Como é voar Viva Colombia

171

Atualizado em 7 de novembro de 2017

Desde que começou a operar, em abril de 2012, a low cost Viva Colombia, que tem como acionista a companhia irlandesa Ryanair, promoveu uma reviravolta no mercado colombiano de passagens aéreas. Com preços bem abaixo dos que eram, até então, praticados pela poderosa Avianca e pela recém-chegada Latam, a Viva Colombia rapidamente virou a queridinha dos mochileiros e viajantes adeptos aos modos mais econômicos de rodar o mundo. Então, se você está de viagem marcada para o país, eu lhe conto como é voar Viva Colombia.

Operando com apenas cinco aeronaves, a companhia tem voos frequentes entre os principais destinos turísticos do país: Bogotá, Cáli, Medellín, Cartagena, Barraquilla, Santa Marta e até San Andrés.

Nesse esquema, é fácil encontrar voos com tarifa de COP 49.990, de Medellín a Cáli, por exemplo. Mas a melhor notícia é que, diferentemente do que acontece com a Latam e com a Avianca, a Viva Colombia não tem tarifas diferentes para quem está comprando pela internet, de fora do país.

Para dar um exemplo, quando fiz a cotação para voar até San Andrés, o preço médio que encontrei em outras companhias chegava a USD 400. Na Viva Colombia, eu paguei apenas COP 149.990 – incluindo bagagem extra e taxas aeroportuárias.

Depois de comprar os tíquetes, ainda no Brasil, pagando com cartão de crédito, meu grande medo era a qualidade do serviço prestado pela empresa. Mas, para minha surpresa, deixei a Colômbia com uma boa imagem dessa companhia que se orgulha por oferecer tarifas de baixo custo.

Como é voar Viva Colombia

Compra | Você pode comprar sua passagem no site da companhia, ou nas lojas localizadas nos principais aeroportos. Para não fugir à regra, as tarifas na web sempre são mais econômicas. Fique esperto na hora da compra, pois eles vão tentar lhe empurrar vários serviços extras, que talvez você não precise. Não confirme sua compra antes de ler as especificações de todos os serviços contratados.

ATUALIZAÇÃO | Alguns leitores relataram dificuldades de comprar com cartões de crédito diretamente no site da companhia. Uma alternativa para esse problema é usar o Voopter.

Check-in | O check-in deve ser feito pela internet, e você também deve levar o seu cartão de embarque impresso. Caso não faça isso, terá que pagar uma taxa extra de COP 25.000. Se quiser contratar o serviço de check-in no aeroporto, no ato da compra da passagem, ele sai por COP 5.000. Mas lembre-se que o check-in no aeroporto e a entrega de bagagens se encerram 45 minutos antes da partida.

Bagagem | Para quem vai voar Viva Colombia, é preciso ter um pouco de atenção com a bagagem. Somente um artigo pessoal de até seis quilos é gratuito – uma bolsa de mulher ou uma sacola, por exemplo. Os demais serão considerados excedentes e, portanto, cobrados.

Uma mochila ou qualquer mala com até 12 quilos custa COP 29.000, cada uma, para todos os destinos. As únicas exceções são San Andrés e Letícia, cujo valor cobrado é COP 38.000. Esses preços valem apenas para compras pela internet, ou seja, no momento da emissão do bilhete você já deve informar se leva bagagem extra ou não. Se deixar para fazer isso no aeroporto, os preços podem ser diferentes. Você pode consultar todas as regras de bagagem da companhia aqui.

Embarque | O embarque é feito por grupos. Os grupos 1 e 2 embarcam praticamente juntos. Fazem parte deles os passageiros que pagaram para ter prioridade ou aqueles que pagaram por bagagem extra.

No grupo 3 estão as prioridades previstas em lei e, no grupo 4, os demais passageiros. Esse esquema faz muita diferença, já que a companhia não trabalha com assentos marcados. Portanto, quem chega primeiro pega o melhor lugar.

Serviço de bordo | Em todo o processo, desde o check-in e durante todo o voo, você será muito bem atendido. Os comissários sempre são simpáticos e realmente estão ali para facilitar a sua vida, diferentemente do que acontece em muitas companhias aéreas. O serviço de bordo é comercializado – inclusive a água, que custa COP 4.000, a garrafinha.

Pontualidade | Quem vai voar Viva Colombia não precisa se preocupar com a pontualidade da companhia. Durante 18 dias, eu voei cinco vezes com a empresa, e, em todos os casos, os voos foram pontuais. Como são poucas aeronaves para atender mais de 30 rotas, a empresa evita qualquer atraso.

VEJA OUTROS POSTS DA COLÔMBIA

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

171 Comentários

  1. Eiii, muito bons seus posts sobre a Colômbia. Estávamos lá na mesma época, no mesmo hostel inclusive, mas fiquei com vergonha de falar com você hahah

    Só tenho uma ressalva a fazer, acho que você chegou no mesmo voo que eu a Cartagena e esse voo atrasou uma hora e meia mais ou menos pra sair.
    E o meu da volta atrasou 3 horas =/

    bjão

    • Altier Moulin
      Altier Moulin on

      Oi Brisa,

      Poxa, por que não se identificou? Uma pena! Acho que não estávamos no mesmo voo pra Cartagena porque o meu não atrasou. Mas, mesmo assim, obrigado pela contribuição: agora sabemos que os voos da Viva Colômbia também atrasam… rs

      Um abraço e obrigado por seguir o blog!

  2. Olá, Altier! Estou ficando cada vez mais com vontade de ir à Colômbia! Estamos pensando em ir em novembro, mas eu vi que ainda chove bastante (135 mm). Será que chega a atrapalhar? Minha prioridade é Cartagena, mas vou ter que incluir algum destino de praia, já que os homens da casa adoram…
    Obrigada, desde já!

    • Altier Moulin

      Oi Liliane,

      As chuvas de Cartagena são aquelas que passam logo. São raros dias inteiros de chuva. Quanto às praias, as ilhas de Cartagena são ótimas.

      Um abraço!

  3. O PAGAMENTO NA VIVA COLÔMBIA FOI FEITO EM PESO COLOMBIANO OU E DOLAR? em Cartagena e medellin utiliza-se qual das moedas? Como é a relação do COP com o real? Abraço

    • Altier Moulin

      Malena,

      Todos os pagamentos foram feitos em COP, como está no post. Em todas as regiões da Colômbia se usa o Peso Colombiano.

      Um abraço.

  4. Altier, boa noite.
    Estou indo com três amigos para a Colombia dia 30 de outubro e voltamos 20 de novembro, vamos para Bogota, Cartagena, Santa Marta e Medellin, nessa ordem. Nosso medo também é sobre a chuva nas cidades como Bogotá e Medellin. Será que atrapalha muito? Estamos preocupados também com atraso de voo porque iremos sair de Medellin para Bogotá no mesmo dia de nosso voo para o Brasil, será que é melhor comprar um dia antes?

    • Altier Moulin

      Oi Rafael,

      Sempre é bom evitar correrias, né? Mas se não tiver outro jeito, vá na fé. Eu voei várias vezes na Colômbia e tive a sorte de não sofrer com atrasos e cancelamentos.

      Um abraço.

  5. Estou tentando comprar uma passagem no site desta companhia porém está pedindo um número de documento. Posso colocar o número do meu RG ou CPF ou tem que ser o passaporte?

    • Altier Moulin

      Oi Rafael,

      Você tem que colocar o documento com o qual você vai viajar: passaporte ou RG (Carteira de Identidade que tenha sido emitida há menos de dez anos e que esteja em bom estado). O CPF não é válido como documento de identificação para viagens ao exterior.

      Um abraço.

  6. Olá, Altier.

    Estou indo para a Colômbia em dezembro e gostaria de saber se eles só conferem o peso da bolsa de mão ou se são rigorosos também com as medidas 40x35x25. Obrigada.

    • Altier Moulin

      Deborah,

      Eles são extremamente exigentes quanto ao peso e à medida das bagagens. No caso de qualquer irregularidade eles vão cobrar um valor extra. Não arrisque!

      Um abraço!

  7. Olá, Altier 🙂
    vc sabe se tem como comprar pelo site da Copa com as tarifas colombianas? percebi que os valores são diferentes. Queria ir de Cartagena para San Andres

    • Altier Moulin

      Oi Maura, não sei se entendi bem, mas acho você quer comprar passagens da Copa e não da Viva Colômbia, certo? Então, o grande problema é que comprando do Brasil há uma diferença muito grande de preços se compararmos com os preços praticados por la. Não tem jeito!

      Um abraço!

  8. Boa noite!
    Li no comentário anterior a respeito das passagens pelo site da Copa no Brasil e o da Colombia, posso ou não comprar pelo site de lá? Por que não é válido, caso não, sabe me explicar? Outra coisa, tentei comprar a passagem de Bogotá San Andrés pela Viva Colombia, e posteriormente irei para Cartagena. No site fala que se no caso for estrangeiro, é obrigatório a compra de ida e volta (no caso Bogotá-San Andrés-Bogotá). O que eu faço? É arriscado comprar a passagem avulsa, mesmo eu tenho uma passagem para Cartagena pela Copa, ou o ideal é que eu compre mesmo a ida e volta, e no caso, perca o bilhete de volta para Bogotá e vá direto para Cartagena?
    Obrigada desde já!

    • Altier Moulin

      Oi Claudinha,

      A Legislação colombiana estabelece que para entrar em San Andres você deve emitir o tíquete de ida e volta. Sendo assim, comprando pelo site, você não consegue compra trechos diferentes. Isso vale para todas as companhias aéreas.

      Um abraço.

      • Oi Altier .. vc diz que comprando pelo site é impossível. Teria outra forma de comprar que eu pudesse ir de um lugar e voltar para outro ? ou sou realmente obrigada a perder um trecho. Pois a intenção é fazer San Andreas e Cartagena apenas. Aliás, qual vc acha que é a melhor opção de rota pra fazer ? indo via bogotá, melhor ir priemiro em san andreas ou pra cartagena, vc acha q tem diferença ?

  9. AMOY OLIVEIRA FERRAZ on

    Olá Altier!
    Primeiramente, parabéns pelo blog!!! Auxiliou e influenciou muito para que eu e minha esposa resolvêssemos ir à Colômbia.
    Então, iremos entre 20 e 31 de março, para San Andreas, com conexões em Bogotá e Cali.
    Chegando lá, no dia 21, voltaremos de Viva Colômbia (dica sua) para Medelin, onde pernoitaremos e após seguiremos para Cartagena onde ficaremos por 4 (quatro) dias. Voltaremos para San Andres passando por Bogotá, ficando os 4 dias e meio restantes em San Andres.
    Então são 4 trechos com a Viva Colômbia.
    Parece meio doido, mas foi a forma mais econômica de fazer Cartagena – San Andres, nesse período que tínhamos disponível…huahuha
    Pois bem, é nossa primeira viagem internacional, então mesmo depois de ler muita coisa em vários blogs persistiram algumas dúvidas…
    1- Nesses trechos da Viva Colômbia, você pagou taxa de embargue por fora ao desembarcar nos aeroportos?
    2- Que estratégia utilizou em relação ao câmbio?
    3- Há uma troca de terminal nas conexões em Bogotá, com destino a San Andres, se não me engano. É tranquilo pra sacar o dinheiro nessa troca de terminal? Ou trocar em casas de câmbio?
    4 – Os hotéis em San Andres e Cartagena costumam aceitar cartão de crédito? (sei que isso que tenho que pesquisar nos hotéis em que vou me hospedar, mas queria saber sua experiência)
    É isso, valeu brother!!

    • Altier Moulin

      Oi Amoy,

      Que bacana que ajudei vocês a decidirem a próxima viagem. Vamos às suas perguntas:

      1. Não, todas as taxas já estão incluídas nas passagens. A exceção é para a entrada em San Andres, como expliquei.
      2. Eu sempre levo alguns dólares para fazer o câmbio inicial e o restante saco em moeda local usando meu cartão de conta corrente.
      3. Não entendi essa troca de terminal.
      4. Geralmente aceitão sim. É tranquilo.

      Um abraço.

  10. Cara, muito obrigado. Me tirou muitas duvidas a respeito da CIA, como eu ainda não conclui as compras não sabia se iriam aceitar o cartao internacional ou não, foi um grande alivio pois não queria deixar para comprar na colombia. Unicos pontos a lamentar é que não conseguimos comprar varios trechos de uma só vez, selecionando varios destinos, voce conseguiu? Além disso, falta o trecho san andres x cartagena, seria demais rs só faltou este trecho para não depender de outra cia na minha viagem. Vou comprar 3 trechos com eles. Abraço

    • Altier Moulin

      Oi Helder,

      Eu comprei trechos separados mesmo. E quem sabe um dia eles se tocam que vão ganhar muito dinheiro se criarem a rota Cartagena X San Andres. Risos.

      Um abraço.

      • Boa noite Altier, primeiro parabéns pelo Blog. Comprando minha passagem de Medellin para San Andrés o sistema abre uma seta com diversos meses e em cima esta escrito “Cotas”, fiquei na dúvida se se trata de quantidades de parcelas que se pode dividir a compra. Você pode esclarecer isto?

        Obrigado

        • Altier Moulin

          Oi Francisco,

          Fui lá no site da Viva Colombia pra entender o que você diz, mas não vi nada assim. Geralmente a palavra ‘cuotas’ está relacionada a parcelas, porém não posso lhe garantir que seja possível parcelar sua compra.

          Um abraço.

  11. Oi Altier,

    Vou pra San Andres em maio com mais três pessoas. Já compramos as passagens com milhas, mas ainda falta a passagem de volta de San Andres pra Bogotá.
    Vimos que com a Viva Volombia a passagem é bem mais barata mas tem algumas restrições.

