Pesquisar
Close this search box.

Conheça as belezas de Antonina e a história da Estrada Graciosa

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antonina

Abraçando a baía onde repousam pequenos barcos, Antonina é uma daquelas descobertas que deixam a gente cheio de esperança. Tranquila como o mar que lhe traz vida, a cidade deve estar no seu roteiro quando visitar Morretes. Isso depois de fazer o passeio de trem que sai de Curitiba.

A cidade é pequena e aconchegante, são apenas 19.000 habitantes. Ela foi a morada original de grupos indígenas que viveram nesta região até que fossem criados os primeiros povoados, no final da década de 1640.

Antonina

Estrada Graciosa

Aliás, foram eles, os indígenas, que deram origem ao que hoje conhecemos como Estrada Graciosa. Por essa rota eles migravam para o litoral nos meses mais frios do ano e aqui sobreviviam por meio da pesca e da cata de mariscos.

Hoje, suas ruas cobertas de pedras, suas construções históricas e sua tradição em servir o barreado, prato típico do litoral paranaense, deixam claro que esta é uma terra cheia de memórias.

AntoninaTestemunha dessa história, o Santuário Nossa Senhora do Pilar fica no ponto mais alto da cidade e daqui tudo observa desde 1714, ano em que foi construído.

Da fase de maior produtividade econômica – na segunda metade do século 20 -, Antonina preserva o Theatro Municipal, criado por artistas e patrocinado por homens ricos da cidade que acreditavam em seu crescimento.

Antonina

Na beira-mar, as ruínas do antigo porto completam a fotogenia da cidade. Mas há ainda opções para quem gosta de aventura e natureza: dá para fazer rafting no Rio Cachoeira ou escalar o Pico Paraná.

Antonina

Mas, sem dúvida, o passeio de barco pela baía é algo que jamais pode faltar no seu roteiro.

Em apenas trinta minutos dá para conhecer a cidade a partir do mar: ver seu relevo, as moradias, o santuário e o trapiche, um píer onde você também pode fazer uma agradável caminhada.

Antonina

Há diversas opções de passeios que saem do trapiche. Um deles te leva para ver o manguezal e para observar pássaros, em outro você pode ainda andar de caiaque pelo Rio Pequeno. E o melhor: é baratinho.

Antonina

Programe sua visita a Antonina

Quanto custa

O passeio de barco custa a partir de R$ 20 e dura, em média, meia hora. No roteiro básico, o barco sai do trapiche, passa perto do casario antigo e vai até perto do manguezal. Há uma opção onde você pode andar de caiaque no Rio Pequeno, e para isso você paga R$ 30. O barco tem capacidade para 20 pessoas, mas os passeios acontecem com o mínimo de quatro passageiros.

Para contratar o passeio ou fazer sua reserva, você pode ligar para os telefones (41) 8834-3195 ou 8433-7958 e falar com o capitão André. É ele quem pilota o barco Alto Mar, o único que faz o passeio na região.

Antonina

Onde comer

No restaurante Buganvil é servido o que muitos consideram o melhor barreado da cidade.

Ele fica bem pertinho do Santuário, ao lado da praça, e o prato completo é servido na panela de barro e acompanha farofa, farinha de mandioca, arroz, banana da terra frita, banana caturra, peixe e camarão à milanesa, camarão ao molho, bolinho de camarão, casquinha de siri, salada mista, maionese e arroz.

Antonina

Como chegar

Antonina fica a 90 quilômetros de Curitiba e para chegar aqui há várias opções. De carro, você passará pela Estrada Graciosa, uma das mais bonitas do Paraná. São 33 quilômetros na Serra do Mar com uma vista fantástica. Pelo caminho, 149 curvas, cachoeiras e um caminho de hortênsias.

De trem, você pode viajar de Curitiba até Morretes e daqui ir de táxi, van ou de ônibus. A viagem é bem rápida, dura cerca de 20 minutos.

De ônibus, quem faz o trajeto partindo da capital paranaense é a Viação Graciosa.

Antonina

Onde ficar em Morretes

A melhor área para ficar em Morretes é o Centro Histórico, que é pequeno e tem tudo perto.

Nessa área, estão os principais pontos turísticos da cidade e também restaurantes, lojas de artesanato, farmácia e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.

Como a cidade é pequena, dá para fazer, praticamente, tudo a pé, sem pressa aproveitando para conhecer cada cantinho.

O Centro é cortado pelo rio Nhundiaquara e é exatamente nessa parte que a cidade é mais movimentada.

Mas, claro, existem outras opções além do Centro. Na área rural, por exemplo, você pode ficar em pousadas aconchegantes e ter mais contato com a natureza.

Com tempo, você vai poder visitar outras áreas da cidade, como o distrito de Porto de Cima, onde fica a charmosa Igreja de São Sebastião.

Melhores pousadas de Morretes

Levando em consideração que a melhor localização é o Centro Histórico, eu separei algumas excelentes opções.

São, realmente, as melhores pousadas – tem hotéis também – nos quesitos conforto, segurança, qualidade de atendimento e, claro, com um preço justo: há opções em várias faixas.

Então, veja a lista e escolha onde ficar em Morretes.

Hospedaria Solar de Morretes

A Hospedaria Solar de Morretes é um lugarzinho perfeito para quem vai passar pouco tempo na cidade e quer pagar um valor justo pela diária. Sem luxo, mas com conforto e aquele cafezinho feito com amor, a pousada é uma boa opção para ficar em Morretes.

Onde ficar em Morretes

Os quartos são simples, mas há opções que acomodam até quatro pessoas, isso é perfeito para quem viaja com família ou com amigos. A localização é boa, pertinho da Igreja Matriz, a poucos minutos de caminhada do centrinho.

Onde ficar em Morretes

Pousada Guanumbi

A Pousada Guanumbi fica pertinho do Centro, a pouco mais de 20 minutos de caminhada da Estação Ferroviária. Ela foi inaugurada há pouco tempo e tem instalações básicas, adequadas para quem quer gastar menos e ainda ter acesso fácil aos atrativos da cidade.

O quartos são básicos, mas sempre limpos e arejados, a piscina é pequena e o café da manhã é bom, com algumas variedades, como bolos, pães, ovos mexidos e frutas, por exemplo. A internet é gratuita e há quartos para família. Mas o que todo mundo elogia é mesmo o atendimento dos donos da pousada.

Pousada Bella Morretes

A Pousada Bella Morretes é uma das mais tradicionais da cidade. Ela fica no Centro e tem uma decoração bem característica, com vários itens de antiquário – alguns fazem parte da história da cidade.

Isso garante muita personalidade à pousada, que tem uma das melhores avaliações da cidade, com muitos elogios ao atendimento dos proprietários, que é sempre muito cordial.

Os quartos da Pousada Bella Morretes são básicos, mas muito aconchegantes e sempre muito limpos e arejados. A cama é espaçosa, o colchão e os travesseiro são de ótima qualidade: tudo que a gente precisa, não é?

Onde ficar em Morretes

Pousada Cidreira

A Pousada Cidreira tem meu carinho especial, porque é um lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado. Além disso, os donos e os funcionários nos tratam tão bem que dá vontade de voltar mais vezes.

Onde ficar em Morretes

Os quartos são ventilados, limpos, bem decorados e as camas são ótimas: a gente deita e não dá vontade de levantar mais, sabe como é isso?

Onde ficar em Morretes

A Pousada Cidreira tem uma piscina com uma área de convivência muito agradável, perfeita para os dias mais quentes e o café da manhã é muito bom, sempre com muita variedade.

Porto Real Hotel

O Porto Real Hotel é um hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos que, apesar de pequenos, são confortáveis.

Onde ficar em Morretes

É um hotel básico, para quem vai passar o dia fora e quer apenas um lugar parar dormir. Se o seu pensamento é esse, tudo certo. Lembrando que hotel é diferente de pousada, especialmente no aspecto atendimento.

O café da manhã do Porto Real Hotel é bom, tem bastante opções, com variedades de bolos, pães e frutas. O preço é justo, não muito diferente dos praticados em Morretes.

Melhores pousadas na área rural

Quem busca um contato maior com a natureza pode ficar em uma pousada mais afastada do Centro.

Um pouco mais longe, no distrito de Porto de Cima, também há boas opções. Todas têm uma pegada mais rústica, com áreas verdes e oportunidades de contato mais próximo com a natureza.

Casas Di Monte Ecopousada

Na área rural, mas ainda perto do Centro a melhor opção é a Casas Di Monte Ecopousada. Ela fica a apenas cinco minutos de carro do Centro e tem uma estrutura muito boa.

Onde ficar em Morretes

Cercada por jardins muito bem cuidados, a pousada tem uma piscina ótima e quartos confortáveis, num estilo rústico, que combina com o ambiente externo.

A Casas Di Monte Ecopousada é um ótimo lugar para quem quer relaxar e tem alguns dias de folga para a aproveitar.

Onde ficar em Morretes

Recanto Mata

O hotel Recanto Mata também fica um pouco mais afastado do Centro – cerca de cinco minutos de carro. Ele tem uma das melhores avaliações da cidade e sempre tem muita procura. Isso acontece porque o hotel tem uma área verde muito apreciada.

Além disso, o restaurante é muito bom, com aquele tempero que nos conquista, e isso também vale para o café da manhã. Apesar dos quartos serem básicos, é um bom lugar para quem quer tranquilidade ou está viajando com crianças.

Onde ficar em Morretes

Pura Vida Residence

A Pura Vida Residence fica a meia hora do distrito de Porto de Cima, e funciona no esquema de chalés, o que é perfeito para quem busca mais privacidade, mas não abre mão dos serviços da pousada, como o café da manhã.

Onde ficar em Morretes

Todos os chalés acomodam até duas pessoas. As camas são boas, muito aconchegantes, e as roupas de cama estão sempre limpas. Os banheiros são pequenos, mas bem resolvidos. A cozinha é bem equipada, tem tudo o que precisamos para preparar refeições básicas. É uma excelente opção para ficar em Morretes.

Onde ficar em Morretes

Pousada Serra Verde

A Pousada Serra Verde também funciona no esquema de chalés, com opções perfeitas para quem viaja em casal ou com a família: há opções com dois quartos, que acomodam até  cinco pessoas. A pousada fica na zona rural, mas bem pertinho do Centro: são apenas 15 minutos de carro.

A área verde é super bem cuidada e os chalés no estilo rústico combinam perfeitamente com a paisagem: rio e montanha no alcance dos olhos. É considerada por muitos hóspedes umas das melhores no quesito custo-benefício e o atendimento é sempre muito elogiado.

Pousada do Oasis

A Pousada do Oasis é uma das opções econômicas de Morretes e fica no distrito de Porto de Cima, a 12 minutos de carro do Centro de Morretes. É uma pousada básica, bem rústica e sem qualquer luxo. É para quem quer tranquilidade, sem muitas opções de entretenimento.

Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem cuidados. O café da manhã é bom, sempre com produtos frescos e o atendimento é muito elogiado.

Pousada Itupava

A Pousada Itupava tem chalés para duas ou três pessoas. Eles são bem rústicos, mas muito acolhedores e aconchegantes. Camas boas, roupas de cama de primeira e banheiro sempre limpo. O jardim é super bem cuidado e isso deixa tudo mais agradável.

O atendimento é sempre muito elogiado e o café da manhã também, sempre tem variedades e comidinhas da região. Tudo isso a pouco mais de dez minutos do Centro de Morretes.

Dona Siroba

A pousada Dona Siroba fica no centrinho do distrito de Porto de Cima, uma área super agradável para quem procura tranquilidade e precisa desacelerar por alguns dias. O distrito fica a pouco mais de 15 minutos dos principais atrativos de Morretes e, se puder, vale a pena conhecê-lo.

Além de ser super tradicional, tem espaços verdes ótimos, com um jardim muito bem cuidado e um lago. Os quartos e as suítes acomodam até sete pessoas e isso é perfeito para quem está viajando com a família. A pousada tem um restaurante super reconhecido que serve o tradicional prato local, o barreado, como eu explico mais abaixo.

Casa Poletto

A Casa Poletto é um lugar que acolhe bem a todos. Bom para quem viaja com crianças, para quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção e para aqueles que não viajam sem seu animalzinho de estimação.

Como fica na área rural, o contato com a natureza é muito próximo e a tranquilidade reina – a internet à vezes cai, então venha preparado. O café da manhã é muito elogiado, sempre com muitas gostosuras e o atendimento é super acolhedor. É um bom lugar para ficar em Morretes.

Faixas de preço em Morretes

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Morretes.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Morretes.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Oi, José.
    Fantasia. Esse rio não existe.
    Talvez você esteja confundindo com o rio de Morretes.
    Um abraço.

  2. Em antonina existe um rio que passa no centro da cidade que se pode tomar banho e pescar.verdade ou fantasia.

  3. Curto muito seu conteúdo, sempre uso o blog para consultar informações sobre as minhas viagens!

    Parabéns!

    Só queria dar um toque sobre o termo “sambaquis”. No texto, você diz que sambaquis é o nome de um grupo indígena, quando na verdade a palavra se refere a um tipo de sítio arqueológico do nosso litoral. Sambaquis, em tupi, quer dizer “monte de conchas” e são o nome dado aos grandes depósitos de conchas e restos de peixes que se formaram ao longo do nosso litoral, e representam sinais de habitantes muito antigos, logo depois dos caçadores e coletores.

    Muitas universidades estudam os sambaquis para definir os hábitos dos nossos antepassados por essas terras. Pesquisando você vai encontrar bastante informações sobre o assunto!

    Abraços,
    Elaine

  4. Oi, Simone.
    Você pode se informar com a agência Special Paraná.
    Eles organizam tudo.
    Um abraço.

  5. Olá,
    Gostaria de ir no próximo mês para Curitiba e pretendo ir até Morretes de trem,achei interessante dar uma esticadinha até Antonina. Vc sabe o valor das Vans até lá?E pra voltar pra Curitiba como devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *