Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

2

Atualizado em 14 de setembro de 2016

Poucas coisas na vida nos trazem tanta alegria quanto viajar. Então, se você adora uma aventura, eu apresento cinco imperdíveis roteiros rápidos para você conhecer melhor o Brasil de carro.

Nas cinco regiões do país, eu indico opções ideais para quem quer curtir um final de semana – ou um feriado prolongado – sem ter que gastar muito. São experiências que incluem atividades culturais e de contato com a natureza com direito a paisagens apaixonantes.

Sudeste: de Belo Horizonte a Brumadinho

A capital de Minas Gerais é encantadora. Eu morei aqui por um tempo e, sempre que posso, volto para matar saudade das montanhosas terras mineiras e da vida dessa metrópole que, muitas vezes, tem um ar de cidade do interior.

Em Belo Horizonte, além de explorar as áreas verdes, como a região da Lagoa da Pampulha, e de conhecer de perto as obras de Niemeyer, como a Igreja de São Francisco, você pode – e deve – pegar o carro e seguir até Brumadinho para conhecer o Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Eu explico como é essa visita em: Visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

Uma das instalações de Inhotim.

Brumadinho fica a 60 quilômetros de Beagá e é bem pequena, mas eu lhe garanto que uma visita por aqui será inesquecível. Se passar por Nova Lima, cidade da região Metropolitana, você ainda pode parar no Topo do Mundo, um mirante na Serra da Moeda de onde você pode contemplar tudo do alto. Veja mais nesse post: Serra da Moeda: voe alto na emoção.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

O topo do mundo, na Serra da Moeda.

Nordeste: de Maceió a Maragogi

Para quem gosta de belas praias, esse é o roteiro mais indicado. Alagoas é famoso por seu mar esverdeado, quentinho e transparente, e quem nunca ouviu falar das piscina naturais de Maragogi?

A viagem de Maceió a Maragogi pela AL-101 dura cerca de 1h30, mas você nem verá o tempo passar porque as paisagens vão prender sua atenção. Para aproveitar bem os dois destinos, não se esqueça de passar em Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e nas piscinas naturais de Paripueira, pertinho de Maceió.

Em Maragogi, garanta uma visita às praias de Barra Grande, Ponta do Mangue, Burgalhau e um mergulho nas piscinas naturais. Eu explico melhor esse passeio em: As piscinas naturais de Maragogi.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

As piscinas naturais de Maragogi.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

Praia de Pajuçara: as jangadas que nos levam ás piscinas naturais. Foto: Setur/AL

Sul: de Porto Alegre à Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma região de cerca de 30 cidades, mas as mais famosas são mesmo Gramado e Canela. Destinos muito procurados no inverno – quando acontece o Festival de Cinema de Gramado – e durante as festas de final de ano – quando acontece o Natal Luz -, as irmãs siamesas se completam e são uma delícia.

Além das belíssimas paisagens da Serra Gaúcha, você vai experimentar um pouco da cultura alemã na culinária e nas festas típicas, vai aproveitar o agradável clima, e, claro, estar em contato com a natureza em atividades de ecoturismo, como trilhas e esportes de aventura. Veja como aproveitar melhor seus dias nessas cidades: Aproveite o inverno em Gramado e Canela.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

O Lago Negro em Gramado.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

A Cascata do Caracol em Canela.

Centro-Oeste: Goiânia a Pirenópolis

Goiânia é uma cidade organizada, bem planejada e quente, muito quente. Mas, se todos os caminhos levam a Roma, as ruas consagradas à Santa Genoveva nos conduzem a uma cidade encantadora, agradável e que é muito procurada – principalmente pelo pessoal de Brasília – por quem quer dar aquela escapadinha no final de semana ou nos feriados prolongados.

Com um casario irresistível, uma história empolgante e um jeitinho matuto, Pirenópolis vai conquistar o seu carinho. E tem mais: o trecho de Goiânia até aqui corta o Cerrado e tem paisagens inebriantes, como as retas que somem no horizonte.

 Eu conto os detalhes dessa viagem em: Pirenópolis: um retrato da história.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

A paisagem da estrada entre Goiânia e Pirenópolis.

Cinco roteiros para você conhecer o Brasil de carro

A cidade tem casarios muito bem conservados.

Norte: Belém a Mosqueiro

Belém é o verdadeiro portal para a Amazônia, nessa cidade vibrante, agitada e cheia de vida, a alegria chega pelo rio e pelo mar. Mas, se na capital paraense você vai se apaixonar pelo mercado Ver-o-Peso, em Mosqueiro, a 70 quilômetros, você se sentirá conectado à natureza.

Nessa ilha fluvial cheia de praias de água doce, você vai relaxar e se refrescar do calor úmido que sempre abraça a cidade. Em Mosqueiro, não rejeita uma visita Tapiocaria da Vila e aproveite para comer sem arrependimentos.

Brasil de carro

Agora, que você está definitivamente animado a viajar de pelo Brasil de carro, eu sugiro que você dê uma lida em: Como planejar uma viagem de carro.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Gustavo Woltmann on

    Eu já fui a Maragogi, mas saindo de Recife. O pessoal de lá diz ser melhor este trajeto porque a estrada de Alagoas até a cidade não é muito boa. De qualquer forma garanto que vale a pena.

Escreva um comentário

Inline
Inline