    Essa taxa de 30 mil é por mala até 20kg ou por Kg da mala?
    Existe um limite do tamanho físico da mala?
    Além da mala poderemos levar a bagagem de mão de até 6kg?
    Bolsa de mulher conta como bagagem de mão?

    Como não conhecemos a companhia estamos receosos de comprar. Compraremos de San Andares pra Bogotá 2 dias antes do voo de volta para o Brasil.

    Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Germano,

      Vou tentar responder suas perguntas:

      1. A taxa é para uma mala de até 20 quilos.
      2. Não, existe. Mas não pode ultrapassar o limite de peso.
      3. No preço da passagem está incluso uma bagagem de mão de até 6kg, obedecendo também as medidas 40x35x25 cm.
      4. Sim, uma bolsa de mulher pode ser considerada uma bagagem de mão.

      A companhia é bem bacana. As limitações são apenas as de peso da bagagem como em toda low cost.

      Um abraço.

  12. Opa, muito bom o site e com dicas esclarecedoras. O único que tinha informações sobre a VivaColombia. Uma dúvida, chegarei em Bogotá pela Avianca no Terminal 1 de Bogotá e depois de umas 3 horas pegaremos um vôo para Cartagena pela VivaColombia. Você sabe se ela parte do mesmo terminal? Senão, é difícil a locomoção de um terminal para outro?
    Valeu.

    • Altier Moulin

      Oi Erval,

      Há dois aeroportos em Bogotá: o Guayamaral e El Dorado, logo você deve checar de onde partem/chegam seus voos. Além disso, acho pouco tempo de ‘conexão’, já que você terá que pegar a bagagem, passar pela imigração, despachar a bagagem novamente e se apresentar para o checkin.

      Não arrisque!

      Um abraço.

  13. Oi Altier,
    Gostei muito das suas dicas. Vou passar 16 dias em julho deste ano na Colômbia. Meu roteiro terá: Bogotá, Cartagena, Parque Tayrona, Medellin e San Andres. Pretendo voar com a Viva Colombia. Tive uma dúvida: no preço da passagem só está incluída a bagagem de mão? Para despachar uma bagagem de 20Kg terei que pagar a taxa extra no momento da compra? Existe alguma outra taxa que, apesar de opcional, você julga necessária pagar no momento da compra?
    Obrigado pelas dicas!
    Abraço,
    Fábio.

    • Altier Moulin

      Oi Fábio, é isso mesmo. para despachar a bagagem tem que pagar. Eu pagaria a taxa de check-in no aeroporto, como precaução.

      Um abraço.

  14. Olá, Altier! Adorei seu roteiro e meio que vou segui-lo integralmente. 🙂 Só fiquei com uma dúvida, é possível comprar as passagens pela Viva Colombia com cartão de crédito internacional? As opções me parecerem ser apenas para cartões nacionais, com a opção de uso de cartão de débito para cartões norte americanos. E vi em outros sites que eles não aceitam cartão de crédito internacional, aí fiquei na dúvida. Muito obrigada!

  15. Oi, Altier!
    Gostei muito do seu blog, bem detalhado sem ser cansativo. Estou querendo ir pra Colômbia em julho (Bogotá e Cartagena), e confesso que estava um pouco triste por causa dos voos para San Andres. Vou dar uma olhada nas passagens pela Viva Colombia (nunca tinha ouvido falar)… Então a passagem fica em torno de 150 reais saindo de Madelin? Você sabe mais ou menos quanto saindo de cartagena?
    Obrigada !

  16. Olá!
    Estive na Colômbia em março deste ano e definitivamente NÃO tive uma boa experiência. No 1º vôo de Bogotá a Barranquilla, não tivemos problema algum, mas no retorno, fomos avisados por e-mail que o vôo marcado para dia 10/03 foi transferido para o dia 11/03, o que para nós seria impossível pois tínhamos outro vôo nesta data. Bem iniciamos uma maratona de telefonemas, e-mails, formulários( preenchemos somente 9 formulários- pois sempre enviavam um antigo ou incorreto- incrível a falta de organização), prazos não cumpridos e por aí vai. Nos solicitaram indicar uma conta de algum colombiano, sem levar em conta que estávamos à turismo no país e não conhecemos ninguém com este nível de intimidade, enfim. Um mundo de solicitações e formulários sem noção.
    No dia 25/03 enviamos o formulário dito correto, o prazo para o reembolso era de 20 dias e ainda não fomos ressarcidos!!
    Ontem, enviamos o extrato bancário comprovando que não fomos ressarcidos e aguardamos mais um capítulo da novela Viva Colômbia!!!

    • Altier Moulin

      Que terrível isso, Aline. Mas problemas com companhias aéreas não são privilégios de colombianos, né?! De qualquer forma, espero que tudo se resolva, mas mesmo que tudo dê certo, sugiro acionar a Justiça com uma ação de danos morais.

      Um abraço e sorte aí.

  17. Olá, estou indo com mais três amigos agora em agosto e preciso comprar a passagem de Cartagena para San Andres ida e volta pela Viva Colombia. Posso comprar aqui do Brasil, no site da Viva, pelo que você falou, mas o pagamento no cartão de credito será debitado como? Vem em dólar depois na fatura? Abs!

    • Altier Moulin

      Oi Ana,

      Sim, todas as compras feitas no exterior – mesmo pela internet – são convertidas para dólar, depois reconvertidas para Real.

      Um abraço.

  18. Gostaria de saber se dá para comprar a passagem parcelada com o cartão, pois, em uma simulação, quando coloco o número do meu cartão de crédito, aparece em “cuotas” (que é o parcelamento) até 36 vezes.

  19. Pedro Henrique on

    Parabéns pelo Blog!

    Uma dúvida: irei em Setembro. Você acha que dá pra arriscar comprar tudo lá na hora, ou uns dias antes quando for chegando à cidade?

  20. Altier,

    Boa tarde, verifiquei e vi que tem o trecho Cartagena x San Andres, e tudo saiu por 300 COL. No caso comprando com cartão de credito a fatura viria em dolar? como ficaria o cambio? você acha arriscado comprar a passagem ja estando na colombia?

    • Altier Moulin

      Oi Larissa,

      Sim, compras internacionais são debitadas em dólar e o câmbio utilizado é o do dia de fechamento de sua fatura. Comprar passagens aéreas com antecedência quase sempre é mais seguro e mais barato.

      Um abraço.

  21. Altier, parabéns pelas dicas. Acabo de fechar meus trechos dentro da Colombia (Bogota – Cartagena – San Andrés) pela Viva Colombia para minha viagem entre agosto e setembro!
    Super ansiosa com a viagem , ainda mais depois de ler os seus posts.

  22. Oi,
    Excelentes dicas!!! Sou portuguesa e estou tentando marcar três voos pelo Viva Colombia no website e não consigo finalizar o processo. Dá sempre erro no momento de pagar!
    Já aconteceu a alguém? Alguma dica para conseguir solucionar este problema?
    Obrigada

  23. Olá Altier, como vai?

    Verifiquei um comentário tratando da questão da obrigatoriedade de compra do voo de ida e volta Cartagena x San Andres (round trip) para estrangeiros no site da Viva colombia, mas confesso que sua resposta não ficou muito clara pra mim.

    De acordo com o site da VivaColombia, somente residentes de San Andres podem comprar exclusivamente o trecho de ida de Cartagena x San Andres, mas durante o processo de compra nenhuma exigência quanto à comprovação da condição de residente é feita. Tenho uma passagem de ida Brasil x Cartagena e uma de volta San Andres x Brasil. Vc. acredita que apresentando tal passagem me seja permitido realizar esse voo de Cartagena x San Andres sem a necessidade de comprar uma passagem de ida e volta?

    Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Victor,

      De fato não há nenhuma restrição para comprar a passagem no site da companhia. Porém, como eu explico em outros posts – dê uma lida nesses: http://goo.gl/uDM2Or – você deverá fazer outro processe de entrada na ilha como se estivesse chegando ao país: mostra-se o passaporte, passa pela imigração e faz a verificação da bagagem. Sendo assim, comumente você deverá apresentar a passagem de ida e volta ou o seu documento de residente na ilha – o que não é seu caso.

      Acredito que agora seja possível comprar passagem de ida de um destino com a volta pra outro, por exemplo: Cartagena-San Andres e San Andres-Bogotá. Isso não era permitido até o ano passado, quando estive no país. Mas, de qualquer forma, você deve ter uma passagem de volta comprada.

      Espero ter ajudado. Um abraço!

  24. Amigo, uma dúvida bem básica, mas na parte de documentação, eles pedem como obrigatório o número de identificação, você colocou qual?

    Muito obrigado!

    Abraços.

    • Altier Moulin

      Mauricio,

      Você deve colocar o número do documento que vai usar na viagem: passaporte ou carteira de identidade, apenas.

      Um abraço!.

  25. Oi Altier,

    Adorei seus posts sobre a Colômbia e as fotos então me deixaram com vontade de ir logo.
    Tô pensando mesmo em seguir seu roteiro pois tenho mesmo só 15 dias pra curtir as férias então minha dúvida é sobre o preço das passagens aéreas…. não tô achando muito barato não…. rsrsrs
    Por exemplo, saindo de Bogotá para Cartagena dia 30/12/15 está COP 399,900 convertendo na moeda de hoje sai por R$ 519,00??? É isso?
    O período não me ajuda muito (altíssima temporada) mas não tem outro jeito….
    Converti certo??

    Abraço

    Rose

    • Altier Moulin

      Oi Rose, é isso mesmo. O problema é a data que você escolheu para voar. Eu acabei de fazer uma busca e no mesmo mês – dezembro – encontrei voos por COP 79.000. No dia 31 de dezembro tem um voo por 239.000.

      Um abraço.

  26. João Paulo Teixeira on

    Olá, Altier, tudo bom?

    Estou em viagem pela Colombia e seu blog tem me ajudado em muitos momentos. Com relação a companhia Viva Colombia, você sabe me dizer se eles cobram por check in feito por celular ou o check in deve necessariamente ser impresso?

    Desde já agradeço pela atenção. Abraços!

    João

  27. Olá, Altier!

    Nessa viagem caso não tenha lido, como você fez exatamente: comprou pelo site uma passagem até Bogotá já com hotel reservado e depois foi comprando e reservando hotel para outras cidades conforme você ia passando nelas, ou já deixou tudo comprado?

  28. Olá Altier!!!
    Parabéns pelo blog, pois é excelente!
    Irei para San Andrés e quero comprar as passagens pela Viva Colombia. Farei o trecho Catagena/San Andrés/ Cartagena. Comprarei com antecedência de 30 dias no cartão de crédito. Por favor gostaria de saber se devo pagar a taxa para excesso de bagagem quando compro as passagens ou isso é feito no aeroporto quando estiver fazendo check-in ?
    Um abraço e obrigada pela atenção!

    • Altier Moulin

      Oi Simone,

      Se você sabe quantas malas vai levar e aproximadamente o peso de cada uma delas, eu sugiro pagar logo na compra. Pagar no aeroporto fica mais caro.

      Um abraç.

  29. Claudionor José dos Santos Junior on

    Olá, Altier!

    Como fez para confirmar a compra pelo site da Viva Colômbia?
    O numero do celular é obrigatório ao preencher a identificação, entretanto não aceitam o numero de celular brasileiro.

  30. Oi Altier!

    Li todas as dúvidas do pessoal aqui, e você disse que eles são realmente rigorosos com o peso e as dimensões da bagagem de mão. Dúvidas:

    1. Eles realmente pesam as bagagens de mão? Irei viajar com acompanhante, as mochilas são iguais, ambas de 50 litros e medidas de 62x32x24, mas não iremos encher o topo para que fique no limite da altura de 40cm. Porém não sei se elas irão ficar no limite de 6kg, acho difícil pois só a mochila pesa 1,70kg…

    2. Caso realmente não tenha como ir como bagagem de mão, posso pagar a taxa para despachar bagagem de apenas um passageiro? Daí colocaria as coisas na mochila do acompanhante para diminuir o peso da minha, e poder ir como bagagem de mão.

    O que você acha?
    Abraços!

    • Altier Moulin

      Amanda,

      A bagagem de mão seria o que no Brasil chamamos de item pessoal: uma bolsa de mulher, uma sacola de compras do free shop, um casaco, etc. Mochilas são ‘bagagem’ e cobradas em separado. Tenho certeza de que eles vão pesar sua mochila… 🙁

      O peso é por passageiro, então se cada um estiver com apenas seis quilos na ‘bagagem de mão’, ótimo. Vocês juntam tudo em uma mochila e a despacham.

      Ah, tente reservar e já pagar tudo pela internet. Fica mais barato.

      Um abraço.

  31. Olá!
    Ja estava quase comprando passagens pela LAN-AVIANCA quando seu post me salvou! rs
    Só fiquei com uma duvida quanto a compra das passagens da Viva Colombia pelo CC Internacional, como é feita a conversao de COP direto para Real? E tem alg taxa que incide sobre o valor da compra (iof.. ??)
    Obg!!!

    • Altier Moulin

      Larissa,

      Toda compra internacional feita no cartão de crédito é convertida para o dólar – em alguns casos para o dólar turismo, em outros para o comercial. Isso varia de cartão pra cartão. Além da variação cambial você paga IOF de 6,38%.

      Um abraço.

  32. Oi, Altier
    Essa é a minha primeira viagem internacional, então desculpe se as perguntas forem incrivelmente tolas.
    Eu vou voar com a VivaColombia duas vezes em março, pra Cartagena e pra San Andrés. Comprei em ambos os voos a bagagem despachada (20kg), mas esse artigo pessoal de até seis kg pode ser uma pequena bolsa… certo? Ou uma pequena mochila? Não planejo levar muito, só meus itens pessoais mesmo.
    Eu também escolhi fazer a impressão da passagem em casa, porém eles só me enviaram um email com “confirmação da sua reserva” e nada mais. É isso que levo impresso?
    Muito obrigada!

