Como funcionam as agências de viagem em Cuba

0

Atualizado em 8 de junho de 2017

Por mais que você tenha planejado bem o seu roteiro, em algum momento você vai precisar de agências de viagem em Cuba. Isso acontece porque o turismo, aqui, ainda está sob controle do governo cubano e nem sempre você pode comprar diretamente com a empresas que oferecem o serviço.

Para entender como isso funciona, primeiro você deve saber que todas as agências de viagem em Cuba são estatais e, justamente por isso, os preços são tabelados em qualquer parte do país. Isso significa que pedir um desconto ou dar aquela chorada no preço não serve para nada.

É também por isso que você não vai ver muito esforço dos atendentes para resolver seu problema: reservar um passeio saindo de outra cidade, por exemplo, não vai ser fácil. E esqueça aquela ideia de mandar um e-mail pedindo informações, pois a resposta pode nunca chegar.

O lado bom disso tudo é que você não sofrerá com o assédio de vendedores tentando lhe convencer a comprar um ou outro passeio.

Como funcionam as agências de viagem em Cuba

Uma das agências próprias da Cubatur.

Pontos importantes

Existem três principais agências que atendem em todo o país. A Cubatur, a Havanatur e a Cubanacan. Apesar de operarem de forma bem semelhante, algumas se especializaram em certos roteiros enquanto outras têm serviços mais abrangentes.

Nessas agências, você pode comprar pacotes, que incluem serviços como passagens aéreas, hospedagem, traslados e passeios, ou apenas serviços pontuais como bilhetes em companhias aéreas que não vendem pela internet.

Um importante detalhe é que você terá que pagar em dinheiro, já que cartões de crédito não são aceitos. A moeda preferida é o peso convertível (CUC), mas pagamentos em euro e dólar também são possíveis.

Outro grande problema aqui é que, como o serviço não é totalmente informatizado, eles exigem uma antecedência mínima de 48 horas para confirmar algumas reservas. Sabendo disso, jamais deixe para fazer as coisas sem planejamento.

Como funcionam as agências de viagem em Cuba

Agência da Havanatur em Varadero.

Agências de viagem em Cuba

Cubatur | A Cubatur está em todo o país e tem exclusividade em viagens para Cayo Largo, um dos destinos mais procurados de Cuba. Isso acontece porque os voos que chegam à ilhota são fretados com a Aerogaviota.

Dificilmente, você verá agências próprias da Cubatur, mas sempre haverá um pequeno balcão nos hotéis e resorts espalhados pelas cidades. Em Havana, o famoso hotel Inglaterra é um bom lugar para você comprar o que precisa.

Havanatur | A Havanatur também opera nas principais cidades do país, como Havana, Varadero e Cayo Guillermo. A agência vende de tudo um pouco: de cruzeiros a traslados, de excursões a eventos, mas sua especialidade é fazer a ponte com agências internacionais que vendem pacotes em outros países.

Eu também não vi muitas agências próprias, mas em todos os hotéis havia uma mesa e um funcionário da empresa para atender aos turistas.

Cubanacan  | A Cubanacan é a mais nova delas e opera em um esquema semelhante às outras. A agência tem, basicamente, os mesmos pacotes e passeios, sendo que a diferença é que ela organiza viagens para outros países.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

Inline
Inline