Pesquisar
Close this search box.

Aventura em La Paz: descer a Estrada da Morte de bicicleta

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como é descer a Estrada da Morte

Se você está procurando um pouco de adrenalina em sua viagem pela Bolívia, descer a Estrada da Morte de bicicleta é tudo o que você precisa. Considerado um dos passeios mais incríveis da região de La Paz, essa estrada pitoresca tem paisagens, curvas e abismos impressionantes, e o grande barato aqui é fazer o downhill, descendo de 4.200 a 1.200 metros, percorrendo um total de 75 quilômetros.

A estrada, que tem o título de mais perigosa do mundo, já foi concorrida por carros, ônibus e motos que se espremiam na estreita rota. Atualmente, a Estrada da Morte não é mais tão utilizada por veículos, já que outra rota foi construída como alternativa mais segura.

Entretanto, mesmo de bicicleta, a estrada é perigosa e já registrou acidentes graves. Mas basta que você siga as instruções e não abuse da velocidade para que seu passeio termine sem imprevistos, pois ele é planejado para garantir sua segurança.

Descida na Estrada da Morte

A Aline Cristina Firmino, de São Paulo, e o João  Bittencourt, de Roraima, fizeram a descida na Estrada da Morte. Leitores do blog, eles toparam contar como foi essa aventura e, claro, deixaram suas dicas para quem quer viver essa experiência.

O João conta que foi de van até La Cumbre del Cristo, onde começa a descida de bicicleta pela Estrada da Morte, e que a primeira parte é feita no trecho asfaltado e, por isso, tem trânsito moderado de carros e caminhões.

Essa é a parte em que alcançamos maior velocidade. Em alguns trechos, chegamos a 60 km/h. Depois, a rodovia começa a subir e, então, voltamos para a van que segue a gente o tempo todo como carro de apoio”, lembra.

Como é descer a Estrada da Morte

Na subida, todos entram na van, como conta João, até a parte onde a rodovia não é asfaltada. É aqui que a adrenalina vai lá no alto. A Aline lembra como foi divertido passar por esse trecho da Estrada da Morte.

Toda parada era momento de escutar o guia falando das mortes que ocorreram naquele trecho, justamente para salientar a importância do cuidado. Tínhamos que ser muito cautelosos com cada pedregulho na estrada, pois um erro poderia ser fatal”, conta.

A descida termina no povoado de Coroico, a 1.700 metros de altitude, onde os nossos amigos aventureiros puderam presenciar o dia a dia de uma comunidade tradicional boliviana.

Cuidados essenciais

Para ser divertido e seguro, você precisa tomar alguns cuidados na hora de descer a Estrada da Morte. A primeira delas é contratar uma empresa que tenha experiência e equipamentos em bom estado. As empresas que os nossos amigos viajantes indicam é a X Treme Down Hill e a Gravity Bolivia. No preço do passeio, estão inclusos os equipamentos, fotos e vídeos, lanche no meio do passeio e almoço no final.

Outro ponto importante é se vestir apropriadamente. Geralmente, as empresas oferecem macacões, luvas e capacete, itens essenciais para sua segurança. Mas um fator que pode lhe perturbar é o frio.

Como é descer a Estrada da Morte

No inicio, a 4.700 metros de atitude, o frio é muito grande, e as paisagens com neve predominam, mas, à medida que vamos descendo, a temperatura vai aumentando e a floresta amazônica vai mostrando a sua cara”, lembra João.

Como a variação de temperatura é grande e como o seu corpo se aquecerá por causa da atividade física, o ideal é que você use três camadas de roupa. Assim, você pode tirá-las de acordo com o clima.

Como é descer a Estrada da Morte

Descer a Estrada da Morte

Aline conta que não é uma viajante aventureira e que está acostumada com atividades mais tranquilas, porém, motivada pela amiga, ela topou descer a Estrada da Morte e não se arrependeu.

A paisagem é incrível! Fomos em julho, portanto o frio estava um pouco intenso pela manhã. E por causa da altitude, o corpo estranhou um pouco. Mas a sensação é única: um misto de liberdade, medo, felicidade. Um momento de bastante temor foi retornar de ônibus pela estrada, pois estava chovendo e com muita neblina. Só o ônibus cabia na estrada, e ver da janelinha o penhasco foi tenso”, conta.

João, por outro lado, encoraja os mais medrosos. “O guia sempre anda de acordo com o ritmo do mais lento. Então, não precisa ser veloz, pois não estamos disputando uma corrida. O passeio deve ser apreciado nos seus mínimos detalhes, já que a paisagem é belíssima”, sugere.


Onde ficar em La Paz

O Centro Histórico, especialmente  na região da Plaza Mayor , é uma área bastante turística e pode ser uma boa escolha para ficar em La Paz, principalmente porque é fácil chegar a todos os cantos da cidade usando o transporte público.

Nas ruas Linares e Sagarnaga, funcionam muitas agências de turismo que vendem pacotes para os principais destinos do país, mas tudo ainda de uma forma muito improvisada – até amadora às vezes. Nesta mesma região, há opções de bares, restaurantes, casas de câmbio, lojas de artesanato, e muita oferta de hostels e hotéis.

Como o turismo ainda não é encarado como uma atividade importante para esta parte do país, muitos meios de hospedagem são deficientes nos quesitos atendimento e, principalmente, limpeza. Mas, ainda bem, as coisas têm melhorado muito nos últimos anos.

As grandes redes de hotéis também estão em La Paz e são uma boa opção para quem quer evitar surpresas desagradáveis.

Neste sentido, o Sopocachi é um bairro interessante. Ele é mais moderno e fica a uns 15 minutos de carro do Centro Histórico. Nesta área também ficam ótimos bares, cafés e restaurantes, deixando tudo muito mais atraente.

Isso faz muita diferença, porque a região do Centro Histórico, apesar de ser super agitada durante o dia, fica praticamente deserta à noite. Isso nos dá a desagradável sensação de insegurança, algo que não percebemos nas áreas mais movimentadas do Sopocachi, já que ele é considerado um bairro nobre.

Quem gosta de tranquilidade pode ficar no San Miguel ou no Calacoto, que também ficam na Zona Sul de La Paz, mas são mais residenciais. Neles, você terá mais chances de  encontrar um apartamento para curtir a cidade com mais tempo  e vai se sentir, praticamente, um morador.

No mapa acima, você pode ver a localização dos bairros, dos atrativos turísticos que considero imperdíveis e dos hotéis, hostels e apartamentos que vou mostrar a partir de agora.

Um boa oportunidade para quem quer economizar com hospedagem é usar o CouchSurfing.

Neste programa de hospedagem gratuita, você será recebido por um morador local que, muito mais do que lhe oferecer um lugar para descansar, poderá lhe dar dicas muito importantes da cidade.

Hotel Sagarnaga

O Hotel Sagarnaga tem vários pontos positivos: a receptividade dos funcionários, todos muito simpáticos e solícitos, a limpeza dos quartos, que sempre está em dia, a localização excelente, alguns arriscam dizer que é a melhor de La Paz, e o café da manhã servido em parceria com o famoso restaurante Café del Mundo.

Onde ficar em La Paz

No Centro Histórico, o hotel fica bem perto de vários atrativos que você deve conhecer, além de farmácias, agências de turismo, igrejas, restaurantes e, com uma pequena caminhada, é fácil chegar ao teleférico.

Las Brisas

O Las Brisas fica perto do Mercado das Bruxas e da rua Sagarnaga, que tem agências de turismo, caixas eletrônicos, restaurantes e tudo mais. O café da manhã é bom, com variedades na medida certa. Isso tudo faz dele uma excelente opção para ficar em La Paz.

Como fica no Centro Histórico, dá pra fazer quase tudo a pé ou de transporte público. Os funcionários são bastante prestativos e os quartos estão sempre muito bem limpos. Se precizar fazer check-in antes do horário previsto, é só comunicar a equipe da recepção que eles ajudam em tudo.

La Casona Hotel Boutique

O La Casona Hotel Boutique está localizado a poucos metros da Catedral de São Francisco e do Mercado das Bruxas, no coração do Centro Históricos. Nesta área, há várias lojinhas de artesanato, mercadinhos e tudo mais.

Onde ficar em La Paz

O hotel é muito confortável, com quartos grandes, arejados e muito bem cuidados. Os banheiros têm duchas ótimas e o café da manhã é bom, mas poderia ter mais frutas – que são abundantes nas feiras ao redor do hotel. Ainda assim, é um ótimo lugar para ficar em La Paz.

Patio de Piedra Hotel Boutique

O Patio de Piedra Hotel Boutique é mais um que tem vários pontos positivos. Primeiro, a localização, pertinho de vários pontos de interesse e isso facilita muito nos deslocamentos. A lista se completa com o ambiente rústico e super acolhedor do hotel, com a qualidade dos quartos, que são muito bem decorados e iluminados, e com o sabor maravilhoso dos pratos servidos no restaurante.

Ainda tem o café da manhã perfeito, com muita fartura e variedades: quem sai muito cedo, antes do horário do café, pode pedir que eles preparam uma caixinha com um desjejum no capricho. Por isso tudo, é uma das melhores opções para ficar em La Paz.

Qantu Hotel

O Qantu Hotel é um básico que tem seu valor. Camas confortáveis, quartos e banheiros sempre limpos, café da manhã na média, localização excelente e funcionários prestativos. Então, já dá para ver que é uma boa opção para quem quer ficar em La Paz sem gastar muito.

Onde ficar em La Paz

Nas dependências do hotel funciona uma agência de turismo que vende passeios pela região e até passagens de ônibus – isso facilita demais. Se precisar deixar a bagagem no hotel por alguns dias é só conversar com o pessoal da recepção

Onde ficar em La Paz

Hostal Iskanwaya

A Hostal Iskanwaya é uma pousada aconchegante, que tem a boa receptividade como princípios. Os donos são super simpáticos e atenciosos e fazem questão de acompanhar tudo. O café da manhã é muito bom e tem bastante variedades.

Os quartos e as camas são confortáveis, alguns têm janelas grandes com uma bela vista da cidade. O atendimento é super elogiado e o custo-benefício é muito interessante, perfeito para quem precisa economizar na hospedagem.

Selina La Paz

O Selina La Paz tem uma infraestrutura muito boa, com camas confortáveis e quartos super limpos. Outros pontos positivos são as áreas comuns como cozinha, sala de cinema e a recepção, que tem um bar, além da equipe que é super prestativa.

Onde ficar em La Paz

Falta falar da localização excelente, no bairro de Sopocachi, um dos mais nobres da capital, com vários restaurantes, bares, cafés, lojas, mercados – e todos aquele outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem – por perto.

Stannum Boutique Hotel & Spa

O Stannum Boutique Hotel & Spa é um dos hotéis mais incríveis de La Paz. Decoração inusitada, quartos espetaculares com banheira e vista para a cidade. É, de fato, um hotel bonitão, muito confortável e com atendimento impecável.

Onde ficar em La Paz

A localização é excelente, do lado de um centro comercial moderno, que tem lojas de marcas famosas. Além disso, fica perto da estação do teleférico e é fácil chegar ao Centro Histórico. Vale a pena dar uma olhada neste hotel com calma.

Onde ficar em La Paz

Hotel Nc La Paz

O Hotel NC La Paz é absolutamente incrível, sem ser soberbo ou exagerado. Os quartos são espaçosos, as camas são ótimas e os banheiros, espetaculares – com água quente. A equipe que faz o atendimento é incrivelmente amigável e profissional. Isso faz muita diferença, né?

Onde ficar em La Paz

O café da manhã é um dos mais completos da cidade, com muitas opções mesmo. O restaurante do hotel serve almoço e jantar por um preço justo e isso é ótimo para aqueles dias que a gente não quer sair para comer fora. É uma boa opção para ficar em La Paz.

Onde ficar em La Paz

Anami Hotel Boutique

O Anami Hotel Boutique também fica no Sopocachi, área nobre da cidade. A localização é excelente, em uma área muito gostosa do bairro, com fácil acesso a qualquer parte da cidade – até o Centro Histórico, você vai gastar uns 15 minutos de carro.

Onde ficar em La Paz

O ambiente do hotel é muito aconchegante, os quartos são amplos, arejados e muito bem cuidados. O café da manhã é ótimo, com tudo fresquinho, e a equipe do hotel é muito atenciosa: a Dona Rosa, proprietária do hotel, cuida de tudo nos detalhes.

Rendezvous Hostel

O Rendezvous Hostel é uma boa opção para quem procura um quarto compartilhado em hostel. Os ambientes são espaçosos e decorados com antiguidades reformadas. As camas são confortáveis, perfeitas para uma ótima noite de sono.

Onde ficar em La Paz

O restaurante do hostel é muito elogiado – tem um chef boliviano e um sous-chef francês. A equipe da recepção é incrivelmente atenciosa e a localização é muito boa, um pouco fora da agitação da cidade e em um bairro seguro ao lado das embaixadas.

Departamento Moblado y Centrico

O Departamento Moblado y Centrico é bom para quem quer praticidade, bom preço e localização excelente. Este apartamento fica no Sopocachi, em uma área estratégica com fácil locomoção para todas as partes da cidade.

Ele tem 129 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas em três quartos. O anfitrião é super educado e ajuda em tudo que é possível. Definitivamente, levando em consideração o custo-benefício e a localização, é um dos melhores apartamentos para ficar em La Paz.

Atix Hotel

Não dá para negar que o Atix Hotel seja um dos melhores lugares para ficar em La Paz. Os funcionários são super simpáticos, as instalações do hotel, a decoração, os quadros e obras de arte, que dão um show à parte, o café da manhã maravilhoso e o terraço, com bar e piscina, que se integram perfeitamente comprovam isso.

Onde ficar em La Paz

A localização é ótima, entre o Calacoto e o San Miguel, a apenas dez minutos do teleférico verde – aliás aos teleférico de La Paz são uma atração turística e você tem que utilizá-los. Vale a pena dar uma olhada neste hotel com mais calma.

Onde ficar em La Paz

Casa Grande Suites

O Casa Grande Suites também tem vários pontos positivos. A equipe do hotel é  extremamente atenciosa e presta um serviço excepcional. As instalações são excepcionais, com quartos muito espaçosos e o cardápio do restaurante atende a uma variedade grande de paladares.

Onde ficar em La Paz

Apesar de ser um hotel, você pode se sentir em casa, porque as suítes são espaçosas, tem mesa de trabalho e até uma pequena cozinha para refeições rápidas. É um excelente hotel para ficar em La Paz.

Casa Grande Hotel

O Casa Grande Hotel é simplesmente magnífico e eu vou começar pelo que mais gosto: a incrível piscina do terraço com vista para a cidade. À noite, é o melhor lugar para relaxar e tomar aqueles bons drinques, sabe?

Onde ficar em La Paz

Os funcionários são maravilhosos, o café da manhã é ótimo, os quartos são bem decorados, limpos e confortáveis. O nível de cuidado que os funcionários dão aos hóspedes é de alto nível.. Por isso, eu digo que vale cada centavo. É incrível!

Onde ficar em La Paz

Bolivian Rooms & Suites

O Bolivian Rooms & Suites é um hotel, mas tem estrutura de apartamentos independentes. Compactos, práticos e muito bem localizados, eles são uma solução perfeita para quem quer mais privacidade sem abrir mão dos serviços de um hotel – como café da manhã, por exemplo.

Onde ficar em La Paz

Os funcionários são super simpáticos e prestativos, todos os ambientes são muito limpos e aconchegantes e dá para ir a pé a lojas e restaurantes. O transporte público passa na porta do hotel.

Onde ficar em La Paz

Faixas de preço em La Paz

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em La Paz.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Sinistro é a palavra que define bem. Passagens estreitas, a estrada parece não ter fim pois são horas de bike descendo a montanha e nenhum trecho plano ao lado. Precipícios o tempo todo. Se quiser uma força, basta entrar em contato que conto pra você alguns relatos de carro pela interoceanica ate macchu picchu e de avião até la paz. Somos do Acre, poucos sabem, mas como você já esteve aqui, deve imaginar…partindo da fronteira bolivia pelo aeroporto de Cobija através de voos baratíssimos você chega a La Paz e de lá, caso queira, ganha o mundo, pois o aeroporto de El Alto tem voos que atravessam o oceano até a Europa também. Pessoas que moram em nossa região não fazem ideia do acesso e facilidades que temos em relação a viagens

  2. Estive aí na semana passada, realmente é um dos visuais mais belos que já vi. E sim, a estrada é sinuosa,exige respeito, cautela e atenção triplicada. Quando descemos por Coroico, pegamos um visual incrível e tenso com muitas chuvas e lama. Quase houve uma baixa em nossa equipe, que ao escorregar em direção ao precipício foi salva pelo guia que a agarrou pela perna quando já estava com busto do lado do abismo. É seguro, porém a adrenalina e os riscos são constantes. Além de, a equipe de guias e as bicicletas serem extremamente preparados justamente para a sua segurança. A equipe que nos guiou foi a excelente NO FEAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12