    • Altier Moulin

      Thaís, nunca existirão perguntas tolas. Fique a vontade. 🙂

      Sim, pode ser uma bolsa (dessas de mulher) ou uma mochila pequena (pequena mesmo).
      A confirmação de sua reserva não é o que você deve levar impresso. Você deve fazer o checkin pela internet um dia antes de embarcar e imprimir o comprovante. É com esse comprovante que você viaja.

      Só isso?:) Aproveite!

  33. Altier, boa tarde!
    Retirei essa informação do site da empresa:

    1-Para ingresar a San Andrés debes comprar la Tarjeta OCCRE (Valor aproximado y sujeto a cambio sin previo aviso $50,000 Pesos Colombianos). El pago debes realizarlo en el módulo de atención de la sala de espera en efectivo.
    2-También deberás mostrarle a las autoridades de la isla la reserva o dirección donde te vas a hospedar durante tu visita a la isla.
    3-Todos los clientes de VivaColombia que no sean residentes de San Andrés deben comprar tiquete ida y regreso. Los residentes de la isla si podrán comprar tiquetes sencillos. (Decreto 2762 de 1991)”

    Baseada na terceira informação gostaria de saber se devo comprar obrigatoriamente o trecho: Bogotá/ San Andrés/ Bogotá? Porque a companhia só tem voos: ida e ida e volta, não há a opção de vários trechos. Também pensei se poderia comprar trecho 1: ida Bogotá/San Andrés e trecho 2: ida San Andrés/Medellin? Será que posso fazer essa segunda opção de comprar duas idas? Estou com vergonha das perguntas, mas também estou com tantas dúvidas. Por isso me arrisquei em fazê-las. Por favor me oriente.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraços!

  34. Olá Altier,
    Estou tentando comprar minhas passagens pela Viva Colombia com cartão de crédito pelo site, mas observo que o pagamento não está sendo efetuado com sucesso. Não tenho problemas com compras no exterior normalmente. Já enviei alguns e-mails para a companhia mas não obtive nenhum retorno.

    Com essa dificuldade e com o dólar bem alto me questiono se não é válido comprar as passagens nos guichês da companhia pessoalmente quando eu chegar à Cartagena. Ao procurar na internet observei que a companhia não possui guichês nos aeroportos do Rio de Janeiro e nem da Cidade do Panamá do qual farei conexão.

    Você acha muito arriscado deixar para comprar na hora? Será que os preços estarão 2x mais caros? Como você recebeu sua confirmação de compra com o pagamento realizado, foi por email mesmo? Por último você precisou apresentar o cartão de crédito da compra no embarque? Me desculpe tantas perguntas. Muito obrigada!

    Att,

    Thais

    • Altier Moulin

      Oi Thais,

      O melhor mesmo é comprar com antecedência. Já tentou outro cartão? Se não funcionar, cruze os dedos e compre quanto chegar na Colômbia mesmo. Mas certamente você deverá pagar mais do que pela internet.

      Sim, eu recebi o comprovante no meu email e não me pediram para apresentar o cartão de crédito no check-in.

      Boa sorte!

  35. Oi Altier.

    Vou passar 10 dias na Colombia e comprei passagem e estou preocupada com a bagagem. Comprei a de 12kg. Eles se baseiam no peso ou nas dimensões da mala?

    Agradeço

  36. Olá Altier.
    Amigo, irei voar pela Viva Colombia em Janeiro para San Andrés. O que eu devo fazer para não ser pego de surpresa e não ter que pagar nenhuma taxa a mais? Eu vou no bate e volta, vou em um dia e volto no outro. Quero saber com relação ao check in.
    Onde fazer, como fazer, em que período fazer e o que mais levar? Tipo, preciso levar a confirmação que veio para o meu e-mail logo após a compra?
    No aguardo de sua resposta.
    E de qualquer forma, obrigado desde já.

    • Altier Moulin

      Oi Jhonny,

      Todas as informações estão no post. 🙂 Mas vamos lá: para não ter surpresa leia as instruções do email enviado para você pela empresa. Lá estão todas as regras. Faça o check-in pela internet ou no aeroporto, eu explico isso no post. Sempre é bom ter as confirmações impressas na mochila para caso de equívocos.

      Um abraço e boa viagem!

  37. Olá Altier, tudo bem?
    Estou indo para Cartagena e San Andres, e minha dúvida é em relação aos tempos entre os vôos. Tenho pouco menos de duas horas entre a chegada em Cartagena pela Avianca (escala em Cali) e a saída para San Andres pela Viva Colombia. Comprei a fila rápida por via das dúvidas, mas mesmo assim estou receoso. De acordo com a sua experiência, você acha que dá tranquilo para não perder esse vôo? Outra dúvida, faço a imigração em Cali ou em Cartagena mesmo?

    Obrigado e um abraço!

  38. Olá Altier. Em alguns comentários de viajantes na internet foram feitas menções a pagamento de um imposto para sair da Colômbia e que para não pagar o turista teria que, logo na chegada no aeroporto de Bogotá, se dirigir a um guichê específico para pegar a isenção. Já outros disseram que tal isenção seria adquirida na saída do país, logo após o chek-in, também em Bogotá. Há algum fundamento nessas informações? Agradeço antecipadamente pela ajuda.

    • Altier Moulin

      Ei Suzie,

      Eu achei as passagens bem baratas e acabei fazendo tudo de avião. Economiza um tempo danado. Vai por mim! 🙂

      Um abraço.

        • Altier Moulin

          Oi Erick,

          Como eu explico no texto, infelizmente a Viva Colombia não tem voos saindo do Brasil.
          Essa companhia é ideal para quem quer viajar pela Colômbia – de uma cidade para outra dentro do país – e em alguns países da região.

          Um abraço.

  39. Oi Altier. Tudo bem? Valeu pelo post sobre Viva Colombia! Eu já comprei as passagens pela internet, mas achei que o check in não precisava ser pela internet, fiquei confusa agora. Pode me ajudar?

    Obrigada.

  40. Oi! Muito bom seu blog!
    Vou a Cartagena em Junho e de lá parto para San Andres. Queria comprar a passagem na Viva Colombia mas fiquei com uma dúvida: a mala que despachamos é cobrada taxa tendo qualquer peso? Só é permitido viajar “grátis” com até 6kg? Ou isso se aplica somente para as malas que vão a bordo?
    Muito obrigada pela ajuda!!

  41. Ola Tudo bem? Comprei uma passagem SAO-Cartagena; San-Andres-Bogota, Bogota-SAO, aproveitei uma promocao aqui no Brasil. Faltando o trecho Cartagena-San Andres. Estou tentando comprar pela Viva Colombia o trecho de Ida entre cartagena e San andres, mas meu cartao de credito internacional nao esta aceitando, por algum motivo. Ja entrei em contato com eles, mas sem retorno. Saberia dizer se existe outra maneira de comprar as passagens pelo Brasil”?

      • Oi,
        Estou com mesmo problema da Marcelle, estou tentando comprar passagens para San Andres desde a semana passada (15/06/16) no site da Viva Colombia e não aceita o cartão de crédito, já tentei com 4 cartões diferentes, todos internacionais, já me certifiquei no banco se estão desbloqueados para compras internacionais e internet, está tudo ok, mas nunca processa o pagamento 🙁 Sempre diz que deu erro.
        Até já tinha entrado no site da kayak, mas eles direcionam para outro site na hora de pagar e fiquei com medo.
        Vc já comprou pela kayak? É seguro? Nunca comprei passagens por meio de sites de busca. Sempre compro direto na companhia aérea. Mas como não estou conseguindo, talvez seja uma opção.

        • Altier Moulin

          Oi Fabiana,

          Realmente a Viva Colombia deve estar com algum problema momentâneo.
          Eu nunca comprei com o Kayak, mas acredito que seja seguro sim.

          Boa sorte! 😉

          • Comprei com o Kayak, que redireciona para um site chamado kiwi, confesso que com muito receio.
            Mas o pagamento deu certo e logo recebi um e-mail confirmando minha reserva, inclusive com o localizador.
            Com o número do localizador fui direto no site da Viva Colombia para conferir e minha reserva está lá, meus dados, voos, horários, tudo certinho. Alívio. Paguei uma diferença de mais ou menos R$ 150,00 comprando com o intermediário, mas considerando que não estava conseguindo na Viva Colombia faz muito tempo e que nas outra empresas o valor tá muito superior, acho que valeu a pena.

            Ps.: Foi possível comprar a bagagem extra no site da Kiwi, recomendo, no aeroporto é bem mais caro.
            Outros serviços que a Viva Colombia ofecere, como prioridade na fila ou serviço de check-in não estão disponíveis.

  42. Marcos Martins on

    Boa tarde, tudo bem?

    Muito interessante seu blog e gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer uma pergunta.

    No momento estou realizando uma compra de uma passagem de Bogotá para Cidade do Panamá e ao finalizar a compra no site da viva.colombia.co está apresentando essa mensagem:

    Información importante para turistas viajando a Panamá
    VivaColombia opera al Aeropuerto Internacional Panamá Pacífico, antigüa Base Militar de Howard. Para conocer la ubicación ingresa al siguiente link http://bit.ly/1IT0yyP
    • Tu pasaporte debe tener una vigencia mínima de seis meses. Es responsabilidad del pasajero verificar los documentos requeridos de acuerdo a su nacionalidad.
    • Tiquete impreso de salida del territorio panameño
    • $500 dólares en efectivo, por pasajero, o en su defecto una tarjeta de crédito con constancia impresa del cupo y de la cual se pueda hacer un retiro por cajero.
    • Se recomienda presentar el carné vigente de la vacuna contra la fiebre amarilla (opcional).

    Já pesquisei na internet, no qual apenas encontrei a informação que os Brasileiros não pagam nenhum taxa no panamá.

    Mas você sabe me informar se isso proceder? Já viajou através da viva.colombia para Cidade do Panamá? Você tem ciência se viajando pela viva.colombia precisa pagar alguma taxa adicional nesse cidade.

    Muito obrigado,

    • Altier Moulin

      Marcos,

      Acredito que sua pergunta seja quanto aos USD$ 500. Certo? Bom, as autoridades panamenhas podem exigir que você demonstre ter condições de permanecer e custear suas despesas no país pelo tempo que você declarou, e para isso você terá que provar ter (em sua conta no banco, em seu cartão de crédito ou até em espécie) esse valor. Isso não quer dizer que você vai pagar ou gastar isso. Entendido?

      Um abraço.

  43. Olá, meu nome é Brunna e penso em viajar para San Andrés no ano que vem.
    Gostaria de saber qual valor (em reais) você considera adequado para passar 11 dias na Ilha.
    Desde já agradeço e o parabenizo pelo blog e pelas dicas.
    Aguardo resposta.

    Att,
    Brunna.

  44. Olá, estou indo para San Andres e Cartagena agora em novembro. Amei seu blog. Como é a relação do país com o Pablo Escobar? Pegunto isso porque estou indo com meu namorado que é bem parecido com ele kkkk

    • Altier Moulin

      Oi Luciana,

      A Colômbia mal se lembram que Pablo Escobar: ele é um personagem que quer ser esquecido por todos.
      Vá tranquila, os colombianos são super agradáveis e educados.

      Um abraço.

  45. Bom dia!
    Prezado Altier Moulin,
    Tem um evento científico de apenas 01 dia em Cartagena, e gostaria de saber sobre vacinas e documentos que preciso portar durante 03 diárias que passaria aí.
    Obrigada pela colaboração! Amei o Blog

  46. Paulo Sérgio Fontinelli on

    Olá Altier eu gostaria de saber se posso comprar os tiquetes com a vivo colombia fazendo esso trecho (bogotá- san andres ) ( san andres- cartagena ) e ( cartagena – bogota ) porque muitos falam que não posso fazer trechos diferente na colombia isso é veridico mesmo, ou tenho que comprar ida e volta para o mesmo lugar, sem fazer trechos diferentes desde já agradeço abraços , Paulo.

  47. Olá Altier

    Comprei para Janeiro, Curitiba-Cartagena pela Latam, com escala em Lima. O voo chega as 16:20 em Cartagena. As 19:00hs parte o voo para San Andres pela Viva (comprei direto pelo site). Será que da tempo de pegar as malas e redespachar? Caso eu perca o voo, talvez nao tenha para o outro dia, haja visto que é alta temporada e as passagens estão de esgotando. Será que compro mais uma so de ida para o outro dia de backup, caso ocorra algum atraso? Vou estar com uma criança de 5 anos. Que dica você me dá?
    Abs.

    • Altier Moulin

      Oi Fabiano,

      Pergunta difícil. Isso vai depender de sua conexão em Lima, e você sabe como isso é imprevisível.
      Talvez você deva ter mesmo um segundo plano, mas também depende de quantos dias quer ficar no país.
      Uma solução é você inverter a ordem e ficar alguns dias em Cartagena antes de embarcar para San Andrés.
      Já pensou nisso?

      Um abraço.

  48. Olá Altier!

    Comprei passagens Bogotá x Cartagena mas não me atentei à situação das bagagens extras. Vou estar de intercambio então vou ter muuuuita coisa! como faço? tem como pagar por fora?

    Abç.

  49. Olá!! Estou tentando comprar passagens de ida e volta separaras para o Panamá

    Só que todos os cartões são recusados

    Você sabe dizer é porque necessariamente eu preciso comprar ida e volta juntos?

    Obrigada

  50. Bom dia!

    Estava programando de passar a Lua de Mel em setembro de 2017 somente em San Andrés, fazendo apenas conexão nos aeroportos. Porém, lendo seu blog e vendo os comentários sobre a Viva Colombia já estou pensando em aproveitar também Bogotá e Cartagena. Acha que seria legal? Teria alguma dica por onde começar? Ou teria alguma outra indicação?

