Acampamentos em Torres del Paine

0

Atualizado em 23 de março de 2017

Escolher onde se hospedar em uma das áreas mais interessantes da Patagônia chilena não é tão simples assim. Tudo vai depender do que você quer fazer e ver aqui, mas, sem dúvida, as opções mais baratas ainda são os acampamentos em Torres del Paine.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que viaja com o objetivo de acampar, há espaços delimitados para isso no Parque Nacional Torres del Paine. Nas áreas de camping, há uma infraestrutura básica com banheiros e água potável, e o melhor é que você não paga para usar essas áreas.

Antes de prosseguir, eu preciso dizer que, dentro do Parque, só é permitido acampar em áreas autorizadas. O turista que for pego burlando esta regra pode até ser preso. Então, esqueça aquela sua ideia de colocar uma barraca nas costas e dormir onde der vontade.

Acampamentos em Torres del Paine

Sim, é possível se hospedar em Torres del Paine sem pagar nada. Só que, para isso, você precisa se organizar. É que a administração do Parque tem três áreas públicas onde o camping é permitido, e para usá-las você deve fazer sua reserva com antecedência.

O primeiro passo é acessar o site de reservas e escolher onde deseja ficar. As agendamentos são pessoais e não poderão ser usadas por outras pessoas, caso você desista. Além disso, o sistema só permite reservar uma noite em cada acampamento. Isso acontece porque a busca e o volume de visitantes é bem grande por aqui.

Acampamentos em Torres del Paine

Os acampamentos públicos de Torres del Paine são o Paso, que fica na ponta ocidental do Circuito W, o Italiano, na região central, e o Torres, na parte oriental do mesmo circuito. Há outros acampamentos que ficam espalhados pelas duas trilhas principais do parque: a W, que tem 76 quilômetros, e que pode ser percorrida em quatro dias, e a O, com quase 93 quilômetros, que pode ser feita em sete dias.

Se você quiser saber mais sobre as trilhas de Torres del Paine, leia: Como é fazer trekking em Torres del Paine.

Acampamentos e refúgios pagos

Se, por acaso, você não conseguir um lugar para pernoitar, ainda há chance de encontrar um refúgio ou acampamento em Torres del Paine. As duas empresas que oferecem esse tipo de acomodação aqui são a Fantástico Sur e a Vértice Patagonia, ambas indicadas pela administração do Parque.

Nos refúgios, que são bastante semelhantes a hostels, os quartos são compartilhados, equipados com beliches e têm capacidade para seis ou oito pessoas, variando de acordo com cada unidade. Todos os banheiros são compartilhados, e as refeições não estão incluídas nas reservas, devendo ser solicitadas a parte.

Acampamentos em Torres del Paine

Nos acampamentos, você poderá alugar barraca, saco de dormir, isolante térmico para uso entre o piso e outros equipamento. Entretanto, é muito importante fazer a reserva com bastante antecedência.

Não é permitido cozinhar dentro dos refúgios. Se quiser preparar sua própria comida, você poderá utilizar as cozinhas instaladas nos acampamentos.

Fotos: Tereza Hofmanová.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

Inline
Inline