Pesquisar
Close this search box.

10 atrações de Santo Domingo, capital da República Dominicana

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Uma tarefa difícil é escolher o que fazer em uma cidade tão empolgante como a capital da República Dominicana.

Se vale uma ajuda, eu listei 10 atrações imperdíveis de Santo Domingo para que você, assim como eu, desfrute um pouco dos diferentes atrativos da Capital das Américas.

10 atrações imperdíveis de Santo Domingo

1. Catedral de Santo Domingo

A Catedral de Santa María la Menor foi a primeira a ser construída no continente americano e sua fachada simples não revela sua grandiosidade interna, especialmente a beleza de seu teto.

Foto: Alex Quezada

2. Jardim Botânico Nacional

Esta imensa área verde tem mais de dois milhões de metros quadrados e é habitada por diferentes espécies de plantas de diversas partes do mundo:  sem dúvida, o jardim japonês é o mais bonito entre todos os atrativos.

O passeio de trem com guias do parque nos leva rapidamente aos diferentes ambientes em uma viagem educativa e altamente indicada para crianças.

3. Boca Chica

A mais popular praia da região de Santo Domingo está a 19 quilômetros do centro da capital. Frequentada basicamente por moradores, a praia tem uma extensa faixa de areia e um mar azul claro onde a calmaria reina soberana.

atrações de Santo Domingo
Foto: Asael Pena

Na praia, estão as tradicionais barraquinhas de fritura. Porém, não é recomendado comer em nenhuma dessas barracas que vendem peixes, batatas e outros produtos. Todas elas são regularizadas, mas o controle de qualidade passa longe.

4. Praça da Bandeira

Este imenso monumento patriota está localizado em uma das áreas mais movimentadas da cidade: o cruzamento das avenidas 27 de Febrero e Gregorio Luperon.

Ela homenageia um dos símbolos mais importantes do país: a própria bandeira. Na praça, são realizadas manifestações e comemorações cívicas.

5. Zoológico de Santo Domingo

O ZooDom é um daqueles programas ideais para quem é apaixonado por vida selvagem e para quem viaja com crianças.

Embora não seja um grande zoológico, ele tem várias espécies de animais das Américas, da África e da Ásia.

Com mais de 1,2 milhão de metros quadrados, é coberto por oito quilômetros de ruas pavimentadas. É por este caminho que passam os trenzinhos que nos levam a todos os ambientes.

6. Zona Colonial

Consagrada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1990, a Zona Colonial de Santo Domingo nos conduz ao passado muito bem preservado.

atrações de Santo Domingo

São prédios, ruas e monumentos espalhados pela cidade que foi fundada em 1496, apenas quatro anos depois de Cristóvão Colombo ter pisou em nosso continente.

7. Aquário Nacional

Neste aquário, encontramos mais de três mil espécies que vivem no mar do Caribe e tantas outras de várias regiões do globo.

Um dos tanques mais apreciados é o dos tubarões e das arraias. Outras espécies de grande interesse são os peixes coloridos, os corais e as tartarugas.

Também podemos visitar El Túnel, que é uma construção submarina contida por um grande arco de vidro que nos permite sentir verdadeiramente dentro do mar.

8. Parque Natural Los Tres Ojos

No bairro Santo Domingo Este, o Monumento Natural los Tres Ojos é um conjunto de três cavernas de onde brotam lagos azuis de água translúcida.

atrações de Santo Domingo

Foi descoberto em 1916, e estudiosos afirmam que a formação das piscinas naturais é um fenômeno que ocorre pouquíssimas vezes.

Isso, porque os canais de água subterrânea emergem da terra formando os lagos que, preservados, mantêm traços da história milenar dos primeiros habitantes da ilha.

9. La Fortaleza de Santo Domingo

É na Calle Las Damas que está a entrada para La Torre del Homenaje.

atrações de Santo Domingo
Foto: Phyrexian

Ela foi construída dentro dos limites da Fortaleza de Santo Domingo – também chamada de Fortaleza Osama –, e é a mais antiga edificação militar ainda de pé no Novo Mundo – ela envolvia toda a Zona Colonial.

Mais que um importante ponto de resistência aos invasores, esse lugar foi palco de pomposas cerimônias reais. Entre elas, a de chegada de Dom Diego Colombo, que recebeu o título de II Vice-Rei nesse mesmo lugar.

10. Faro a Colón

Esta construção monumental – que também é conhecida como Museu das Américas e como Mausoléu do Almirante – foi inaugurada por ocasião da comemoração dos 500 anos de descobrimento das Américas, em 1992.

Entretanto, sua construção demorou algumas décadas.

No monumento, cada país do continente tem uma sala com um breve acervo sobre a sua cultura e história. Construído em forma de cruz, no centro um imenso monumento esculpido em mármore branco encanta pelos preciosos detalhes.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Estou na República Dominicana e seguindo suas boas dicas. Quanto há para se conhecer neste mundo de meu Deus. Basta querer.

  2. Em fevereiro próximo, estarei visitando Santo Domingo. Suas dicas foram maravilhosas e vou a todas. Me encanta sempre a parte histórica das cidades que visito e os belos recantos naturais que você descreve tão bem.
    Obrigada e parabéns!

  3. Oi Bruna,

    Que bom que gostou. Faça logo as malas e vá conhecer a República Dominicana. 🙂

    Um abraço!

  4. Nossa, adorei também as dicas. Fiquei encantada com o Aquário Nacional.

    Meus tios estão morando em Santo Domingo e sem dúvidas depois dessa publicação lida com tanta emoção e curiosidade estarei visitando eles o mais breve possível. Bom para colocar a saudade em dia e conhecer lugares lindos.

    Faz muito bem em passar seus conhecimentos.

    Obrigada!

  5. Olá, adorei as dicas. Acho importante que antes das pessoas viajarem, elas tenham acesso a boas informações. Informações de qualidade para sentirem-se mais seguras ao viajar. O blog está de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1