    Um abraço

  51. Oi, Altier!

    Obrigada pelo blog. Me tire uma dúvida, você sabe me dizer por que viagens sem paradas são mais baratas do que viagens com paradas na Viva Colômbia. Estou pesquisando a ida de Bogotá para Cartagena no período de 15/03 a 19/03 e os horários com paradas estão bem mais caros do que os vôos diretos.

    Abraços!

  52. Maria Fernanda Pereira Baccherini on

    Oi Altier, achei seu blog um dos melhores sobre viagem para a Colombia e me interessei muito pela companhia aérea Viva Colombia, mas minha maior dúvida é se posso levar a mala maior de 12 kg voando de Cartagena para San Andres e depois voltando para Bogotá. No site eles descrevem muito bem os valores e regras sobre as de 6 kg (free), a de 12 e 20 kg, porém nestas duas últimas eles escrevem que para ir e voltar de San Andres isto é uma exceção. Ou seja, não sei se posso ou não levar malas mais pesadas que seis kg.
    O que vc sabe sobre isto?
    Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi Maria,

      San Andrés e Letícia, por exemplo, são exceções porque, apesar de serem destinos nacionais, o preço cobrado para tarifa de bagagem é mais caro. Você pode levar a bagagem sim, desde que pague.

      Um abraço.

  53. Altier, parabéns pelo blog. Pretendo ir pra San Andres em março…
    Estou pesquisando uns voos e pintou dúvidas. Gostaria de confirmar com minhas “googladas”:
    1. Caso meu voo tenha escala ou conexão no Panamá, preciso de passaporte.
    2. Não é preciso comprovante de vacinação para escala/conexão em Panamá com destino a San Andres.
    2. Lima e Medellin exigem apenas RG.
    É isso mesmo?
    Abs

    • Altier Moulin

      Rodrigo,

      Sim, precisa de passaporte se for passar pelo Panamá.
      O comprovante não é obrigatório para o Panamá.
      Sim, no Peru e na Colômbia você pode entrar com a carteira de identidade ou com o passaporte.

      Um abraço.

  54. Boa tarde Altier,
    Adoro o seu blog. Sempre entro aqui para pegar dicas. É realmente muito completo!
    Eu queria comprar passagens do viva colombia de bogotá para san andres e de san andres para bogota, para maio de 2017, porem ainda nao tem. Entao pesquisei para março 2017 só par ter uma ideia.
    O valor total deu 439.980 COP. Como seria a conversão deste valor para real? Estou com muita dúvida em relação a isso.
    Se puder me ajudar, agradeço. Obrigada.

  55. Boa Noite Altier

    Primeiro quero te parabenizar pelo site, suas dicas são perfeitas!!!!
    Estou programando viajar para Colômbia em Março de 2017, mas não consigo finalizar a compra no site da Viva Colômbia, digitei todos os dados do cartão de crédito, mas não recebi nenhuma confirmação da compra. Você poderia ajudar com alguma dica ?

  56. Boa noite!

    Estive pesquisando no site da Viva Colômbia as passagens de Bogotá a San Andrés (trajeto ida e volta). Tudo deu 629.900 COP.

    Hoje, 1 real equivale a 908 COP.
    A minha dúvida é se esse valor (arredondando) é 630 mil cop ou apenas 630 cop…porque se for 630 mil, em reais ficarão 694 reais.

    Obrigada desde já!

  57. Oi Altier!! Vou fazer uma pergunta boba, mas vi que na viva colombia os locais não são marcados. Então gostaria de saber qual é o melhor lado (direito ou esquerdo) para se sentar na ida para a ilha??? quero tirar fotos do avião e sou totalmente desorientada para essas coisas rsrsrsrsrs

  58. Olá Altier! Vou para Colômbia dia 01/06/2017. Meu voo pela Latam está programado para chegar às 19:10 em Bogotá e eu já queria pegar um voo no mesmo dia para Medellín. O último da VivaColombia sai às 23:35. Você acha muito arriscado? ou acha que o tempo dá tranquilamente? Obrigado

      • Obrigado Altier! Entrei no site da VivaColombia e lá não especifica o aeroporto, somente diz Bogotá. Você sabe qual é? eu tentei achar em outros sites e nenhum diz nada. Qual é outro aeroporto de Bogotá além do El Dorado? Abraço

        • Altier Moulin

          Marcus,

          O El Dorado tem ‘dois terminais’ distintos – que ficam perto um do outro. Em um deles só chega e partem os voos da Avianca.
          Então, se você não for de Avianca, seu voo chegará no mesmo aeroporto de onde sai a Viva Colombia.
          De qualquer forma é bom se informar na companhia.

          Um abraço.

  59. Boa tarde!

    Ainda estou confusa em relação às bagagens :/
    Paguei uma taxa para poder levar uma bagagem de 12kg. Fora essa bagagem eu posso levar uma de mão (até 6kg)?

    Obrigada!

  60. Boa tarde. Após aturada pesquisa, constatei que uma pequena empresa de aviação colombiana que dá pelo nome de “ADA” faz voos directos de Pereira para o aeroporto Enrique Olaya de Medellin, muito mais próximo do centro desta cidade do que o aeroporto internacional José Maria Córdoba que fica a cerca de uma hora de distância e por uma quantia muito simpática.
    Se tem algum conhecimento sobre esta Companhia e a forma dela operar, agradeço informações pois para além de um chat que é possível manter através do site da respectiva empresa, não vejo a possibilidade de meios alternativos, salvo por email; e a questão é que há alguma informação sobre o “modus operandi” da companhia que, para residentes fora do País, conduz a algumas confusões.
    Com efeito, não é possível, aos residentes fora do País (leia-se, estrangeiros) pagar as viagens com recurso ao sistema online mas apenas por via telefónica o que, para quem reside na Europa, se torna um pouco complexo e mais aínda quando não é nativo espanhol.
    A Companhia opera em pequenos aviões e ignoro em que condições de segurança.
    Agradeço informação de que que possa dispor e eventualmente disponibilizar.
    Obrigado.

  61. Excelente post!
    Estou indo pra Bogotá no dia 11/08 e tô pensando em pegar um voo para Medellin no dia 14/08, com volta no dia 17/08. Pergunto:
    1- Você acha que 2 dias inteiros e meio em cada cidade (Bogotá e Medellin) são suficientes para aproveitar cada local?
    2- Meu voo de volta de Bogotá para o Brasil é no dia 17/08 às 11h30. Será que é arriscado comprar a passagem de Medellin para Bogotá chegando no mesmo dia, às 8h?
    3- O preço das passagens pela cotação de hoje (ida+volta) tá em torno de 125.000COP. É um bom valor para comprar logo, ou é mais prudente aguardar por uma promoção ?
    4- Posso levar uma mala pequena utilizando essa franquia de bagagem de 6kg ?
    Desde já, agradeço a ajuda!

    • Altier Moulin

      Oi, Marília.

      1. Dá para ver o básico.
      2. Acho arriscado.
      3. Geralmente, com maior antecedência os preços ficam mais baixos.
      4. Não. Apenas um artigo pessoal como explicado no texto.

      Um abraço.

      • Na verdade, olhei aqui e o nosso voo de Bogotá para o Brasil sai ao meio dia do dia 17/08 (teríamos, portanto, 4h de folga entre o voo Medellin-Bogotá para o voo Bogotá-Rio). Mesmo assim é arriscado?
        O ruim de voltar um dia antes de Medellin para Bogotá (no dia 16/08 à noite, por exemplo) é que teríamos que fazer um novo check in no hotel apenas para dormir e, no outro dia, check out pela manhã, fora os táxis de ida ao hotel e volta ao aeroporto (além do gasto, teria também a questão do tempo perdido!)

        Queria tirar outra dúvida tb…existem armários no aeroporto de Bogotá? Pensei em levar apenas uma mala para Medellin, para diminuir os gastos com bagagens. Mas também não sei se a diferença (entre pagar o aluguel do armário e pagar o custo de uma mala extra) vai compensar,,,

  62. Daniela Figueiredo on

    Olá!
    Ótimos seus relatos. Penso em viajar pela Colômbia por 15 dias. Bogotá, Cartagena, Medellín, San Andres e Cali. Qual sua sugestão de deslocamento? Não vi essa proposta nos seus posts. Obrigada!

  63. Alexandre Lobato on

    Experiência com a Viva Colombia (JUL/2017)
    Olá,
    Estive na Colômbia entre os dias 01/07/17 a 11/07/17, passando pelas cidades de Bogotá, Cartagena, San Andres e de volta a Bogotá . Todos os vôos domésticos entre essas cidades foram feitos pela Viva Colombia, totalizando 3 voos pela companhia aérea.
    Nos dois primeiros trechos não tive qualquer tipo de problema, serviço normal, sem atrasos, às vezes um pouco bagunçado, mas dentro daquilo que é tolerado para uma empresa low-cost. No ultimo voo, San Andres/Bogota, caiu uma tempestade na ilha que deixou o aeroporto fechado por uma ou duas horas no máximo, o que ocasionou o desvio do meu voo, que estava se deslocando para San Andres, para outra cidade. Até ai ok, problemas meteorológicos não tem como a empresa controlar, teoricamente meu voo sairia com 3 ou 4 horas de atraso como aconteceu com os voos da Avianca, Latam e outra empresa local que também operam naquele aeroporto e encontravam a mesma situação que a Viva Colombia . Mas não foi o que aconteceu.
    Como eu tinha um voo de Bogota para o Rio de Janeiro pela Avianca às 22h do mesmo dia, sendo que meu voo era pra ter saído de San Andres 12h e chegado a Bogota por volta das 14h, tratei de procurar o guichê da empresa com o intuito de obter informações sobre o horário de saída do voo ou ate mesmo que fosse realocado em voo de outra empresa, visto que tinha meu retorno ao Brasil no mesmo dia. As atendentes da empresa, com muito descaso, me informaram que não era possível me colocar em um voo de outra empresa e que eu poderia ficar tranquilo, pois o avião da Viva Colombia já estava chegando a San Andres e até às 19h sairia da cidade com destino a Bogota, o que tornaria corrido, porem possível, o retorno ao Brasil no voo da Avianca. As 18h30 o prometido avião chegou, momento em que após mais de 6h30 de espera serviram um almoço horrível para os passageiros se alimentarem alguns nas cadeiras e outros pelo chão do saguão mesmo. Ok, pensava que iria partir e todos os problemas estariam sanados, porem, novamente, não foi o que aconteceu. O avião que tinha chegado não tinha Bogotá como próximo destino. Naquele momento percebi que perderia meu voo de Bogotá para o Brasil, uma vez que já se passava das 19h30, e foi o que aconteceu.
    Diante da situação, fui ate o guichê da Avianca para saber quais medidas deveria tomar para conseguir remarcar meu voo para o Brasil sem nenhum custo e me informaram que deveria solicitar na Viva Colombia uma carta declarando que o voo estava atrasado, o que seria suficiente para justificar a minha ausência. Inicialmente os funcionários da Viva Colombia negaram a elaboração da carta, sob a justificativa que o atraso foi causado por questões meteorológicas. Enfim, fizeram de tudo para dificultar o acesso a carta, até no consulado do Brasil na Colombia liguei para falarem com o gerente da empresa que estava no saguão tentando resolver a situação, foi a minha ultima cartada pois este senhor não queria conceder a declaração. No fim das contas, depois de muito insistir, com a ajuda do consulado e de alguns colombianos que também estavam no voo consegui a tal carta, sem informações básicas como meu nome, mas já era alguma coisa.
    Depois de muita confusão envolvendo os passageiros, funcionários da Viva Colombia, a policia e 12h30 de espera NO AEROPORTO, finalmente, por volta das 0h30 embarcamos com destino a Bogotá. Já em Bogotá, com a ajuda de um funcionário da Aviação Civil Colombiana (uma espécie de ANAC de lá) consegui remarcação do meu voo pela Avianca sem nenhum custo, após elaboração de uma nova carta, uma vez que a que me foi fornecida com muito custo em San Andres não tinha informações como o meu nome e o carimbo da empresa, sendo que eu tinha solicitado tudo isso e foi negado.
    Enfim, tive que gastar com alimentação, uma diária de hotel, taxi, remarcação do voo RIO/BSB, pois meu destino final era Brasilia, além do estresse gerado. Tudo isso ocorreu sem que a Viva Colombia tenha oferecido qualquer tipo de auxilio, salvo uma alimentação vergonhosa em San Andres, seja hotel, transporte, reembolso para remarcação de algum voo perdido, entre outros. Total desrespeito da empresa que em nenhum momento se preocupou com seus passageiros, sendo que no voo também tinha idosos, crianças e deficientes físicos.
    Agora estou no Brasil, buscando uma forma de acionar judicialmente a empresa, enquanto isso vou relatando minha experiência pelos blogs.
    Minha dica: NÃO VÁ DE VIVA COLOMBIA, gaste um pouco mais e voe de Latam ou Avianca. Dessa forma, se tiver algum problema, terá menos dificuldade para buscar seus direitos visto que essas empresas também atuam no Brasil.

    • Altier Moulin

      Oi, Alexandre.

      Que terrível isso tudo que aconteceu. A gente fica mesmo na mão das empresas e não há muito o que fazer.
      Espero que consiga ser ressarcido do que gastou.
      Felizmente, eu não tive problemas com a Viva Colombia.

      Um abraço.

  64. Oi Altier!
    Tu foi a Cali pela Viva Colombia certo?
    Estou fazendo uma pesquisa no site, porém não aparece a cidade de Cali como destino dos voos domésticos.
    Será que a empresa não opera mais nesse aeroporto?
    Um abraço!

Escreva um comentário