Pesquisar
Close this search box.

Acidentes em safáris da África do Sul: é preciso seguir as regras

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Os piores acidentes em safáris da África do Sul

Você já deve ter ouvido falar de acidentes em safáris, não é mesmo? Mas, eu acho importante explicar isso melhor.

A África do Sul é um dos países mais procurados no mundo por quem quer ver de perto elefantes, leões, girafas, zebras e tantos outros animais. Eu já expliquei como é o safári no Kruger National Park e contei como é visitar o Lion Park.

Estas são duas áreas ambientais muito famosas no país, e sempre fiz questão de ressaltar a importância de seguir as normas de segurança. Mas, infelizmente, sempre há aqueles que ignoram os avisos. É por isso que acontecem os acidentes em safáris.

É por isso que acontecem os acidentes em safáris.

Embora os casos sejam proporcionalmente pequenos, geralmente, a forma como eles acontecem impressionam o mundo. A notícia se espalha e acaba deixando muita gente de cabelo em pé.

Acidentes em safáris

Uma dessas histórias horripilantes aconteceu com Chantal Beyer. A sul-africana decidiu posar para fotos com seu marido a poucos metros de um casal de rinocerontes. Temidos por sua força, os animais pesavam cerca de cinco toneladas e ostentavam perigosos chifres. Nada disso intimidou os turistas.

Segundos depois do clique, um dos animais atacou Chantal com uma chifrada que atravessou seu tórax ferindo a estudante de 24 anos gravemente. Nesse caso, a investigação mostrou que o próprio condutor do grupo orientou Chantal a descer do carro para fazer a foto.

Os piores acidentes em safáris da África do Sul. Foto: Beld/Media 24

Outra história que ficou famosa é a da editora de Game Of Thones,  Katherine Chappell. Ela foi atacada por uma leoa no Lion’s Park, perto de Joanesburgo.

Nesse caso, o erro foi da própria turista que desobedeceu a regra de não abrir os vidros. Ao perceber que um casal de leões se aproximava, Katherine decidiu posar para foto com os vidros abertos.

Em milésimos de segundos, o animal a atingiu na região do ombro e a moça morreu ali mesmo, antes de ser socorrida.

Elefantes à vista

Embora a maioria dos incidentes esteja ligada à desobediência de regras básicas, outras situações são simplesmente impossíveis de se prever. Uma dessas histórias aconteceu com turistas que viajavam em um carro particular, no Pilanesburg National Park.

Enquanto apreciavam a beleza de um elefante, o animal se aproximou do carro e começou a se coçar no veículo.

Embora a intenção dele não fosse atacar o grupo, os passageiros contaram que estavam certos de que morreriam esmagados, caso o animal resolvesse se deitar sobre o veículo. Felizmente, o carro só teve um vidro quebrado e pequenos amassados.

Acidentes em safáris envolvendo elefantes são os mais comuns e, muitas vezes eles acontecem por pura curiosidade dos animais ou porque os turistas se aproximam demais deles. Nesse caso, especialmente as fêmeas com bebê atacam para proteger seu filhote. Veja o que aconteceu com esse carro:

Girafa em Ação

Um caso muito raro nos acidentes em safáris é o ataque de girafas, mas foi isso que aconteceu com um grupo de turistas que viajava em um Jeep por um dos parques da África do Sul.

Os guias do passeio contaram que, depois de avistar o veículo, o animal começou a se aproximar bem devagar.

À medida em que os turistas se sentiram desconfortáveis, o motorista arrancou o veículo para se afastar da girafa, mas, diferentemente do que pensavam, ela começou a correr atrás do carro.

Foram minutos de tensão até que o animal alcançou o veículo e deu um coice no lado do motorista, amassando a lataria e forçando o veículo a dar meia-volta.

Felizmente, ninguém se feriu e, depois do susto, os passageiros contaram que riram do acontecido.


Mas, se você pensa que ataques de animais selvagens acontecem apenas nos parques da África do Sul, as coisas não são bem assim.

Um motorista sul-africano trafegava pelas rodovias do país quando viu um hipopótamo na estrada.

Cuidadosamente, o condutor diminuiu a velocidade e parou o veículo, mas, para sua surpresa, o animal avançou em direção ao carro, deu-lhe uma cabeçada e ainda cravou seus gigantescos dentes no capô do carro.

Apesar de ninguém ter ficado ferido, o motorista teve que assumir os prejuízos.

Os piores acidentes em safáris da África do Sul
Os estragos causados pelo hipopótamo.

* Vídeos disponíveis no Youtube.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.

Documentos

É exigido passaporte com validade de pelo menos seis meses da data de chegada e 30 dias da data de saída.

Dinheiro

O rand (ZAR) é a moeda local. Para sua viagem, leve dólares ou euros e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 22 de junho de 2022, não há mais exigências específicas relacionadas ao Covid-19 para a entrada de viajantes na África do Sul. As autoridades locais não mais exigem teste negativo ou certificado de vacina para a entrada no país.

Seguro viagem

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 24 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA +COVID-19 é um dos seguros mais baratos e tem USD 24.000 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19, que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da África do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da África do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *