Como planejar uma viagem de carro | Parte 2

14

Atualizado em 13 de julho de 2015

Se você está começando a planejar uma viagem de carro deve primeiro ler o post com as primeiras cinco dicas que já publiquei aqui. Então, sem mais enrolação vamos seguir em frente.

6. Calcule quanto vai gastar de combustível

Essa é uma questão muito fácil de ser respondida com as informações disponíveis na internet. Acesse o site Gas Buddy, preencha o local de partida, o de chegada, se a viagem é de ida e volta, o tipo de carro que você vai utilizar  – marca, modelo e ano. Com isso, você terá o custo de combustível da sua viagem.

Para evitar imprevistos, adicione ao valor apresentado uma margem de 15% para os percursos internos  e então saberás qual será o seu gasto com combustível.

7. Escolha onde dormir

Existem hotéis para todos os gostos e bolsos. Quem gasta dinheiro com hotéis de luxo geralmente é aquele tipo de pessoa que quer mesmo aproveitar uma comodidade absoluta. Viajantes de verdade utilizam o dinheiro para conhecer as atrações do lugar.

Portanto, escolha um hotel com custo-benefício que atenda suas necessidade e que esteja dentro do seus padrões – de gosto e de bolso. O mais importante é que ele seja seguro, limpo, que tenha uma boa cama e um bom chuveiro. É isso que vai garantir que vc tenha uma boa noite de descanso, pois a viagem é longa e você tem que estar bem disposto para, no dia seguinte, voltar à estrada.

O café da manhã não será essencial se a tarifa for muito diferente. Você pode fazer o seu desjejum na padaria da esquina ou nas lojinhas de posto de combustível. Mas, se decidir pagar pelo café, que ele seja um bom café da manhã. Afinal de contas, quem nunca guardou aquela maçã para comer no carro durante a viagem?

O mais conhecido site para reservas de hoteis é o Booking.com. Existem outros, claro, mas o que tenho experimentado sem problemas é esse, portando é o que indico.

Mas, atenção, faça sempre as reservas com possibilidade de cancelamento sem custo adicional e sem o pagamento da primeira diária. Pode ser que seus planos mudem antes ou durante a viagem e, assim, você não terá prejuízo.

Decidindo onde vai se hospedar você economiza tempo e evita o terrível ‘não há vagas’ que ninguém quer ouvir depois de um dia cansativo, cheio de atividades.

Planejar uma viagem de carro

Viajando de carro, aproveite para parar e apreciar a paisagem.

8. Planeje onde comer

É verdade que nem sempre o que é planejado é executado. Mas sem o planejamento você também perde a possibilidade de descobrir pratos locais, delícias exóticas e preços camaradas. Em qualquer parte do mundo o Foursquare vai lhe ajudar a saber o que está sendo mais frequentado e qual a avaliação de cada estabelecimento. Vamos lá, faça o teste: digite ‘restaurante’ no campo de busca de sua cidade. Você vai descobrir coisas aí pertinho de você que ainda não havia experimentado.

Vamos combinar: o almoço não será a sua principal refeição, pois dirigir com o estômago pesado não vai ser uma boa pedida. Então, escolha um bom lugar para o seu jantar e, aí sim, tire o pé da lama.

Nunca dirija com fome ou de estômago vazio. Antes de assumir o volante, alimente-se bem, mas sem exageros. Nas paradas da estrada,  tome cuidado com produtos derivados de maionese, leite ou alimentos que você não está acostumado a comer. Vai que…

Em relação a água, eu já expliquei como você pode economizar até USD$ 300 com medidas simples, ideais para uma viagem de carro.

9. Aproveite enquanto houver sol

Sempre viaje tendo a luz solar como sua parceira. No seu planejamento, verifique o horário do nascer e do pôr do sol e utilize esses dados para calcular até quando você pode adiantar a viagem nesse dia. Como já disse, não é aconselhável viajar durante a noite, visto que você não conhece as estradas e os seus perigos. Além disso, aproveite a noite para descansar e o dia para passear, tirar fotos e comer em bons restaurantes.

Planejar uma viagem de carro

Cruzando o sertão sergipano.

Planejar uma viagem de carro

Recompensa: durante uma viagem de carro sua melhor companhia está do lado de fora da janela.

10.    Siga em paz e com tranquilidade

Faça uma viagem tranquila. Você esperou muito tempo por isso e não é agora que vai correr, certo? Seja um motorista responsável e siga todas as normas de trânsito – a começar pelo bom e velho conselho: se beber, não dirija. Não se esqueça que as multas são elevadas, é verdade, mas a sua vida e a dos seus amigos e familiares valem muito mais.

Se precisar de um estimulante – geralmente o cansaço bate na parte da tarde – tome um comprimido efervecente de Vitamina C ou um daqueles tabletes Multivitamínicos.  Na pior das hipótese você vai se prevenir de um resfriado.

Faça paradas regulares e aproveite para registrar em fotos a sua aventura. Uma simples parada para se espreguiçar e esticar as pernas, oxigena o corpo, estimula a circulação e renova as suas energias.

Sempre tenha um dinheiro trocado em um lugar da mochila. Vai que aquele restaurante ou posto de gasolina no meio do nada não aceite o seu cartão de crédito ou débito. Quem anda previnido sempre vai mais longe.

No mais, curta a sua viagem. Aproveite todos os momentos: o inevitável, as surpresas, as pessoas que conhecer, a paisagem da janela, a música que toca no rádio. Viva e sinta esse momento. Em uma viagem nada é desprezado, nada é sem valor.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

14 Comentários

  1. Olá, No mês de Julho/16 farei uma viagem de São Paulo a Goiânia com meu carro.
    Gostaria de algumas dicas para essa viagem.
    Serão aproximadamente 944Km Rodados e ja sei que o tempo médio é de 11 Horas, considerando paradas para abastecimento.
    Poderia ajudar com algumas dicas?

  2. Debora Lourenço on

    Bom dia, indo de Fortlaeza, Ce à Perola, Pr, uma viagem de 3456 km, quantas paradas para descanso/dormir são recomendadas, com dois motoristas revezando? Você saberia me dize qual melhor cidade nesse percurso para parar para dormir? Obrigada.

    • Altier Moulin

      Oi, Debora.

      No Brasil, rodar 600 quilômetros em um dia pode ser bem cansativo. Eu aconselho fazer paradas para curtir a viagem, ver a paisagem e aí dá pra tocar até uns 800 quilômetros por dia.
      Mas, claro, que isso depende da estrada e do ritmo de cada motorista.

      Um abraço.

Escreva um comentário