Pesquisar
Close this search box.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

A cidade de Carolina, no Maranhão, é chamada carinhosamente de Paraíso das Águas porque já foram encontradas 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes eu seu território.

Para você ter uma ideia, só no Complexo da Pedra Caída, que visitei quando estive na cidade, estão 25 quedas d’água. Você pode conferir isso em: Cachoeiras de Carolina, no Maranhão.

Embora as cachoeiras de Carolina já tenham fama nessa região, a cidade ganhou mais visibilidade por ser o principal ponto de apoio para os viajantes que querem conhecer a Chapada das Mesas.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

Carolina fica a 800 quilômetros de São Luís, no sul do Maranhão, numa região de natureza e relevo exuberantes onde foi criado o Parque Nacional em 2005. Recentemente começou a se despontar como atrativo turístico no cenário nacional e internacional.

→ Onde ficar na Chapada das Mesas

Mas se você pensa que a história desta cidade é também recente, isso é um engano. Carolina, que cresceu às margens do Rio Tocantins, já foi uma das cidades mais movimentadas do Maranhão. A atividade econômica daqui se comparava à da capital, São Luís.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

Um exemplo de que Carolina é uma cidade de vanguarda é que aqui, como contam seus moradores, foi construída a primeira hidrelétrica das Regiões Norte e Nordeste, ainda na década de 1950.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

E não é só isso. Carolina esteve na rota da imperatriz Maria Leopoldina de Áustria, uma das esposas de Dom Pedro I, que inclusive ficou hospedada na cidade.

Em homenagem a tal fato, o povoado que se chamava São Pedro de Alcântara recebeu um dos nomes da arquiduquesa.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

Dessa época, ainda resta o casarão que abrigou a imperatriz. Ele fica bem perto da Avenida Getúlio Vargas, a mais tradicional da cidade, no Centro Histórico. O centro de Carolina é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Essa região tem mais de 500 construções em estilo colonial – entre elas a Igreja Matriz – e diversos monumentos que retratam a história desse povo desde a época colonial até os tempos modernos.

Como conhecer Carolina, na Chapada das Mesas

Quando ir

Esta região do Nordeste tem basicamente duas estações: inverno e verão. O inverno, que é a estação chuvosa, vai de outubro a abril. O verão, a estação seca, vai de maio a setembro.

Essa é a época ideal para visitar Carolina e conhecer os atrativos da Chapada das Mesas. O aniversário de Carolina é no dia 8 de julho e na primeira semana do mês acontecem os festejos na cidade.

Como chegar

Você tem várias opções para chegar a Carolina e eu explico todos os detalhes em: Como chegar a Chapada das Mesas.

Onde ficar

A Pousada do Lajes é uma das melhores opções de Carolina. Ela fica a apenas dois quilômetros do Centro e tem uma estrutura rústica, bem coerente com a paisagem natural que você vê ao redor.

Carolina, no Maranhão: conheça a cidade da Chapada das Mesas

As diárias aqui incluem um delicioso café da manhã com frutas e outras iguarias locais. Os quartos são equipados com ar condicionado e a piscina é ideal para nos refrescar do sol quente do Maranhão.

Veja todas as minhas sugestões em: Onde se hospedar na Chapada das Mesas.

Onde comer

Já na entrada de Carolina, a Churrascaria Estrela do Sul oferece um bom cardápio com opções para todos os bolsos.

O Restaurante Rio Lajes, que fica em frente à Pousada do Lajes, tem refeições fartas e bem saborosas – com aquele gostinho caseiro, sabe?. No almoço e no jantar eles servem peixe frito, galinha caipira e carne de sol acompanhados de arroz, feijão, salada e farofa. Hóspedes da Pousada têm desconto.

O restaurante Chega Mais fica no Rio Tocantins e tem opções como pizza, mariscos, massa e carnes grelhadas. É tudo muito simples, mas agradável. Eu comi uma picanha na chapa acompanhada de arroz, farofa, feijão tropeiro, salada e batata frita.

Uma opção para suas noites é a Pizzaria Tio Pepe, que funciona na Praça Jose Alcides de Carvalho. Aqui você pode acompanhar o movimento da cidade enquanto come pizza, lanche ou uma boa massa.

Bancos

A cidade tem agências do Bradesco, do Banco do Brasil, do Banco da Amazônia e lotéricas. Não há Banco 24Horas.

Telefone e Internet

Celulares da Tim, Vivo e Oi funcionam bem. A internet na maioria dos lugares é a rádio e nem sempre funciona.

Veja mais dicas do Maranhão

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Maranhão.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

38 respostas

  1. Oi, Mirella.
    Fevereiro é um mês bem chuvoso, muito parecido com março.
    As chuvas só diminuem depois de abril/maio.
    Dá para ver muita coisa em quatro dias, mas não sei se verá tudo, porque alguns passeios são suapensos quando chove forte.

    Um abraço.

  2. Olá, estou planejando ir a Chapada no início de fevereiro… chove muito nessa época?

    Me falaram que março é um mês que chove demais e que talvez não seria interessante ir

    Será que consigo ver tudo em 4 dias indo no início de fevereiro?

    Obrigada 🙂

  3. Muito bem Adilson, espero que tenha conseguido ir à Chapada e que tenha aproveitado bem, mas agora, não deixe de ir à Fortaleza tbm. Tenho certeza que vc vai adorar as praias e o povo de lá. Saúde e sorte e Boas aventuras.

  4. Dicas muito boas e roteiros muito parecidos com o que fiz. Para quem não foi, recomendo visitar as cachoeiras do poço azul e encanto azul, elas ficam em um hotel distante 18km de riachão, tem estrutura boa e um bom restaurante no local. Sou cearense, mas depois dessa viagem fiquei mais louco pelo Maranhão, pois não tem nada parecido com o norte do estado.

  5. Para quem quer conhecer apenas a Cachoeira de Santa Barbara, o melhor mesmo é hospedar em Riachão!?

  6. Estou indo no carnaval. Espero que não chova. Valeu pelas dicas. Vou através de uma agência de viagem. Abraço.
    Sérgio.

  7. ESTAVA NA DUVIDA ONDE PASSAR FINAL DE ANO SE EM FORTALEZA OU CAROLINA,,,LENDO DEUS COMENTÁRIOS DECIDI POR CAROLINA,,,,OBRIGADO,,,TAMBÉM SOU IGUAL A VC…SINTO NECESSIDADE DE CONHECER O MUNDO

  8. Bom dia,

    Sou de lá, minha família mora na cidade de Carolina – Ma.

    Qualquer informação sobre hospedagem, passeios, estarei à disposição nesse e-mail : ely.leu@gmail.com

  9. Ótimas dicas.
    Gostaria de saber se é possível fazer os passeios sem carro próprio.

    Obrigada.

    Cleide

  10. Além dessa, teria outra para indicar? Pois para o período em que pretendo ir, que é no final de Maio/ início de Junho, não encontrei disponibilidade no local indicado.

  11. Parabéns pelo blog!

    Moro em Imperatriz e não conheço a Chapada das Mesas, mas vejo que vale muito a pena e visitarei em agosto.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13