Conheça San Andrés

2

Atualizado em 22 de março de 2017

Já ouviu falar de San Andrés? Eu lhe mostro, agora, porque essa ilha está ficando tão famosa.

San Andrés é um território da Colômbia, mas fica na costa da Nicarágua, e a maneira mais fácil de chegar aqui é mesmo de avião. A ilha é bem pequena, são só 26 quilômetros quadrados. Isso significa que dá para gente conhecer tudo, explorar todos os cantinhos. Mas, se o que você está procurando por aqui é praia, isso San Andrés tem.

Quem não quiser gastar com passeio, pode explorar as praias do norte da ilha, e tem também Rocky Cay, que é muito, muito famosa, e eu tenho certeza que você vai adorar.

Mas o grande barato aqui é aproveitar as ilhas que ficam ao redor de San Andrés, e elas ficam bem pertinho, a cerca de 20 minutos de barco. Jhonny Cay é maior, tem muitas sombras, algumas barracas e aquele mar azul que a gente adora. A ilha Acuário é um pouco menor. Aqui, você vai ver centenas de peixes e nadar com arraia.

Mas San Andrés é muito mais do que isso. Eu também mergulhei em La Piscinina, uma piscina natural cheia de peixes. Para chegar aqui, você pode alugar um carrinho de golfe, uma forma barata e super divertida de conhecer os outros cantos da ilha.

Ficou ansioso para conhecer essa apaixonante ilha colombiana? Calma! Antes, veja todos os detalhes dessa viagem:  quando ir, quanto custa, onde ficar. Eu explico tudo nesse link aqui: www.penaestrada.blog.br/sanandres, e conto todos os detalhes que você precisa.

Se você gostou desse vídeo, de um like e se inscreva no canal. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, use os campo de comentários.

Conheça San Andrés

San Andrés é a maior ilha do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e tem uma área de 26 quilômetros quadrados. Todo esse território pertence à Colômbia desde 1803, quando a Espanha o anexou às terras sob seu domínio. Apesar de a Nicarágua reclamar soberania sobre as ilhas, a Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2012, que o arquipélago pertence mesmo à Colômbia.

Cortada de norte a sul por uma pequena cadeia de montanhas, San Andrés tem sua formação na erupção de um antigo vulcão que lançou pedras do fundo do mar para a superfície, criando a maioria das ilhas. Seu incrível mar e seus recifes de coral são os principais atrativos para milhares de turistas que visitam a ilha todos os anos. Para você ter uma ideia, em 2014, foram mais de 700 mil.

Outra peculiaridade desse lugar são seus habitantes. A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e direitos fundamentais na Constituição de 1991, e a língua falada aqui, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.

Mas nem tudo é beleza em San Andrés. Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação motivada principalmente pela isenção de impostos de San Andrés, concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953, com o intuito de dinamizar a economia e atrair turistas. Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Quantos dias deve ficar em San Andrés para conhecer os lugares citados?
    Estou querendo ir esse ano mas como gostaria de aproveitar e tbm conhecer Cartagena pretendo descer em Cartagena para depois ir para San Andrés!

Escreva um comentário

Inline
Inline