo e saques de dinheiro em Cuba. Esses raros maquinários, quando encontrados,  colecionam filas  e, provavelmente, você terá que esperar um pouco para conseguir seu dinheiro.

Na maioria das cidades, os bancos funcionam de segunda a sexta, das 9h às 15h. O comércio funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Algumas lojas abrem aos domingos, das 9h às 12h. Restaurantes, de forma geral, abrem às 10h30 e fecham às 23h. Sistemas de pagamento online, como Paypal, não funcionam no país.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

21 respostas

  1. Oi, Luciana.
    É um pouco confuso mesmo, principalmente porque há o câmbio fixo e paralelo.
    Tentei explicar da melhor forma, mas câmbio é algo que varia a cada dia.
    Um abraço.

  2. Desculpa a minha ignorância, mas estou indo pra Cuba e estou confusa com a conversão de moedas. Por exemplo, aqui no post diz que 1 dólar = 24 pesos cubanos. Mas nos comentários vi falando 1 euro = 165 pesos ou 1 dólar = 100 pesos. Como é realmente a conversão? Obrigada

  3. Legal Gustavo, Estou encontrando poucas informações pós-pandemia sobre Cuba. Interessante ler isso de você. Acredito que você se confundiu ao falar 2023, certo? Outra coisa, tinha visto algo sobre cobrarem 10% de taxa na conversão de dólar americano e não ter esta taxa para Euros. Isso acontece mesmo?

  4. Altier,
    Tenho planos de ir do Brasil a Cuba e, depois, voar para os Estados Unidos. Cmo há restrições para americanos irem a Cuba, sabe dizer se há alguma restrição para brasileiros embarcarem em voos de companhias americanas para os EU?
    Grato.

  5. Fiquei em Cuba em outubro e novembro de 2023 e vou atualizar os viajantes: O visto para turistas aumentou o prazo para 3 meses de permanência a partir de 1 de novembro de 2023, antes era só 1 mês. Eu troquei Euro em um restaurante e foi muito mais vantajoso o câmbio: 1 euro = 165 pesos, geralmente encontra por 130. Foi na Pizza Retro na Plaza Vieja, não sei se outros locais fazem o mesmo. Tanto euro como dólar eles consideram o mesmo câmbio.

  6. Olá! Vou para Havana mês que vem. As casas de câmbio lá não não compram real? Como funcionam o western union lá?

  7. Oiê! Tudo bem? Então em dezembro vou estudar em Cuba, aluguei Airbnb, está tudo certo. O que mais tenho dúvida é quanto dinheiro eu deveria contar por dia. Eu não tenho ideia dos preços, comida e bebida. Será que poderias tvz me dar uma luz??? Muito obrigada desde já.
    P.s adorei o blog, ótimas dicas e informações.

  8. Olá Altier. Estou planejando ir a Cuba agora em unho e vi sua sugestão da casa Mercy. Mas não entendi direito- Santa Clara, que onde ela fica é um bairro de Varadero? E vc disse também que ela fica numa avenida em frete ao mar..e no mapa, Santa Clara está nomeio de uma cidade…o que eu não entendi, por favor? Gostaria de uma opção assim, mas próximo ao mar….

  9. em cayo largo do sul ou outros cayo de Cuba ,não tem casas que alugam quartos,só hotel,essas casas chamadas de renta…casa de renta pode encontrar em internet

  10. Olá Altier, estou a planear viajar para cuba, e queria saber onde encontrou a casa Mercy porque não estou a encontrar. Quando carreguei no link apareceu um e mail, é o e-mail do responsavel? Já agora nao encontrou nenhuma casa particular em cayo largo pois nao?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *