Aproveite o inverno em Gramado e Canela

0

Atualizado em 8 de agosto de 2018

As irmãs siamesas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são as queridinhas dos viajantes que amam o frio, a boa comida e que têm um pouco mais de disposição para gastar nas infinitas lojinhas da cidade. Chocolates, roupas, artigos para casa, presentinhos e souvenirs estão espalhados pelas floridas avenidas de Gramado, e assim também é em Canela.

Eu fui desafiado pela Expedia Brasil a apresentar algumas dicas para você aproveitar melhor o inverno em Gramado e Canela, então, eu listei algumas atrações que conheci nas cidades quando estive por lá.

Pra começar, você precisa saber que Gramado e Canela são cidades prontas para receber o turista. Afinal de contas, elas vivem disso. Aqui, todo mundo lhe recebe com um sorriso no rosto e um ‘bah’ nos lábios, como simples sinal da simpatia gaúcha.

Em Gramado, especialmente, há ótimas opções além do Centro. O Lago Negro e a Cascata do Caracol – já no caminho para Canela – são as melhores pedidas. Há ainda uma infinidade de museus e parques temáticos para visitas: o Museu da Moda, da Locomotiva a Vapor, o Reino do Chocolate e o Mini Mundo são apenas alguns deles.

O Lago Negro: visita indispensável.

A fabulosa Cascata do Caracol.

O Centro de Convenções onde acontece o famoso Festival de Cinema.

Apreciar a culinária local também deverá ocupar um destaque no seu roteiro. Com forte influência italiana e alemã, os restaurantes se concentram principalmente nas avenidas Hortênsias e Borges de Medeiros, onde estão também os cafés coloniais. Ah! Não deixe de provar os vinhos produzidos nas região. Eles vão lhe surpreender.

Planeje seu inverno em Gramado e Canela

Como chegar | Uma das mais apaixonantes rotas brasileiras, o caminho que nos leva à Serra Gaúcha reserva paisagens deslumbrantes. Vale a pena fazer a viagem de carro, com direito a algumas paradas para apreciar e fotografar a natureza em estado de graça, portanto relaxe, alivie a pressão no acelerador e curta este passeio inesquecível.

Há duas opções mais comuns saindo de Porto Alegre para chegar a Gramado. A primeira, passando por Gravataí,  através da BR-101. Em Gravataí, pegue a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente e apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. Vale a pena diminuir a velocidade, curtir a brisa agradável da Serra e apreciar a bela paisagem.

Outro caminho é passando por Novo Hamburgo. Esta é a principal rota que faz o trajeto de Porto Alegre a Gramado. Saindo da capital gaúcha pela BR-290, entre à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, faça uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Aqui, quando acaba a pista dupla da BR-116, tome a RS-239 que já está com a sua duplicação concluída. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara. Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 – a velocidade permitida é 80 km/h – e no quilômetro 29 há mais dois – aqui a velocidade não deve passar de 60 km/h. Siga Gramado pela RS-115 subindo a Serra.

Quando ir | O inverno em Gramado e Canela tem temperaturas variando entre 8 e 17 graus. É muito raro que os termômetros recuem para temperaturas negativas, mas isso pode ocorrer com frentes frias mais severas, quando pode gear e até nevar. Entre abril e junho as chuvas dão uma trégua.

inverno-em-gramado-03

A rua coberta de Gramado.

inverno-em-gramado-02

As floridas avenidas de Gramado.

inverno-em-gramado-01

Ícone da arquitetura de Canela.

Vai ficar mais que 3 dias me Gramado? Confira aqui as dicas de roteiro do Expedia Brasil

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário