Aproveite o inverno em Gramado e Canela

0

Atualizado em 8 de agosto de 2018

As irmãs siamesas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são as queridinhas dos viajantes que amam o frio, a boa comida e que têm um pouco mais de disposição para gastar nas infinitas lojinhas da cidade. Chocolates, roupas, artigos para casa, presentinhos e souvenirs estão espalhados pelas floridas avenidas de Gramado, e assim também é em Canela.

Eu fui desafiado pela Expedia Brasil a apresentar algumas dicas para você aproveitar melhor o inverno em Gramado e Canela, então, eu listei algumas atrações que conheci nas cidades quando estive por lá.

Pra começar, você precisa saber que Gramado e Canela são cidades prontas para receber o turista. Afinal de contas, elas vivem disso. Aqui, todo mundo lhe recebe com um sorriso no rosto e um ‘bah’ nos lábios, como simples sinal da simpatia gaúcha.

Em Gramado, especialmente, há ótimas opções além do Centro. O Lago Negro e a Cascata do Caracol – já no caminho para Canela – são as melhores pedidas. Há ainda uma infinidade de museus e parques temáticos para visitas: o Museu da Moda, da Locomotiva a Vapor, o Reino do Chocolate e o Mini Mundo são apenas alguns deles.

O Lago Negro: visita indispensável.

A fabulosa Cascata do Caracol.

O Centro de Convenções onde acontece o famoso Festival de Cinema.

Apreciar a culinária local também deverá ocupar um destaque no seu roteiro. Com forte influência italiana e alemã, os restaurantes se concentram principalmente nas avenidas Hortênsias e Borges de Medeiros, onde estão também os cafés coloniais. Ah! Não deixe de provar os vinhos produzidos nas região. Eles vão lhe surpreender.

Planeje seu inverno em Gramado e Canela

Como chegar | Uma das mais apaixonantes rotas brasileiras, o caminho que nos leva à Serra Gaúcha reserva paisagens deslumbrantes. Vale a pena fazer a viagem de carro, com direito a algumas paradas para apreciar e fotografar a natureza em estado de graça, portanto relaxe, alivie a pressão no acelerador e curta este passeio inesquecível.

Há duas opções mais comuns saindo de Porto Alegre para chegar a Gramado. A primeira, passando por Gravataí,  através da BR-101. Em Gravataí, pegue a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente e apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. Vale a pena diminuir a velocidade, curtir a brisa agradável da Serra e apreciar a bela paisagem.

Outro caminho é passando por Novo Hamburgo. Esta é a principal rota que faz o trajeto de Porto Alegre a Gramado. Saindo da capital gaúcha pela BR-290, entre à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, faça uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Aqui, quando acaba a pista dupla da BR-116, tome a RS-239 que já está com a sua duplicação concluída. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara. Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 – a velocidade permitida é 80 km/h – e no quilômetro 29 há mais dois – aqui a velocidade não deve passar de 60 km/h. Siga Gramado pela RS-115 subindo a Serra.

Quando ir | O inverno em Gramado e Canela tem temperaturas variando entre 8 e 17 graus. É muito raro que os termômetros recuem para temperaturas negativas, mas isso pode ocorrer com frentes frias mais severas, quando pode gear e até nevar. Entre abril e junho as chuvas dão uma trégua.

inverno-em-gramado-03

A rua coberta de Gramado.

inverno-em-gramado-02

As floridas avenidas de Gramado.

inverno-em-gramado-01

Ícone da arquitetura de Canela.

Vai ficar mais que 3 dias me Gramado? Confira aqui as dicas de roteiro do Expedia Brasil

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário